Pautas Jornalísticas: o que são e como elaborar?

Pautas Jornalísticas: o que são e como elaborar?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabia que mais de 70% dos repórteres consideram as sugestões de pautas jornalísticas importantes para seu trabalho? Isso é o que aponta um estudo global da Cision.

Na prática, esses profissionais entendem que a cobertura das movimentações mercadológicas depende das informações reveladas por fontes do próprio mercado. Tanto para ter acesso a relatos e se manterem informados quanto para conseguir pontos de partida para suas próprias linhas de investigação.

Com isso em perspectiva, trazemos neste artigo um detalhamento do tema. Continue lendo para entender o que é uma pauta jornalística e como elaborá-la da melhor forma possível!

O que é uma pauta jornalística?

Conhecida nas empresas de mídia como “a mãe da notícia”, a pauta jornalística é a principal orientação das atividades de um repórter que vai a campo. A partir dela, o profissional busca preencher todas as lacunas informativas para levar ao público um material bem completo, seja ele em texto, áudio ou vídeo.

Trata-se, basicamente, de um resumo da notícia, no qual são descritos resumidamente qual é o fato, por que o tema merece atenção, quem são as pessoas envolvidas, quando e onde ocorreu o acontecimento, entre outros dados relevantes.

Essa diretriz é conhecida no jornalismo como os 5 W’s que devem guiar uma pauta. Em tradução, eles significam:

Os 5 W’s  da pauta jornalística

Também é correto dizer que a pauta é um esboço inicial da matéria. Normalmente criada a partir de uma sugestão de um repórter ou qualquer outro profissional envolvido na produção jornalística, e devidamente debatida e aprovada pelo editor. 

Na prática, nenhum jornalista vai produzir um material a ser apresentado à sociedade sem ter se baseado em uma pauta. Isso porque ela é o exercício inicial de defesa dos chamados “critérios de noticiabilidade”: relevância, interesse e utilidade públicos, entre outros.

Em suma, a pauta é um norteador do trabalho jornalístico. Ela é a delimitação mínima do que será contado e como, seguindo qual hierarquia da informação, com quais fontes e por aí vai. 

Quais são os tipos de pautas jornalísticas?

Quanto aos formatos de pautas jornalísticas, eles podem ser divididos em três tipos: factual, não-factual ou investigativa. A seguir, entenda em detalhes cada um deles!

Pauta factual 

Também chamada de pauta quente, trata-se de um acontecimento de amplo interesse público que deve ser reportado com máximo detalhamento. Por exemplo, um acidente, a cobertura de um show, entre outros fatos.

Esse tipo de pauta jornalística é criada tanto para o que se refere a algo que já sucedeu quanto a um evento previamente agendado ou emergente (algo que o jornalista desconfia que pode passar ou mesmo que a sociedade vê como iminente).

Pauta não-factual 

No jargão da área, ela também é chamada de pauta fria. Isso porque não é focada em relatar acontecimentos, mas sim em trazer temas de interesse público.

Grandes exemplos de pautas não-factuais são os perfis de figuras públicas, a rememoração de eventos históricos em datas especiais. 

Esse tipo de pauta normalmente permite ao repórter um tempo maior de produção, dando lugar a grandes reportagens. Isso porque não é preciso correr contra o tempo para alcançar o “furo jornalístico”, ou seja, mostrar antes que a concorrência.

Pauta investigativa

A investigação é fundamental para o exercício do jornalismo. A partir dela, grandes temas são trazidos à luz para que a sociedade se informe sobre o que determinados poderes querem ocultar. 

Neste tipo de pauta, o repórter parte de uma desconfiança ou denúncia em busca de desvendar segredos, esclarecer fatos ou desmentir boatos, “notícias plantadas” e até pseudo-notícias (fake news).  


4 fortes razões para inserir sugestões de pautas na estratégia de comunicação da sua empresa

  •  Jornalistas gozam de grande credibilidade na sociedade, estando entre os principais movimentadores da opinião pública 83% dos consumidores procuram fontes confiáveis de terceiros ​​ao considerar uma compra, de acordo com pesquisa da Nielsen;
  •  Ao receber menção positiva em matérias jornalísticas, a empresa consegue disseminar suas mensagens-chave, reforçando posicionamento e alcançando o público-alvo de maneira indireta;
  •  Quando mencionada positivamente em uma reportagem, a marca ganha reputação e economiza dinheiro em anúncios e outras formas de divulgação paga 63% dos executivos em todo o mundo atribuem o valor de seus negócios à imagem transmitida ao mercado; no Brasil, esse número chega a 76%, conforme estudo da Weber Shandwick
  •  Como fonte jornalística a empresa e seus porta-vozes melhoram suas relações com a mídia profissional, o que garante que em eventuais crises de imagem os repórteres sejam mais amigáveis na apuração dos fatos a necessidade de evitar escândalos éticos é considerada uma das principais razões para a implementação de estratégias de gestão de riscos nas organizações, segundo a KPMG.

Como elaborar pautas jornalísticas? 

Entendido o que são pautas jornalísticas e seus principais tipos, vamos agora a algumas dicas para a elaboração. Confira, a seguir, quais elementos devem constar e como fazer!

Defina o tema com base no interesse público

Para o jornalista, o que importa é que as informações sejam relevantes para um número abrangente de pessoas. Dessa forma, na hora de definir o tema, deve-se levar em conta isso.

A partir disso, busque se certificar de que a pauta sugerida seja o mais inédita possível. É isso que fará com que o interesse do repórter seja maior; do contrário, ele tenderá a não dar tanta atenção.

Ofereça dados que ampliem o contexto

Por menos quente que uma pauta seja, ela pode ganhar relevância se for bem contextualizada com dados.

Neste sentido, levante estatísticas e outros insumos que possam enriquecer a notícia, ampliando sua abordagem. Faça isso usando, por exemplo, informações sobre o comportamento dos envolvidos, trazendo pesquisas de mercado ou mesmo sugerindo bases públicas de dados (relatórios de órgãos como o IBGE ou de entidades de classe, entre outros).

PR - Data Storytelling: aprenda a criar relatórios que contam histórias

Sugira uma abordagem criativa

Também é interessante sugerir ao jornalista uma maneira única de contar a história. Isso pode ser feito indicando pessoas para serem entrevistadas, por exemplo, porta-vozes da empresa que dominam o assunto.

Também é indicado dar dicas de infografias a serem usadas, fornecer imagens, áudios e vídeos que possam ilustrar a narrativa.

Levante perguntas a serem respondidas

Além de descrever o tema com bastante objetividade, também é recomendado listar uma série de perguntas que podem ser respondidas na matéria. Dessa forma, o repórter poderá perceber questionamentos que dificilmente viriam naturalmente em sua análise da pauta. 

Obviamente, sempre cuidando para não parecer que o profissional está sendo manipulado. Afinal, trata-se de uma sugestão e não de um direcionamento rígido.

Redija a pauta nos moldes jornalísticos

Por fim, entregue aos jornalistas um texto objetivo e direcionador. Para tal, leve em consideração o formato de escrita jornalístico: baseado na pirâmide invertida (com os dados mais relevantes aparecendo primeiro e, em seguida, propondo os desdobramentos).

Entregue neste texto o contexto completo, inclusive com potenciais fontes a serem entrevistas e a clara disposição para ajudar no que for necessário. 

 

Pautas jornalísticas: quando bem elaboradas, elas aumentam as chances da marca ser mencionada pelos jornalistas

Ao pautar a imprensa com os temas de domínio da marca, os profissionais da área de Comunicação aumentam as chances de alcançar mídia espontânea e gratuita.  

As empresas mais bem-sucedidas nessa área tendem a ser bastante respeitadas pelos jornalistas, são bastante mencionadas positivamente. Consequentemente, elevam sua reputação junto a determinados públicos e à opinião pública em geral. 

Isso requer um trabalho cuidadoso, pois a relevância é fundamental nessa estratégia. O que nos remete ao trabalho minucioso de elaboração da sugestão de pautas jornalísticas, conferindo contexto e entregando informações que possam enriquecer uma possível matéria a ser publicada.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados