5 vantagens do monitoramento de mídia para a gestão de marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O monitoramento de mídia se tornou uma importante ferramenta de gestão de comunicação entre marcas e consumidores. Por meio dela, empresas acompanham, de forma integrada, o que é dito sobre ela nos diversos canais atuais, como redes sociais, veículos impressos, rádio, TV e portais de notícias online.

Com isso, essa prática se torna essencial para medir a reputação corporativa. Mas não só isso. Também ajuda a monitorar as estratégias da concorrência, a antecipar crises de imagem e a comprovar o ROI da área.

Neste conteúdo, você vai entender como o monitoramento de mídia pode ajudar na gestão de marca e os motivos que fizeram com que essa prática se tornasse indispensável para empresas modernas. Continue lendo!

Por que o monitoramento de mídia é tão importante?

As redes sociais se tornaram não apenas o canal preferido de comunicação entre amigos, mas também a janela na qual o público pode se comunicar de forma mais dinâmica e direta com as empresas. Isso já é uma realidade irrefutável. Não à toa, ser gestor de mídias sociais foi a profissão mais promissora de 2020, de acordo com o LinkedIn.

Além disso, mais de 70% dos consumidores tomam decisões de compra a partir de comentários de amigos e conhecidos nas redes sociais sobre as marcas e empresas, segundo pesquisa da PWC. O mesmo estudo ainda revela que 43% das pessoas consultam as redes sociais para se informar sobre marcas e produtos antes de adquiri-los, buscando por avaliações e impressões de outros consumidores.

Reparou como a gestão de marca se tornou ainda mais complexa? Mas não para por aí. Depois da Covid-19, os brasileiros passaram a se informar mais pelos meios digitais, de acordo com uma pesquisa da Provokers, encomendada pela Luminate. Veja esses outros dados: 

  • 65% dos leitores de veículos digitais no Brasil aumentaram o consumo de notícias;
  • 92% desses leitores acessam os portais por meios digitais ao menos duas vezes por semana.

O hábito de consumo de informações também mudou nos veículos de imprensa, percebeu? Agora, as notícias publicadas por jornais online têm alta capacidade de ranquear organicamente nas buscas do Google – e 70% dos links em que os usuários clicam nas suas buscas são orgânicos, de acordo com o Search Engine Journal.

Esses dados comprovam que os canais importantes para os departamentos de Relações Públicas monitorarem se diversificaram. Ou seja, não faz mais sentido ficar de olho apenas em um deles ou até fazer o monitoramento de mídia de forma compartimentada. É preciso fazer esse trabalho de modo integrado.

Vantagens do monitoramento de mídia

Com a diversificação dos canais a serem acompanhados, o volume de dados que devem ser analisados aumentou, assim como a complexidade do trabalho do profissional de comunicação.

Nesse cenário, ao adotar uma plataforma de inteligência de comunicação, é possível  monitorar as mídias em tempo real e de forma integrada. A seguir, veremos as principais vantagens dessa prática:

1- Ajuda a monitorar a concorrência

Monitorar a concorrência é parte fundamental da estratégia de qualquer empreendimento que queira permanecer competitivo no mercado. Portanto, tão importante quanto saber a impressão do público sobre o seu negócio, é analisar como os concorrentes estão se portando no mercado e nas mídias.

Com o uso de plataformas de inteligência, é possível ter insights valiosos para campanhas que projetam sua empresa à frente dos seus competidores. Isso porque elas fornecem dados precisos sobre o comportamento do mercado, permitindo que a empresa possa se antecipar e tomar a dianteira na corrida por mais destaque no segmento em que atua. 

2- Auxilia na prevenção de crises

Uma crise de imagem pode prejudicar uma empresa a ponto de levá-la à falência. Por isso, incluir o monitoramento de mídias no planejamento estratégico é fundamental para a manutenção da reputação da empresa e gestão de crise. Isso porque, com os dados às mãos e facilmente acionáveis, fica mais fácil identificar focos de problemas logo nos estágios iniciais.

Essas plataformas de inteligência de comunicação, nesse sentido, auxiliam não só na resolução como na prevenção da crise. Ou seja, evitam que uma menção negativa ganhe proporções gigantescas e repercuta em grande escala, forçando a empresa a tomar medidas arriscadas.

Dessa forma, o monitoramento ainda ajuda na identificação de detratores da marca que devem ser monitorados com atenção especial.

eBook - Gestão de Reputação e crise

3- Ajuda na identificação de influenciadores

Da mesma forma que o monitoramento revela quem são os detratores da marca, ajuda a identificar os influenciadores que a promovem organicamente em suas redes

Essa identificação é importante pois, ao avaliar o alcance daquele produtor de conteúdo, é possível trabalhar estratégias mais assertivas de relacionamento com ele. Isso, claro, pode gerar resultados positivos para a reputação da marca.

4- Mensura a reputação da marca

Por meio do monitoramento de mídias, é possível compreender como os diversos stakeholders de uma marca vêem e se relacionam com ela. Isso porque essas plataformas conseguem reunir em um único local as informações sobre social listening, menções na imprensa e demais canais relevantes para a área de Comunicação.

A partir daí, pode-se aplicar a ciência de dados e o machine learning para mensurar a reputação da marca, sempre usando métricas específicas e relevantes para cada empresa.

5- Fornece o ROI das ações de comunicação

O monitoramento estratégico também permite que a empresa entenda o retorno sobre o investimento (ROI) que vem realizando nas ações e campanhas de comunicação. E esse ponto é muito relevante, pois trata-se dos números que vão comprovar para a alta liderança que o trabalho da sua equipe vem gerando os resultados esperados.

Saiba mais sobre o assunto: ROI em comunicação: comprove o valor das suas ações para o CEO com essas dicas

Resumindo: que ferramenta de monitoramento de mídia escolher?

Vimos como o monitoramento de mídias integrado se tornou um instrumento fundamental, certo? Afinal, os dados são os principais insumos para uma boa atuação dos profissionais de comunicação, visto que eles são a base para boas tomadas de decisões em diferentes situações.

Nesse cenário, a tecnologia é aliada na hora de proporcionar agilidade, autonomia e insights estratégicos. E a Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento.


Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR. Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados