Limpeza de base de dados: mais eficiência para o seu negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Muito se fala sobre a importância de coletar dados sobre seus consumidores, mercados e concorrentes para se tornar mais competitivo em tempos de transformação digital. Porém, as empresas que colhem informações também devem ficar atentas à necessidade de fazer uma limpeza de base de dados.

Essa ação consiste em um filtragem desses registros, sejam internos ou externos, para que eles sejam confiáveis e legíveis, de forma a orientar os processos de tomada de decisão estratégica com mais eficiência.

Afinal, são cerca de 2,5 quintilhões de dados criados todos os dias e grande maioria deles estão disponíveis para acesso público, segundo pesquisa da BSA. Dentro desse mar de informações, é preciso higienizar registros duplicados, com informações erradas ou sem relevância para os objetivos de negócios.

Por isso, neste artigo mostraremos por que as empresas devem se preocupar com limpeza de base de dados para, assim, garantir a utilização de apenas informações pertinentes.

O que é a limpeza de base de dados?

A limpeza de base de dados faz parte do processo de preparação dessas informações para análise, removendo ou modificando os registros incorretos, incompletos, irrelevantes, duplicados ou formatados incorretamente.

Esses dados precisam ser limpos para não atrapalhar processos organizacionais e não fornecer resultados imprecisos que dificultem a execução do planejamento estratégico. 

Por um lado, o processo de higienização inclui mais ações do que simplesmente remover os dados. Alguns exemplos de ações são: 

  • corrigir erros de ortografia e sintaxe; 
  • padronizar conjuntos de dados; 
  • solucionar erros como campos vazios e códigos ausentes;
  • identificar informações estratégicas.

Vamos usar como exemplo ilustrativo o mailing de uma empresa. Imaginemos que a lista de email marketing está completamente desorganizada: os números de telefones estão incorretos, os registros incompletos, há inconsistências cadastrais, os endereços residenciais não batem com a realidade, etc.

Assim, higienizar a base de dados surge como a solução para esse problema. Em um processo automatizado, é possível filtrar e corrigir as informações incorretas, duplicadas ou irrelevantes.

limpeza da base de dados
Fonte: shutterstock

Dessa forma, a limpeza de base de dados é considerada um elemento fundamental dos princípios básicos do data science, pois desempenha um papel importante no processo analítico e na descoberta de respostas confiáveis.

Aliás, mais importante: seu objetivo é criar conjuntos de registros padronizados e uniformes, para permitir que as ferramentas de inteligência de negócios e análise de dados acessem e encontrem facilmente as respostas certas para cada consulta.

Limpeza de base de dados: por que fazer? Qual a importância?

Mas afinal, por que o gerenciamento e a limpeza de base de dados são importantes? Os motivos são vários, mas você pode considerar para a sua empresa, principalmente, que a prática:

  • estabelece confiança em seus dados;
  • permite que você tome decisões comerciais mais precisas;
  • proporciona uma experiência forte e positiva ao cliente;
  • otimiza os investimentos em marketing com ações mais eficazes.

Afinal, no mundo das vendas, por exemplo, coletar o máximo de informações confiáveis a respeito do seu público-alvo antecipadamente permite um atendimento personalizado e efetivo de acordo com as possíveis demandas dos clientes.

O enriquecimento da base de dados, associado à limpeza da mesma, é fundamental para o Customer Intelligence, isso é: prever perfis de consumo e comportamento para fazer abordagens mais eficazes.

Além disso, o uso de ferramentas de limpeza tornará os processos operacionais mais eficientes, pois será possível extrair as informações necessárias com mais agilidade e confiabilidade.

ebook sales inteligence b2b para que serve data mining como fazer projeção de vendas

Portanto, isso ainda implica em menos erros e, consequentemente, em clientes mais felizes e com potencial para fidelização.

Quando limpar a base de dados?

A frequência com que você deve limpar depende de vários fatores, como: 

  • a quantidade de informações que você possui;
  • se está importando registros regularmente;
  • a utilização de  softwares que enriqueçam os dados.

Também é importante não limpar com muita frequência, pois assim você pode desperdiçar tempo e dinheiro executando ações desnecessárias.

O aspecto da manutenção da qualidade dos dados continua a crescer em importância, principalmente para o marketing digital e para as vendas

Dessa forma, a qualidade e a integridade dos dados podem ser os fatores determinantes de quão bem sua empresa é capaz de se manter competitiva ao longo do tempo.

Como garantir uma boa limpeza nos dados da empresa

O primeiro passo, como sempre, é ter planejamento.

Aliás, um plano bem-sucedido de gerenciamento e limpeza de dados não pode se concentrar apenas em impedir a entrada de registros incorretos no sistema. 

Também deve revisar periodicamente as informações do data bank para corrigir as informações desatualizadas. Como também reparar os erros que possam ter acontecido na entrada e no armazenamento de dados que já foram coletados.

Para isso, rotina é uma palavra-chave importante. Assim como a continuidade. 

Ao garantir que suas coleções de dados sejam rotineiramente limpas, você pode simplificar a análise, criar campanhas mais eficazes e saber que está tomando decisões com um respaldo confiável. 

Além disso, neste contexto, investir em uma ferramenta de análise inteligente e sofisticada é fundamental. 

A Cortex pode te ajudar a coletar, limpar, enriquecer e analisar os dados para entender melhor sobre o seu segmento de mercado e tomar decisões assertivas e eficazes. 

Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que podem ajudar o seu negócio a crescer.

Por fim, se este artigo foi útil para você e tem interesse em continuar recebendo informações atualizadas sobre o mundo dos negócios, acompanhe nossos conteúdos no blog! Até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados