Bolhas ideológicas em Comunicação: o que são e como funcionam

Bolhas ideológicas em Comunicação: o que são e como funcionam

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Quando falamos em bolhas ideológicas estamos nos referindo metaforicamente às comunidades online onde indivíduos se retroalimentam de ideias. São espaços virtuais com pouca abertura para o contraditório.

Nem sempre elas se dão de forma orgânica, podendo surgir a partir de manipulações nos algoritmos, como demonstra o documentário O Dilema das Redes (The Social Dilemma, 2020) disponível na Netflix

No mundo empresarial, as bolhas ideológicas também são um grande problema. Elas frequentemente enredam marcas, executivos, produtos e serviços em polêmicas, boatos e fake news. Por isso, as áreas de Relações Públicas, Comunicação e Marketing devem entender do tema e incluí-lo em suas estratégias de gestão de reputação e gerenciamento de crises.

Neste artigo, além de entender em profundidade o que são as bolhas ideológicas, você vai ter dicas para lidar com elas — especialmente em ano de eleições. Acompanhe!   

O que são bolhas ideológicas

Também chamadas de bolhas de informação, as bolhas ideológicas a que nos referimos aqui surgiram online. Elas reúnem indivíduos em comunidades com entendimentos e ideias compartilhados, sem muito espaço para visões divergentes. 

A metáfora da “bolha” sintetiza o entendimento de que as pessoas tendem a se isolar de possíveis críticas aos seus princípios e posições. Com isso, ganham a sensação de segurança e auto satisfação; por outro lado, podem perder o aprendizado do debate saudável.

Em linhas gerais, podemos destacar quatro tipos comuns de bolhas ideológicas

  1. 4 tipos comuns de bolhas ideológicas

Como as bolhas ideológicas podem afetar as empresas

"O fenômeno das bolhas é especialmente sensível às empresas que têm compromissos relacionados ao ESG, ou atuam num setor mais propenso ao surgimento de crises. Ou, ainda, às que possuem um posicionamento focado em temas como diversidade e inclusão", pondera Claudio Bruno, Innovation & Offering Evangelist Director da Cortex.

Na prática, o que o executivo está dizendo é que as companhias que entendem o poder do valor reputacional de suas marcas precisam ficar atentas a como são vistas e mencionadas nas bolhas. Sejam elas quais forem: de ativismo, entretenimento, debates políticos, entre outras. 

Uma vez que as pautas são levantadas e reverberadas muito rapidamente na web, um mal entendido qualquer pode causar grande dano. Da mesma forma, um erro pode se transformar em algo “imperdoável” quando determinadas bolhas direcionam seus posts e hashtags para uma marca — que pode demorar bastante tempo para recuperar sua credibilidade. 

Como lidar com a polarização e as bolhas ideológicas em ano de eleição

Em 2022, os brasileiros vão às urnas para escolher governadores, deputados, senadores e presidente da república. É visível que há uma grande polarização em nossa sociedade, em partes estimulada pelos principais atores da política nacional, em partes por conta das bolhas ideológicas.

Instituições e organizações já se preparam para um período eleitoral bastante hostil, inclusive com vasta atenção internacional.

Como as empresas devem lidar com esse clima? Onde a polarização ideológica pode respingar sobre elas? Como Comunicação, Relações Públicas e Marketing podem lidar com esse dilema?

São perguntas de um milhão de dólares, mas que devem conduzir a reflexões e ações. Afinal, a opinião pública em efervescência pode arrastar as marcas para polêmicas com potencial de gerar boicotes, detrações, fake news, enfim, ranhuras na reputação.

Algumas respostas já podem ser dadas, e essas são as mais emergenciais:

  • Fortaleça o posicionamento: faça com que a maneira como a marca se coloca no mercado seja bem vista pela opinião pública, inclusive em temas sensíveis. Por exemplo, evite que os valores institucionais estejam sujeitos a duplas interpretações.  
  • Faça monitoramento de mídias: use uma plataforma para automatizar o acompanhamento de mídias, o que vai ajudar a identificar menções à marca, seus produtos e/ou serviços em tempo hábil. 
  • Identifique influenciadores e líderes de opinião: conheça as pessoas que têm o poder de movimentar a opinião pública, na imprensa profissional, mas também em ambientes online — especialmente aquelas cujas pautas giram em torno do mercado de atuação da marca. A partir disso, crie táticas de aproximação e relacionamento. 
  • Potencialize a inteligência de dados: proporcione ferramentas tecnológicas aos profissionais de Comunicação, Marketing e Relações Públicas; e garanta que eles desenvolvam habilidades analíticas para extrair insights de grandes volumes de ativos informacionais, internos e externos. 
Nova call to action

Bolhas ideológicas em Comunicação: a tecnologia ajudando a entender e lidar

As bolhas ideológicas são uma realidade do nosso tempo. Elas precisam ser entendidas e monitoradas, pelas autoridades mas também pelas organizações que estão sob contínua influência da opinião pública. 

Aos times de Comunicação, Relações Públicas e Marketing, o melhor conselho é investir em tecnologia e capacidade analítica. Dessa forma, conseguem acompanhar as pautas em alta, antever possíveis crises de imagem e até encontrar oportunidades de diálogo com os públicos de interesse.

Em outras palavras, é preciso se cercar de ferramentas inovadoras e desenvolver habilidades de análise que facilitem a interpretação das discussões coletivas e ações em tempo hábil. Afinal, se ninguém pode acabar com as bolhas ideológicas, farão a diferença as marcas que souberem lidar da melhor maneira possível com elas. 


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados