Moedas empilhadas remetendo à Bolsa de Valores e mão segurando alto-falante fazendo referência à Comunicação

Como garantir que a Comunicação esteja em conformidade com as regulamentações e normas da B3?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Garantir que a Comunicação Corporativa esteja em conformidade com as regulamentações e normas da B3 é fundamental. Só assim é possível manter a transparência e a integridade das informações divulgadas ao mercado. 

Para alcançar esse objetivo, a empresa deve estabelecer um rigoroso programa de governança corporativa, que inclua políticas claras de divulgação de resultados financeiros, entre outros. 

Além disso, é essencial que os comunicadores mantenham um relacionamento próximo com assessores jurídicos e financeiros, a fim de obter orientações atualizadas. Dessa forma, garante-se que o departamento está alinhado às obrigações, aos prazos e aos padrões de qualidade exigidos.

Agora, qual é o passo a passo básico para fazer isso? É o que vamos te mostrar ao longo deste artigo, no qual você vai ter:

  • um panorama das principais regulamentações e regras da B3;
  • uma reflexão sobre os impactos da Comunicação em conformidade na atração de investidores;
  • um direcionamento para alcançar esse estado de arte;
  • e muito mais! 

Quais são as principais regulamentações e normas da B3 para a Comunicação das empresas listadas?

As regulamentações e normas da B3, a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros do Brasil estão sob supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia federal responsável pela regulação e fiscalização do mercado de valores mobiliários no país.

Dentro disso, há diversas normativas que visam garantir a transparência e a adequada comunicação das empresas de capital aberto. Confira, a seguir, um detalhamento das principais!

Regulamento de Listagem

Um dos principais dispositivos regulatórios da B3 é o Regulamento de Listagem, que estabelece os requisitos para a admissão e manutenção das empresas na bolsa. 

Ele, entre outras coisas, exige que as companhias divulguem informações relevantes ao mercado de forma clara, completa e tempestiva. Assegurando, dessa forma, que os investidores tenham acesso a dados importantes para a tomada de decisões.

Regras do Novo Mercado

Além disso, a B3 exige que as organizações e instituições listadas sigam as melhores práticas de governança corporativa, conforme o Novo Mercado, segmento de listagem com regras mais rígidas nesse aspecto. 

Essas práticas incluem a divulgação de:

  • informações sobre a estrutura acionária;
  • direitos dos acionistas;
  • composição do conselho de administração e das comissões de auditoria;
  • entre outros aspectos relacionados à gestão transparente e responsável.

Diretrizes da CVM

A comunicação das empresas de capital aberto também está sujeita a normas específicas da CVM. 

Ela estabelece, por exemplo, a obrigatoriedade de divulgação de fatos relevantes pelas companhias abertas, como eventos ou decisões que possam influenciar as cotações de suas ações.

A ideia por trás disso é contribuir para a equidade de conhecimento entre os investidores e para a prevenção de negociações baseadas em informações privilegiadas.

Regras da B3 para comunicação eletrônica

Por fim, também podemos citar que a B3 também mantém um conjunto de normas relacionadas à comunicação eletrônica das companhias listadas. 

Através do Sistema Empresas.NET, as companhias devem enviar dados financeiros e não financeiros periódicos, como balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de administração e comunicados de resultados. 

Essas informações são disponibilizadas ao público em geral, garantindo a transparência e o acesso igualitário aos dados por parte de investidores e analistas.

[PR] O guia definitivo de reputação de marca para empresas da B3

Como manter a Comunicação da empresa em conformidade para atrair investidores?

A comunicação eficaz é essencial para o sucesso de uma empresa, e quando se trata de atrair investidores, isso se torna ainda mais crucial. Afinal, potenciais acionistas procuram companhias transparentes, confiáveis ​​e em conformidade com as regulamentações aplicáveis. 

Neste contexto, veja, a seguir, três aspectos que a Comunicação deve ter sempre no horizonte.

Conheça bem as regulamentações

Primeiramente, é essencial que os comunicadores conheçam bem as regulamentações relacionadas ao diálogo com o mercado. Isso, conforme já pontuamos, inclui regras e diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários. 

Ao entender e seguir adequadamente essas normativas, a Comunicação ajuda a companhia a demonstrar seu compromisso com a transparência e a conformidade, o que aumenta a confiança dos investidores.

Adote um sistema robusto de governança corporativa

Além disso, é recomendável que as empresas adotem um sistema robusto de governança corporativa. Isso implica estabelecer políticas e procedimentos claros para a comunicação interna e externa, garantindo que as informações sejam transmitidas de maneira adequada e consistente. 

Um sistema de governança corporativa sólido pode fornecer diretrizes para a divulgação de informações relevantes aos investidores, evitando assim problemas futuros e fortalecendo a credibilidade da marca.

Aplique os princípios da Comunicação Inteligente

Outro aspecto fundamental é ter uma Comunicação Inteligente. Isso envolve a utilização de canais de comunicação eficientes e estratégias que sejam adequadas ao público-alvo. 

A Comunicação Inteligente, neste caso, se baseia na compreensão das necessidades e expectativas dos investidores e na entrega de informações claras, relevantes e oportunas. 

Ela requer o uso estratégico da tecnologia a partir de soluções de inteligência como a de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex, aliado a um alto poder analítico dos comunicadores. Com isso, o time consegue captar, processar e obter insights em grandes conjuntos de dados, em tempo hábil.

Esse sistema facilita, entre outras coisas, a realização de:

● análises de reputação em tempo real, com indicadores qualitativos e quantitativos;

● monitoramento de mídias tradicionais e plataformas digitais;

● comparação estratégica com concorrentes;

● acompanhamento de tendências de debates da opinião pública;

● mapeamento e monitoramento de bolhas de informação;

● mensuração de retornos sobre os investimentos em Relações Públicas, Comunicação e Marketing;

● e muito mais!

Dessa forma, a Comunicação consegue elaborar relatórios com informações úteis aos investidores; estabelecer meios de se diferenciar do mercado e mostrar isso para eles; evitar que a companhia seja impactada por menções negativas da opinião pública; além de contribuir para a atração de investidores, uma vez que eles valorizam empresas que conseguem transmitir sua proposta de valor de forma convincente e envolvente.

Conformidade com as regulamentações e regras da B3: a Comunicação seguindo as regras do jogo 

A B3 mantém um conjunto de diretrizes normativas que visam garantir a transparência, a segurança e a equidade nas transações e na divulgação de informações das empresas listadas. Logo, seguir essas regulamentações é essencial para construir uma reputação sólida e demonstrar compromisso com as boas práticas corporativas.

Quando uma companhia segue essas normas, além de evitar sanções e balizar sua governança nas melhores práticas, também potencializa sua reputação. Consequentemente, ganha a confiança dos investidores e potencializa o valor da sua empresa, entre outros benefícios.  

O que você achou da reflexão que trouxemos aqui?

Garantir que a Comunicação esteja em conformidade com as regulamentações e normas da B3 é um objetivo claro em sua companhia?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 

 

 


Artigos Relacionados