7 dicas para melhorar a Taxa de Conversão da sua empresa

7 dicas para melhorar a Taxa de Conversão da sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A taxa de conversão é uma métrica utilizada para medir o sucesso das estratégias de Marketing e Vendas de uma empresa. Quanto maior ela for, mais eficiente é o processo de transformar leads em clientes. 

Ao acompanhar esse indicador, além de verificar o desempenho de iniciativas estratégicas e táticas, os profissionais envolvidos têm parâmetros para a melhoria contínua. Eles conseguem, em tempo hábil, identificar de maneira metódica o que está funcionando e o que precisa ser modificado.  

Agora, o que fazer para melhorar a taxa de conversão? É o que vamos te mostrar ao longo deste artigo. Confira!

Taxa de conversão: o que é e sua importância

De forma bem resumida, a taxa de conversão é a porcentagem de leads que completam uma meta desejada em relação ao número total listado em um canal de vendas. 

Ela é bastante visível quando se trata de ações de Marketing e Vendas no ambiente online. Mas também pode ser medida em processos de prospecção tradicionais, como telefone ou visitas presenciais de vendedores e representantes, por exemplo.

A taxa de conversão mede ainda a eficácia da equipe de Vendas na conversão de prospects em novos clientes.  Ela também pode ser usada ​​para definir expectativas de retorno sobre os investimentos (ROI) ao dimensionar uma campanha, por exemplo. Ela é importante para alinhar Comercial e Marketing, pois ambas as equipes a usarão para determinar, entre outras coisas, a qualidade dos leads.

Quando usada corretamente, a análise da taxa de conversão pode revelar quais canais são mais eficazes para promover um determinado produto ou serviço ou até mesmo a eficácia da oferta. 

7 dicas para melhorar a taxa de conversão

1. Tenha em mente o seu ICP

O pontapé inicial é certificar-se de que o Perfil de Cliente Ideal (ICP) está bem definido. Com isso, os times de Marketing e Vendas concentram seus esforços nos prospects mais propensos a converterem. 

Ao entender claramente as características, necessidades, desafios e comportamentos dos clientes ideais, as estratégias são direcionadas com mais precisão e eficácia. Como consequência, trabalha-se abordagens mais personalizadas, impactando inclusive nos custos de aquisição de clientes.

2. Melhore os CTAs e use gatilhos mentais

As chamadas para a ação, normalmente citadas no acrônimo inglês CTA (call to action), são determinantes nas iniciativas Inbound de conversão de leads e prospects. Elas direcionam os potenciais clientes a agir em direção o que se espera que eles façam.

Já os gatilhos mentais são técnicas que exploram o comportamento humano para incentivar a ação. Eles são palavras ou atitudes que despertam impulsos psicoemocionais, seja por memória de experiências passadas, seja por desejos, medos ou anseios.

Usá-los, de maneira ética e bem aplicada, pode ajudar a melhorar as taxas de conversão. Isso porque, muitas vezes, os compradores precisam da emotividade para acelerar suas decisões.

Pode-se empregar, por exemplo:

  • a escassez — quantidades limitadas;
  • provas sociais — depoimentos de clientes satisfeitos;
  • urgência — promoções por tempo limitado;
  • entre outros.

 15 Gatilhos Mentais para Vendas B2B

3. Faça testes A/B 

No contexto comercial, os testes A/B são experimentos realizados para comparar e avaliar diferentes variantes de uma determinada estratégia ou elemento, com o objetivo de identificar a opção que melhor atenda aos objetivos comerciais. 

Por exemplo, uma parte da audiência é exposta a uma variante A (como uma página de destino, um email ou um anúncio) e outra parte é exposta a uma variante B. A partir disso, observa-se os resultados — como taxa de conversão — para determinar qual variante é mais eficaz.

Trata-se, portanto, de tomar decisões embasadas em dados para otimizar a estratégia de vendas e impulsionar o desempenho do negócio.

Dentro disso, pode-se testar diferentes chamadas para ação, cores, imagens e posicionamento para descobrir o que gera uma resposta mais positiva dos leads.

4. Faça follow-up

O follow-up é o acompanhamento proativo e contínuo que um vendedor ou equipe de vendas realiza após o contato inicial com um prospect. Ele tem como objetivo manter a comunicação e o relacionamento com o potencial cliente para:

  • fornecer informações adicionais;
  • responder dúvidas;
  • superar objeções; 
  • e auxiliar na tomada de decisão. 

Pode-se fazer follow-up por meio de diferentes canais, como e-mails, ligações telefônicas, mensagens de texto ou até mesmo reuniões presenciais. Logicamente, a escolha da forma deve estar ancorada no perfil do comprador, entre outras variáveis que podem ser identificadas pelo profissional em questão. 

Em suma, ao fazer um acompanhamento personalizado e sem excessos, é possível aumentar a taxa de conversão dos leads e prospects.

5. Automatize processos simples

Um dos grandes percalços para a melhoria da taxa de conversão é o tempo que vendedores e analistas de Marketing perdem realizando trabalho manual. Por exemplo, pesquisando sobre os potenciais clientes antes de abordá-los. 

Por isso, a automação de processos é bastante recomendada. Ela pode dinamizar a operação e melhorar a eficiência, uma vez que haverá amparo tecnológico — o que reduz erros e retrabalho. 

Recomenda-se identificar as tarefas repetitivas, como enviar e-mails de boas-vindas ou confirmar agendamentos, e utilizar ferramentas de automação para executá-las.

6. Conte com CRM e Sales Intelligence

Um CRM é uma ferramenta essencial para gerenciar as interações com os clientes e leads. Ele permite organizar e acompanhar todas as interações, garantindo que nenhum lead seja perdido e que as oportunidades de venda sejam maximizadas. 

Já Sales Intelligence é uma plataforma projetada para fornecer insights valiosos e informações relevantes aos profissionais de vendas, a fim de apoiar suas atividades e melhorar os resultados comerciais. 

Esse tipo de solução geralmente utiliza mineração, análise preditiva e aprendizado de máquina para coletar e analisar dados provenientes de várias fontes. Com base nesses ativos informacionais, os profissionais obtêm análises, perfis de clientes em potencial, informações sobre concorrentes, tendências de mercado e outras informações estratégicas relevantes. 

Portanto, integrar o CRM com um sistema de Sales Intelligence, como o da Cortex, torna Marketing e Vendas muito mais eficientes e orientados por dados. O que resulta, entre outras vantagens, na melhoria da taxa de conversão. 

Sales Intelligence: o que é e como utilizar para aumentar sua receita - 2ª edição

7. Acompanhe e analise métricas e resultados

Por fim, é crucial acompanhar e analisar as métricas e resultados das estratégias de conversão. Dessa forma, é possível, sempre que necessário, reconfigurar a rota em tempo hábil.

Para tal, é importante contar com ferramentas analíticas — como as já citadas CRM e Sales Intelligence — que automatizam a configuração e o acompanhamento de parâmetros.

Melhorar a taxa de conversão, muitas vezes, é uma questão de pequenos ajustes

Muitas vezes, profissionais de Marketing e Vendas estão às voltas com o dilema de aumentar a taxa de conversão. Contudo, sequer percebem que fazendo alguns ajustes básicos, podem resolver este problema rapidamente. 

Ao seguir as dicas apresentadas, como definir claramente o ICP, aprimorar os CTAs e utilizar gatilhos mentais, realizar testes A/B, fazer um acompanhamento personalizado através do follow-up, automatizar processos simples, contar com um CRM e Sales Intelligence integrados e acompanhar métricas e resultados, é possível otimizar gradualmente o desempenho. 

O que você achou dessas dicas para melhorar a taxa de conversão da sua empresa? 

 


Artigos Relacionados