Entenda a importância da análise cruzada de dados para aumentar as vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A análise cruzada de dados consiste no processo de filtrar e interpretar registros internos e externos de forma conjunta, buscando aprimorar resultados e gerar insights valiosos para a estratégia empresarial.

Por meio de técnicas de Big Data e Machine Learning, essa prática já vem sendo bastante difundida no mundo dos negócios, principalmente, nas áreas de Marketing e de Vendas.

A priorização da automação na análise cruzada de dados já foi atestada pela maioria dos empresários. Segundo pesquisa da Baseline,79% dos executivos acreditam que as companhias que não aderirem ao Big Data irão à falência. 

Assim, frente ao grande volume de registros disponível atualmente, é fundamental garantir o armazenamento e filtragem daqueles mais relevantes para o planejamento estratégico do seu negócio.

Afinal, a coleta de informações sobre seus clientes ajuda a melhorar diversos aspectos do negócio. Pois quanto mais informações importantes do seu público-alvo ou segmento de mercado você tiver, mais eficazes serão as estratégias.

Neste post, falaremos da importância da análise cruzada de dados no atual cenário em que vivemos. Vem com a gente!

Por que a análise cruzada de dados é tão importante nos negócios?

A transformação digital mudou radicalmente nossa forma de consumo. Isso trouxe consequências diretas nas formas de fazer negócio e no desenvolvimento de mercados cada vez mais competitivos e conectados.

O consumidor mais do que nunca, figura central dos negócios tem uma infinidade de escolhas ao seu alcance a partir de poucos cliques do celular, tablet, computador e até da televisão. 

Os números mostram que 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à internet. A maior parte dessa conectividade é feita via dispositivos móveis, permitindo ao consumidor pesquisar preços, conhecer soluções e, principalmente, realizar todo o processo de compra on-line.

Ao realizar atividades na Internet, todos esses usuários deixam rastros que constituem uma infinidade de dados que as empresas podem usar a seu favor para, por exemplo:

  • Criar buyer personas de seu público-alvo;
  • analisar ações e estratégias da concorrência;
  • e descobrir tendências de seu segmento de mercado.

Veja como fazer análise cruzada de dados na prática:

 

 

Assim, a análise cruzada de dados internos com os externos citados acima é fundamental para o desenvolvimento da prática de customer intelligence. Vamos falar um pouco sobre ela e o seu impacto nas vendas.

Análise cruzada de dados e customer intelligence

Customer intelligence consiste na coleta de dados e informações dos clientes de uma empresa. A partir disso, é possível definir perfis de comportamento e segmentar o seu público, aumentando a eficácia dos atendimentos e até mesmo de prospecções futuras.

Assim, em um cenário de competição acirrada, as decisões de negócios requerem cautela e o máximo de segurança possível. Neste contexto, quanto mais informações o tomador de decisões tiver sobre as variáveis de seu negócios, mais assertivas e eficazes serão suas ações.

ebook sales inteligence b2b para que serve data mining como fazer projeção de vendas Análise cruzada de dados

Portanto, para manter a competitividade, as empresas precisam estudar o comportamento e perfil de consumo de sua audiência. 

A análise dessas informações com outros dados relevantes geram insights importantes para impulsionar suas estratégias de marketing e vendas, além de oferecer a melhor experiência de compra ao cliente.

Por exemplo, cruzar informações demográficas com os hábitos de compra permite mostrar quais grupos, dentro do seu público-alvo, estão mais propensos a comprar determinado serviço, quanto eles costumam gastar, além do tempo da jornada de compra de cada um.

Dessa forma, é possível fazer interação de marketing ou ofertas de vendas dos serviços certos, por meio dos canais devidos, no timing perfeito.

Assim, a análise cruzada de dados, com a ferramenta ideal, permite identificar todos os padrões necessários para compreender a fundo o consumidor, expandindo o olhar sobre as informações coletadas.

Como implementar análise cruzada de dados no meu negócio?

Entendendo o poder do cruzamento de dados para levantar informações estratégicas, resta saber quais ferramentas utilizar. Veja as principais sugestões a seguir:

Planilhas (Excel, Google Sheets, etc)

As planilhas são as ferramentas mais simples e conhecidas para a tarefa de organizar informações e fazer análise de dados de forma mais manual.

Planilhas criadas no Excel, ou gratuitamente pelo Google Sheets, facilitam a visualização das informações e são ótimas para serem inseridas em relatórios. 

Ainda que muito acessíveis e conhecidas, porém, as planilhas são ferramentas básicas e manuais, que não são voltadas especificamente para o cruzamento de dados estratégicos.

Ferramentas de automação de dados

Hoje em dia já existem ferramentas de automação de registros que podem acelerar processos, diminuir custos e tempo perdido na organização das informações, como também gerar insights voltados para a inteligência de vendas.

O suporte de tecnologias como o Big Data permite análise cruzada de dados em grandes quantidades com grande eficiência. Se dependesse apenas do trabalho manual humano, tais processos resultariam em horas de tempo e dinheiro perdido.

Portanto, as novas dinâmicas de mercado demandam modelos ágeis de interpretação de informações estratégicas. Assim, é preciso trazer respostas rápidas e assertivas para demandas de um cenários cada vez mais volátil.

Nesse contexto, a Cortex pode te ajudar a coletar, limpar, enriquecer e analisar os dados para entender melhor sobre o mercado e tomar as decisões certas. 

Nossa solução integra informações internas da própria empresa, dos clientes e do segmento de atuação para disparar as ações certas, no momento perfeito, alavancando, assim, o crescimento.

Dessa forma, é possível aliar geração de valor aos clientes da sua empresa e bater sua meta de vendas com inteligência.

Faça como iFood, L’oreal, Vivo, Unilever, Globo e outras grandes empresas que usam a nossa ferramenta para ver dados com mais clareza e tomar decisões que geram mais vendas!

Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que podem ajudar o seu negócio a crescer. Até a próxima!

 


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog