Veja como a automação de marketing e vendas pode disparar a receita do seu negócio!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Conquistar clientes é prioridade n° 1 em sua empresa? Esperamos que você tenha respondido que sim, afinal, toda organização deve ter este objetivo se quiser prosperar. É com essa perspectiva que a automação de marketing e vendas vem ganhando destaque no mundo empresarial.

Atualmente, essa tecnologia vem ocupando um lugar de destaque na captação e retenção, pois inovações tecnológicas e ferramentas de análise inteligente de dados tornaram possível proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada para os clientes.

Entretanto, apesar da enorme melhora na eficiência dos processos e no aumento dos lucros, apenas 51% das empresas já investem em tecnologias de automação de marketing e vendas, segundo dados da Email Monday. Ainda segundo a publicação, 58% das companhias B2B pretendem adotar a prática.

Tendo em vista esse cenário, continue lendo nosso conteúdo para entender como a inteligência de dados está mudando radicalmente a área Comercial das empresas.

Qual a importância da automação de marketing e vendas?

Tanto o Marketing quanto as Vendas encontram na tecnologia uma aliada poderosa para conquistar clientes. A automação de processos facilita o dia a dia, otimiza fluxos e potencializa os resultados dos profissionais atuantes nestas áreas.

No final das contas, essa é uma maneira de tornar a elaboração de estratégias, a avaliação da performance comercial e processo de tomada de decisão mais rápidos, organizados e confiáveis.

Essa agilidade é essencial para superar os desafios da transformação digital. Atualmente, não há mais espaço para tomadas de decisões às cegas e planejamentos engessados, sem a flexibilidade de serem alterados rapidamente quando necessário.

Afinal, hoje a informação circula em uma velocidade impressionante e as tendências de mercado mudam bruscamente quando menos esperamos. Sendo assim, uma ferramenta de automação de marketing e vendas é fundamental para: 

  • monitorar de forma contínua as variáveis do segmento de atuação da sua empresa;
  • coletar e interpretar informações precisas sobre seu público-alvo;
  • ter uma cultura ágil e sempre preparada para remodelar estratégias quando necessário.

Atendimento personalizado no funil de vendas

O Funil de Vendas, por exemplo, pode ser acelerado através de uma boa ferramenta de inteligência de mercado, especialmente no processo de qualificação de leads e nas abordagens da equipe de Vendas no momento de fazer uma oferta.

Assim, uma coleta de dados automatizada permite insights valiosos sobre o perfil de consumo e padrão de comportamento dos seus clientes. 

Dessa forma, a área Comercial consegue prestar um atendimento personalizado, no timing certo e que responda às demandas do público-alvo de acordo com sua etapa no pipeline.

Principais ferramentas de automação de vendas e marketing

Separamos dois tipos de ferramentas bastante populares voltadas para automação de vendas e marketing:

  • CRM (Customer Relation Management)
  • Bots, chats e Whatsapp
  • Sales Intelligence

Vamos a elas!

CRM (Customer Relation Management)

O CRM é um conjunto de estratégicas de negócio e de tecnologias de automação responsável por organizar, oferecer soluções e monitorar a relação da marca com seus clientes.

Além de reunir e organizar todas as informações estratégicas sobre sua base de consumidores, ele também oferece insights sobre perfil, aderência aos produtos e serviços e principais elogios e reclamações.

Ou seja, o CRM é uma ferramenta de automação de vendas que não existe somente para que seu time de relacionamento atenda prontamente às solicitações recebidas. 

Ele também age para que as áreas comerciais utilizem os dados em seu favor e preparem interações mais assertivas e direcionadas. Sendo assim, é possível entregar a melhor experiência de compra possível de acordo com o perfil do cliente.

Bots, chats e WhatsApp

Temos certeza que você já acessou um site e foi recepcionado por um robozinho, perguntando como poderia ajudá-lo; ou que já resolveu um problema ali, na hora, via chat. 

Isso significa que você já conhece os chatbots. Mas você sabe quais tipos de resultados eles podem trazer? 

Por exemplo, 55% das empresas que utilizam chatbots — robôs programados por inteligência artificial para interagir com os clientes que buscam atendimento — tendem a gerar leads mais qualificados, segundo informações da Drift.

Além disso, 68% dos consumidores gostam de entrar em contato com bots por meio de chats em virtude da rápida média de respostas e atendimento 24 horas, segundo a Userlike.

Dessa forma, os sistemas de interação continuam evoluindo para suprir a necessidade de uma comunicação mais rápida, fácil, intuitiva e eficiente, de maneira tornar mais prática e agradável possível a jornada do cliente.

Sendo assim, a relação direta – e humana – com os consumidores nunca deixará de existir, mas a tecnologia veio para tornar a tarefa de conquistar clientes mais fácil e escalável.

Plataformas de Sales Intelligence

A Inteligência de vendas, especialmente quando falamos de Big Data, Analytics e Data Mining, podem contribuir com o seu negócio em diversas frentes.

Já existem no mercado ferramentas que fornecem insights valiosos para que as empresas, de qualquer segmento, possam conquistar clientes. Em especial para as áreas comerciais, essas plataformas oferecem: 

  • soluções para prospecção e enriquecimento de dados; 
  • análise de mercado para identificação de novas oportunidades de negócio;
  • geração de leads com alta taxa de precisão; 
  • além de gestão e forecast de vendas.

Dessa maneira, é possível centralizar em uma plataforma elementos extremamente estratégicos do seu negócio de forma a reduzir o CAC, trazer previsibilidade e, consequentemente, aumentar os lucros do seu negócio.

Portanto, investir em ferramentas de automação de marketing e vendas, mais do que um diferencial, vem se tornando um investimento necessário para empresas se manterem competitivas na era dos dados.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas. Continue acompanhando nossas publicações para ficar cada vez mais antenado nas novidades sobre growth intelligence e estratégia competitiva. Boas vendas! 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados