Growth Ops: como estruturar essa área na sua empresa

Growth Ops: como estruturar essa área na sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Um maestro que conduz uma orquestra de estratégias e táticas para alcançar resultados de negócios sólidos e sustentáveis. Eis uma metáfora bem acessível para explicar rapidamente o conceito de Growth Ops.

Basicamente, trata-se de uma abordagem ecossistêmica que visa a otimização contínua dos processos de Marketing e Vendas para impulsionar o crescimento empresarial.

Mas você ainda pode aprender mais sobre isso. É o que queremos te apresentar neste artigo, no qual você vai ver: 

  • o que é Growth Ops;
  • como ele é aplicado na prática;
  • quais passos dar para implementá-lo;
  • e muito mais.

Confira!

O que é Growth Ops?

Growth Ops, ou Operações de Crescimento, é uma abordagem estratégica que combina Marketing, Vendas e TI para impulsionar o crescimento empresarial. 

O termo também descreve uma área responsável por otimizar todos os processos relacionados ao crescimento do negócio, desde a geração de leads até a aquisição e retenção de clientes.

Em termos simples, o Growth Ops pode ser comparado a uma máquina bem afinada e sincronizada, onde cada engrenagem desempenha um papel crucial na busca pela escala dos negócios. 

Growth Ops na prática

Vamos imaginar uma empresa B2B que deseja aumentar sua base de clientes

Neste caso, o time de Growth Ops analisaria as estratégias de marketing digital para identificar as melhores táticas de atração de leads qualificados. Isso poderia envolver a criação de conteúdo relevante, otimização do website para mecanismos de busca (SEO) e campanhas de publicidade direcionadas.

Após a geração de leads, Growth Ops entraria novamente em ação. Dessa vez para otimizar o processo de vendas, com iniciativas como:

  • treinamento e capacitação de vendedores;
  • implementação de ferramentas de automação para agilizar o fluxo comercial;
  • e análise de dados para identificar gargalos ou oportunidades de melhoria.

Como passo final, Growth Ops analisaria as métricas de crescimento e desempenho para entender quais estratégias estão funcionando e onde é necessário fazer ajustes.

Por que as empresas mais bem-sucedidas estão investindo em Growth Ops?

Companhias B2B com alta maturidade comercial estão investindo em Growth Ops por uma série de benefícios que essa estratégia oferece. 

Estruturação e sistematização do crescimento sustentável 

Em primeiro lugar, Growth Ops permite uma abordagem sistemática e baseada em dados para impulsionar o crescimento dos negócios. 

Ao combinar marketing, análise de dados e desenvolvimento de produtos, as empresas podem identificar oportunidades de crescimento e implementar estratégias eficazes. 

Melhorias operacionais 

Além disso, Growth Ops ajuda a melhorar a eficiência operacional, otimizando processos e identificando áreas de melhoria. 

Essa abordagem também promove uma mentalidade de experimentação e aprendizado contínuo, permitindo que as empresas inovem e se adaptem rapidamente às mudanças do mercado. 

Resposta aos novos anseios dos compradores

Por fim, Growth Ops impulsiona o engajamento dos clientes, oferecendo experiências personalizadas e relevantes, o que resulta em maior retenção e lealdade.

Com essa iniciativa, as organizações se adaptam ao desejo dos compradores por relações ainda mais profissionalizadas. Especialmente no que diz respeito à percepção de como os fornecedores podem auxiliar nos ganhos estratégicos cada vez mais demandados dos departamentos de compras.  

Como estruturar uma área de Growth Ops no seu negócio?

Confira agora um passo a passo para a estruturação da área de Growth Ops na sua empresa.

1. Avalie as necessidades e objetivos do negócio

Antes de começar a estruturar a área de Growth Ops, é essencial avaliar (ou reavaliar) as necessidades e objetivos específicos do seu negócio. 

Isso ajudará a definir as prioridades e determinar quais frentes precisam de mais atenção. Por exemplo, se a companhia enfrenta desafios na geração de leads qualificados, a ênfase pode estar na otimização das estratégias de marketing digital.

Kit - Dados e geração de leads: o kit que você precisava para construir a sua base

2. Reúna uma equipe multidisciplinar

A área de Growth Ops requer um time composto por profissionais de Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado, entre outros. 

Também é interessante complementá-lo com profissionais de TI, sobretudo para auxiliar nas questões técnicas de implementação de ferramentas e análise de dados. 

Cada membro da equipe traz habilidades e perspectivas únicas, como instrumentos em uma orquestra, para criar harmonia e impulsionar o crescimento. Logo, é importante selecionar pessoas com experiência em áreas relevantes e que estejam dispostas a colaborar e trabalhar em conjunto.

3. Defina métricas de sucesso

Para monitorar o progresso e avaliar o desempenho da área de Growth Ops, é fundamental definir métricas claras e relevantes. 

Alguns exemplos:

É interessante não perder de vista que as métricas variam de acordo com cada empresa. De qualquer forma, aquelas aplicáveis ao seu negócio devem estar alinhadas aos objetivos de crescimento estabelecidos.

eBook - Métricas de vendas: aprenda o que precisa monitorar para ter sucesso

4. Mapeie o funil de vendas

O próximo passo é mapear o funil de vendas, identificando cada estágio do processo, desde a geração de leads até a conversão deles em clientes. 

Essa etapa é fundamental para entender onde estão os gargalos e as oportunidades de melhoria. 

Por exemplo, se muitos leads estão sendo gerados, mas poucos estão convertendo, pode ser necessário otimizar as iniciativas de nutrição e qualificação.

5. Implemente ferramentas de automação

A automação desempenha um papel crucial no processo de Growth Ops, permitindo que as tarefas sejam executadas de forma eficiente e escalável. 

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para automação de Marketing, Vendas e atendimento ao cliente. 

Entre elas, uma altamente aderente aos propósitos de uma área de Growth Ops é Sales Intelligence. Esse tipo de solução, ancorado em Inteligência Artificial, Data Science, Big Data e Analytics, dinamiza processos e torna as estratégias comerciais amparadas por dados de ponta a ponta. 

Sales Intelligence: o que é e como utilizar para aumentar sua receita - 2ª edição

6. Invista em análise de dados

A análise de dados desempenha um papel fundamental no processo de Growth Ops. 

Por isso, além de investir em ferramentas, é preciso capacitar o time para coletar, interpretar e extrair insights relevantes de grandes volumes de informações internas e externas. 

7. Promova a aprendizagem contínua

Por fim, uma área de Growth Ops eficiente tem que estar em contínuo aprimoramento — técnico, operacional e estratégico. 

Para tal, vale a pena investir em treinamentos, participação em conferências e eventos do setor, e incentivo à busca de conhecimento. 

Growth Ops: o crescimento sustentável, sistemática e estrategicamente estruturado

O Growth Ops é um conjunto de práticas e processos que visa impulsionar o crescimento por meio da otimização de estratégias de Marketing, Vendas e Tecnologia. 

É como construir uma máquina bem ajustada, onde cada componente desempenha um papel específico para atingir os objetivos de crescimento da empresa.

Ao seguir esse passo a passo que acabamos de mostrar, você estará construindo uma área em constante evolução, capaz de impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa. 

Por fim, lembre-se de adaptar essas dicas às necessidades e características específicas do seu negócio, buscando sempre aprimorar as estratégias, processos e a colaboração entre as equipes.

O que você achou da nossa explicação sobre Growth Ops?


 


Artigos Relacionados