Balanços Financeiros: como a comunicação impacta na percepção de investidores

Balanços Financeiros: como a comunicação impacta na percepção de investidores

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A análise dos balanços financeiros é essencial para equipes de Comunicação e Relações Públicas de companhias de capital aberto. Isso porque, a partir dela, é possível trabalhar a percepção de investidores e agentes de mercado de maneira contextualizada, amparada por dados.

Para tal, essas áreas precisam ser analíticas para mapear e gerir a repercussão dos balanços financeiros para a imagem da empresa — que, por sua vez, impacta significativamente as decisões de acionistas, credores e vários outros stakeholders.

Vamos entender isso em profundidade?

Continue lendo para ver:

  • por que comunicadores e analistas de RP de empresas listadas na bolsa precisam analisar balanços financeiros;
  • como eles podem utilizar os insights obtidos para melhorar a percepção dos investidores;
  • e muito mais! 

Como a comunicação impacta a percepção de investidores sobre as empresas listadas na bolsa?

Você sabia que para 74% dos agentes de mercado, o diálogo com o conselho de administração, dependendo da importância do tema tratado, é fundamental? E que clareza, transparência e adaptabilidade nos comunicados são fatores que influenciam as decisões de ao menos 61% deles?

Essas estatísticas demonstram os impactos que a Comunicação têm na percepção de investidores e demais agentes de mercado. A elas se soma o fato de que companhias de capital aberto com estratégias de comunicação concretas produzem um ROI 47% maior para seus acionistas em um período de cinco anos, segundo a Holmes Report

Isso acontece porque alguns elementos da reputação corporativa são bastante visados por esses públicos. Entre eles, destacam-se o valor da marca como investimento de longo prazo, sua solidez financeira e qualidade da gestão realizada e demonstrada publicamente, conforme aponta um estudo da AMO Strategic Advisors.

Dentro disso, a confiabilidade das companhias listadas na bolsa precisa ser constantemente reforçada — uma vez que “olhos altamente especializados” estão permanentemente observando cada uma dessas organizações. Para tal, é preciso superar desafios como:

  • garantir e publicizar da melhor forma possível a confiabilidade empresarial; 
  • demonstrar que há cumprimento das boas práticas de mercado (compliance) e equilíbrio financeiro (governança). 

Nos últimos anos, a gestão de reputação de organizações de capital aberto também tem como desafio a adequação aos índices de ESG (Environmental, Social and Governance). Ou seja, ao ponderar sobre investimentos, os agentes do mercado avaliam uma série de indicadores de desempenho relacionados aos impactos sociais e ambientais. 

Além disso, é fundamental ter sempre em mente a influência da mídia na forma como são vistas as empresas que estão no mercado de ações. Inclusive porque ela influencia muito a percepção dos investidores  — o debate social tem entre seus principais agentes os jornalistas, os influenciadores e os líderes de opinião.

Guia prático: como empresas de capital aberto usam tecnologia para melhorar a Reputação da Marca

Por que a Comunicação precisa fazer análises detalhadas de balanços financeiros?

Os balanços financeiros estão entre as ferramentas mais significativas no processo de gestão de reputação das empresas de capital aberto. Eles são documentos que refletem o desempenho de governança das organizações e, portanto, são de grande interesse de investidores e demais agentes de mercado.

Como as áreas de Comunicação e Relações Públicas são as responsáveis por encabeçar o processo de construção e manutenção de imagem das marcas, a elas interessa muito dominar a análise dos balanços. Afinal, conforme já pontuamos, caberá aos profissionais desses departamentos comunicar a saúde financeira a stakeholders altamente especializados. 

Há várias razões para isso, como você verá nos tópicos a seguir.

Balanços financeiros são importantes diagnósticos

Primeiramente, os balanços financeiros oferecem uma visão transparente da posição financeira de uma organização. Eles detalham ativos, passivos e o patrimônio líquido, trazendo uma imagem clara da capacidade do negócio de gerar valor e sustentar suas operações. 

Para os investidores e analistas de mercado, essas informações são fundamentais na hora de tomar decisões informadas sobre comprar, manter ou vender ações. Logo, uma comunicação eficaz desses dados ajuda a construir confiança e credibilidade.

Insumos para a construção de narrativas 

Além disso, a análise do balanço financeiro permite que a Comunicação e RP comuniquem o desempenho e a estratégia organizacional de maneira eficaz. 

Por exemplo, um aumento nos ativos pode indicar expansão e investimento em novas oportunidades de negócios. Por outro lado, uma redução no passivo normalmente sinaliza eficiência na gestão financeira e redução de dívidas. 

Essas informações, quando interpretadas adequadamente, ajudam a reforçar a imagem da empresa como um investimento atraente e estável.

Úteis para o reforço de transparência 

Em um ambiente empresarial onde escândalos financeiros podem arruinar reputações e valor de mercado, a comunicação aberta e honesta dos balanços financeiros é essencial. Ela não apenas cumpre com as obrigações regulatórias, mas também demonstra um compromisso com a ética e a responsabilidade corporativa. 

Por isso, quando os comunicadores corporativos têm ferramentas e capacidade analítica para lidar com relatórios contábeis, podem trabalhar melhor a transparência organizacional. Inclusive ancorando suas ações em dados úteis para os stakeholders que, ao recebê-los, reforçam sua percepção positiva da gestão do negócio.    

Fontes de insights acionáveis

A análise dos balanços financeiros também fornece insights para a Comunicação. 

Por exemplo, em momentos de crise financeira, a comunicação baseada em dados concretos do balanço pode ajudar a gerenciar a percepção pública. No detalhe, ao analisar os dados, a área tem base contextual para difundir eficazmente as estratégias de recuperação ou planos de ação para mitigar impactos negativos na reputação.

Já quando os balanços mostram um desempenho positivo, a Comunicação pode usar essas informações para criar histórias de sucesso. Incluindo destacar o crescimento da empresa, a eficácia da gestão, a solidez financeira, entre outros aspectos que reforçam uma imagem positiva.

Ajudam a administrar expectativas

Por fim, quanto a Comunicação faz análise efetiva dos balanços financeiros ela pode ajudar a companhia a gerenciar expectativas. Faz isso, normalmente, demonstrando as causas e as medidas que estão sendo tomadas para lidar com os números dos relatórios contábeis.

Isso tanto em tempos difíceis quanto em momentos de crescimento econômico.

Basicamente, as ações comunicacionais empreendidas tendo os dados financeiros como base facilitam a geração de entusiasmo e otimismo entre os stakeholders. Ou, em casos de números desfavoráveis, podem ser empreendidas para demonstrar o compromisso da companhia em manter seus públicos sempre a par do que está acontecendo e do que será feito para melhorar.

Estratégias de Comunicação para conquistar investidores e acionistas

Como a Cortex auxilia a liderar a comunicação dos balanços financeiros

Agora que você já entendeu a importância da Comunicação dos balanços financeiros, sabe qual a importância de liderar essa divulgação?   

A solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex é uma excelente aliada dos profissionais de Comunicação, RP e RI das companhias de capital aberto.

Ela já foi adotada por grandes players como Itaú, Vivo, BTG Pactual, Loreal, CPFL Energia, Bradesco e Phillip Morris. Isso porque facilita a realização de:

  • análises de reputação em tempo real, com indicadores qualitativos e quantitativos;
  •  monitoramento de mídias tradicionais e plataformas digitais;
  • comparação estratégica com concorrentes;
  • acompanhamento de tendências de debates da opinião pública;
  • mapeamento e monitoramento de bolhas de informação,;
  • mensuração de retornos sobre os investimentos em relações públicas, comunicação e marketing;
  • e muito mais.


Liderando a narrativa de divulgação de balanços financeiros com a Cortex


Especificamente na hora de planejar e executar a divulgação de balanços financeiros, a plataforma é de extrema utilidade. Nela há um painel específico para acompanhar suas divulgações de balanços financeiros. Com ele, é possível:

 ➔ ter uma visão em tempo real da repercussão do balanço financeiro e seu impacto em construção de reputação;

➔ monitorar o balanço financeiro dos concorrentes e comparar o impacto com o da própria companhia;

➔ definir estratégias para melhorar a divulgação do resultado financeiro;

➔ analisar no detalhe, balanço a balanço, a cobertura e as mensagens que ganharam difusão;

➔ obter dados e insights para reportar internamente para o C-Level a contribuição da área, os resultados e o impacto das divulgações;

➔ entender como influenciadores de mercado e analistas repercutem cada balanço divulgado;

➔ entre outros recursos.

Balanços financeiros analisados e bem aproveitados favorecem estratégias comunicacionais focadas em investidores

O planejamento adequado da divulgação dos balanços financeiros é essencial nas empresas de capital aberto. Ele precisa ter como foco não apenas cumprir com as exigências regulatórias, mas também para assegurar transparência e aderência às práticas de governança corporativa. 

Para tal, cabe aos comunicadores corporativos ampliar suas habilidades analíticas. Só assim eles serão capazes de obter insights acionáveis nos documentos contábeis para imprimir transparência em cada iniciativa de diálogo com agentes de mercado.

Neste contexto, a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex oferece o que há de melhor no mercado para te ajudar a liderar a narrativa da divulgação dos seus balanços financeiros, podendo acompanhar o desempenho dos concorrentes, como analistas e influenciadores do mercado repercutem seus balanços, obter dados e insights para reportar ao C-Level e muito mais.  

Na sua empresa, como está o aproveitamento dos balanços financeiros para as iniciativas de comunicação com investidores? 


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados