Descubra como alinhar a Comunicação à gestão da reputação com 5 passos simples

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Alinhar Comunicação à gestão de reputação é colocar essa área em sintonia com todos os esforços de manutenção de uma imagem positiva da marca. Isso é tão importante que 63% dos executivos de negócios atribuem o valor de seus negócios à forma como eles são vistos publicamente, conforme um estudo global da Weber Shandwick. 

Normalmente, esse alinhamento se dá por meio de diversas atividades de diálogo com os stakeholders da empresa, de maneira estratégica. Ou seja, com objetivos e metas claros e buscando resultados mensuráveis.

Agora, como fazer isso na prática? É o que vamos te mostrar ao longo deste artigo. Continue lendo para entender! 

Que papel a Comunicação desempenha na elevação da imagem corporativa

A área de Comunicação é essencial para as empresas lidarem com uma série de desafios da atualidade. Ela estabelece a forma como a empresa dialoga com seus diferentes públicos, impactando diretamente em como a marca é percebida pelo mercado.

Neste sentido, aos comunicadores corporativos cabe projetar uma imagem profissional, aproveitando diferentes canais e direcionando ações para todos os stakeholders. Além disso, devem saber como superar as barreiras comunicacionais e evitar armadilhas como boatos, notícias falsas, detrações, entre outras. 

Não por acaso, cada vez mais, os especialistas se convencem de que deve existir uma estreita relação entre os esforços comunicacionais e a gestão de reputação. Isso porque emitir mensagens e receber feedbacks de maneira estratégica favorece o posicionamento da marca, especialmente em um ambiente de amplo debate coletivo por meio das plataformas digitais. 

Ao mesmo tempo, um departamento de Comunicação inteligente e bem equipado consegue mensurar a reputação que, por mais que pareça, não é algo intangível

Pelo contrário, com ferramentas e métodos adequados, além de capacidades analíticas, os profissionais da área podem dimensionar como o negócio é visto por públicos específicos e pela opinião pública em geral.      

Por que alinhar Comunicação à gestão da reputação

Em muitas empresas, o departamento de Comunicação ainda não tem entre suas responsabilidades a gestão de reputação. Especialmente naquelas cujo entendimento de diálogo com o mercado está restrito a conquistar clientes, ou seja, não há uma visão de sustentabilidade reputacional.

No entanto, há diversas razões para alinhar Comunicação à gestão da reputação. Confira, a seguir, quais são as mais destacadas.

Expertise para mapear e conhecer os públicos

O departamento de Comunicação é bastante hábil em mapear e conhecer profundamente diferentes stakeholders, sejam eles diretos ou indiretos — dos acionistas e clientes aos líderes de opinião na sociedade, por exemplo. 

Com isso, a participação desse time no planejamento e na execução de ações para elevação da imagem corporativa é indispensável. Inclusive compartilhando conhecimentos e informações que são bastante úteis para Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado, entre outras áreas. 

Meios de gerar diálogos propositivos

Ao manejar estrategicamente diferentes canais, bem como linguagens e interlocutores, a Comunicação pode ter uma atuação proativa quando se trata de dialogar com públicos variados. Isso vai desde produzir conteúdos direcionados aos compradores até enviar relatórios e comunicados a investidores, passando por relações com a imprensa e influenciadores digitais, entre outros. 

Um bom exemplo dessa capacidade é a sugestão de pauta aos jornalistas, quando a empresa se coloca como fonte de informação. Ao conseguir isso, os profissionais da área garantem mídia espontânea positiva, sem a necessidade de investir em anúncios ou outras ações pagas de publicidade. 

Ações que impactam diretamente no valor de mercado da marca

Ao implementar campanhas de comunicação, esse departamento consegue influenciar no valor de mercado da empresa — ativos intangíveis correspondem a 80% de quanto uma marca vale, apontam pesquisadores da Universidade de Oxford

Isso é especialmente relevante para companhias que já estão listadas na bolsa de valores ou que ambicionam chegar lá. Ou seja, ao agir proativamente para elevar a imagem corporativa, a Comunicação pode ajudar a demonstrar a investidores e líderes de opinião como a empresa é uma boa opção de investimento.   

Mensuração do valor reputacional da marca 

Por fim, conhecendo profundamente os públicos e dialogando adequadamente com eles, bem como estando sempre atenta às tendências de opinião pública, a Comunicação também é capaz de medir qualitativa e quantitativamente a reputação corporativa

Faz isso usando métricas e indicadores como as que explicaremos abaixo:

img-interna_ Descubra como alinhar Comunicação à gestão da reputação

5 formas de alinhar Comunicação à gestão da reputação na sua empresa

Entendido o papel estratégico da Comunicação na manutenção da boa imagem da marca, vamos agora a algumas dicas para alinhá-la à estratégia de gestão da reputação. Confira, a seguir!

1. Levante riscos à imagem da marca

Um bom começo é levantar todos os temas e situações que têm potencial de prejudicar a imagem da empresa

Com isso bem mapeado, já é possível começar a delimitar de que maneira a Comunicação pode atuar preventivamente ou para contornar crises quando elas acontecem. 

Nova call to action

2. Envolva os comunicadores no desafio da manutenção da reputação

Em seguida, deve-se chamar os profissionais da área para debater sobre como eles podem colaborar com a manutenção da reputação corporativa. 

Como os potenciais riscos já foram mapeados, é interessante convidar o time para traçar planos de ação de curto, médio e longo prazo. 

Para isso, vale a pena sensibilizá-lo quanto à necessidade de ter uma visão multimídia, entender a influência da mídia profissional bem como dos influenciadores e das bolhas de informação, entre outros aspectos.   

3. Estabeleça um bom planejamento 

O próximo passo é formalizar o planejamento da atuação da Comunicação em matéria de gestão da reputação. Lembre-se que este plano deve ter objetivos, metas a serem cumpridas e também indicadores para mensurar resultados.

Uma dica importante é debater esse planejamento com o board executivo da empresa, bem como envolver Marketing e Relações Públicas. Se a empresa contar com fornecedores de serviços como agência de publicidade, assessoria de imprensa e outros, esses agentes também são bem-vindos.  

4. Eleve a inteligência de dados da área

Para que tudo seja realizado com máximo profissionalismo, é indicado fornecer aos comunicadores corporativos ferramentas tecnológicas que ajudem a captar e analisar grandes volumes de dados. Dessa forma, eles poderão usar informações internas e externas para estudar o comportamento dos públicos de interesse, por exemplo.

Da mesma forma, a Comunicação deve contar com habilidades analíticas para obter insights a partir das bases de dados que explorar — o que é chamado de inteligência de dados. Logo, aproximar a área do time de TI pode ser bastante útil, pois muitas vezes será necessária uma assessoria técnica.   

5. Crie condições para a mensuração contínua dos resultados

Por fim, conforme dissemos anteriormente, alinhar Comunicação à gestão da reputação requer também o dimensionamento quantitativo e qualitativo das ações empreendidas. 

Ou seja, a definição de métricas e indicadores para tangibilizar os retornos obtidos em matéria de elevação e manutenção da boa imagem corporativa.  

Guia prático do ROI em Comunicação: monitore e mensure a contribuição da área para as estratégias do negócio

Alinhar a Comunicação à gestão da reputação: estratégia urgente nas empresas modernas

As organizações mais bem-vistas atualmente no mercado são aquelas que conseguem dialogar de maneira eficiente com seus stakeholders. Isso é muito visível quando se olha para os rankings de reputação empresarial, mas também no dia a dia, quando os resultados em participação do mercado são observados. 

Por isso, nenhum negócio pode se negar a alinhar Comunicação à gestão de reputação: a área está intimamente ligada ao esforço de transparecer publicamente uma imagem positiva.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados