3 referências de empresa de gestão de crise de imagem

3 referências de empresa de gestão de crise de imagem

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Uma empresa de gestão de crise de imagem é especializada em ajudar marcas a manter sua confiabilidade no mercado. Além disso, a administrar problemas reputacionais que se concretizaram e, portanto, precisam de gerenciamento.

É um tipo de serviço cada vez mais importante, uma vez que a reputação organizacional é definidora do sucesso dos negócios. Ao mesmo tempo, a frequência com que as companhias enfrentam problemas reputacionais aumentou 80% nos últimos dez anos, de acordo com um levantamento da McKinsey

Pensando nisso, trazemos neste artigo algumas dicas para a contratação de uma empresa de gestão de crise de imagem. Confira! 

Por que contratar uma empresa de gestão de crise de imagem

Toda empresa é passível de enfrentar crises de imagem de vez em quando. Pode ser uma crítica negativa que ganhe escala na web, um produto com defeito, um escândalo e assim por diante. 

Esses eventos, se não forem gerenciados adequadamente, podem ter um impacto negativo na marca. Até os resultados financeiros podem ser afetados — até 80% do valor de mercado das organizações vem de seu capital reputacional, segundo a Harvard Business Review

Diante disso, é preciso dar o máximo de atenção possível a esse aspecto no plano de Comunicação. O que pode incluir a contratação de uma empresa especializada em lidar com problemas que possam macular a imagem corporativa.

São diversos os formatos de empreendimentos dedicados à gestão de crise. Eles vão desde agências de comunicação até escritórios de advocacia, passando por fornecedores de tecnologia para controle preventivo, mapeamento de tendências de mídia e opinião pública, entre outras finalidades. 

Nova call to action

Em linhas gerais, esses são os maiores benefícios de contar com os serviços de uma empresa de gestão de crise de imagem:

  • Experiência. Esse tipo de serviço é baseado tanto no histórico de crises que os consultores envolvidos já vivenciaram quanto na percepção dos movimentos da opinião pública atual. 
  • Visão externa. Além disso, esse olhar de quem não está 100% mergulhado no cotidiano operacional costuma ser bom em termos de prevenção de crises e capacidade de ação em momentos chave. 
  • Treinamento aos porta-vozes. A preparação das pessoas que respondem pela marca também costuma ser uma atribuição desse tipo de empresa. E ela é muito útil, especialmente agora que os executivos têm forte presença nas redes sociais e precisam estar preparados para lidar com questionamentos do público em geral e dos jornalistas.   
  • Facilidade de lidar com a mídia. Outra vantagem trazida é a habilidade de lidar com os veículos jornalísticos, algo que nem sempre é conseguido pelo time interno de Comunicação. Ela realmente faz a diferença, pois os repórteres e líderes de opinião são cruciais para determinar o quanto a marca sairá prejudicada quando uma crise acontece. 
  • Suporte pós-crise. Depois que a situação estiver sob controle, é preciso fazer um trabalho de levantamento dos danos e colocar ações de reparação em curso. Nisso também a empresa de gestão de crise vai ajudar muito. 

3 referências de empresa de gestão de crise de imagem

Confira, a seguir, algumas empresas que são referência de mercado em serviços de gestão de crise de imagem.

1. FleishmanHillard Brasil

A FleishmanHillard Brasil é uma das maiores agências de comunicação do mundo, parte dos grupos parte do Omnicom e In Press. Com forte atuação em Relações Públicas, realiza "intersecção autêntica entre marca e reputação, com a identificação dos gaps de percepção de imagem por meio de metodologia própria, denominada Authenticity Gap (AG)", conforme sua própria definição.

Portanto, trata-se de uma empresa que trabalha em conjunto com os departamentos de Comunicação e RP de seus clientes. Isso se dá com atividades de construção de confiabilidade de marca e prevenção de crises, além de gerenciamento de eventos que possam macular o legado reputacional, entre outros serviços. 

2. Aberje

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) é uma instituição que, entre outras frentes, contribui com a educação de comunicadores corporativos. Com frequência, oferece cursos, palestras e outros tipos de capacitações, inclusive em gestão e gerenciamento de crises de imagem.

Em linhas gerais, a Aberje colabora com o desenvolvimento de habilidades que tornam os times de Comunicação e RP mais preparados para lidar com os desafios da atualidade. 

3. Cortex

A Cortex é uma empresa brasileira fornecedora de tecnologia — a mais poderosa da América Latina quando se trata de Inteligência Artificial e Big Data. 

Entra no roll de empresa de gestão de crise de imagem, pois fornece uma plataforma de gestão de Comunicação e Reputação que eleva a inteligência de dados dos comunicadores empresariais.

Entre as vantagens do sistema fornecido pela Cortex, destacam-se facilidades de :

  • acompanhar a reputação diária da marca, 
  • identificar os impactos promotores e detratores;
  • detectar e monitorar potenciais riscos de imagem;
  • mensurar como cada pilar estratégico, veículo ou líder de opinião influencia na confiabilidade da empresa;
  • mensurar os resultados trazidos pela área ao negócio, bem como o quanto cada projeto, iniciativa ou ação está performando — com máxima acuracidade, por meio de relatórios inteligentes;
  • entre outras. 

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

Uma empresa de gestão de crise de imagem é aliada para prevenir problemas reputacionais 

Não importa em qual segmento do mercado, você atue. Em algum momento seu negócio vai se ver diante de uma crise de imagem, pois agora a opinião pública se move com muito mais agitação e rapidez. 

Por isso, é recomendado ter entre seus fornecedores de serviço uma empresa de gestão de crise de imagem. Seja ela uma agência de comunicação, uma instituição que prepara seus profissionais para os novos desafios ou um provedor de tecnologia — as companhias mais bem-sucedidas contam com essas três frentes.

Que tal, nós conseguimos te mostrar o que faz uma empresa de gestão de crise de imagem? 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados