Descubra a importância de mensurar o share de mercado em marketplaces

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Mensurar o share do mercado é tão importante em marketplaces quanto em qualquer outro tipo de empresa. Contudo, o crescente sucesso desse modelo de negócio tem feito os gestores e analistas aprofundarem suas pesquisas de participação mercadológica.

Por mais que pareça que o tabuleiro desse ambiente empresarial já esteja definido, ele ainda tem muito espaço para crescimento. Logo, é fundamental entender como se está na comparação com a concorrência e, a partir daí, planejar e executar estratégias de expansão. 

Neste artigo, além de entender a importância desse indicador amplo, você vai ver como usar a tecnologia para mensurá-la e aplicá-la nos esforços de aumento da competitividade do seu marketplace. Confira!

O que é market share e por que é importante conhecê-lo

Market share ou share mercadológico é, basicamente, a participação de mercado; a parcela ou porcentagem conquistada no ecossistema de negócios em que a empresa está inserida. Ou seja, trata-se do total de vendas em relação ao universo de transações da indústria em questão.

O share também é conhecido como a “métrica das métricas” para todas as organizações. É “a chave para a lucratividade”, como defenderam os pesquisadores do Boston Consulting Group, pioneiros no tema, em 1975.

Isso é especialmente verdade nos negócios B2B onde a concorrência costuma ser bastante acirrada. Neste modelo empresarial, conhecer o share de mercado é como ter olhos, um espelho e um ponto de referência. A partir disso, é possível visualizar a real performance comercial frente à concorrência.

Em suma, podemos resumir a importância do share de mercado em uma única frase:  ter, em um período determinado, as vendas quantificadas e expressas como uma porcentagem do volume total de transações realizadas no mercado.

Por que o share de mercado importa para gestores e analistas de marketplaces

Nos últimos anos, os marketplaces se consolidaram como um dos modelos de negócio mais inovadores e promissores. Em 2020, quando essa consolidação se concretizou, cerca de 47% das vendas online em todo o mundo aconteceram a partir deles

No Brasil, players internacionais como Mercado Livre e Amazon obtêm taxas de crescimento impressionantes abrindo suas plataformas para sellers externos. Ao mesmo tempo, companhias nacionais como Magazine Luiza e Lojas Americanas também se destacam — movimentaram mais de 75 bilhões de reais em 2020.

Basicamente, já é possível contar os marketplaces na casa das centenas no Brasil. O que significa que a concorrência não para de crescer e se sofisticar.

Dentro disso, para avaliar sua competitividade e traçar planos de expansão, proprietários, gestores e analistas de plataformas de vendas coletivas precisam conhecer seu share de mercado. Com isso, podem:

  • quantificar e qualificar os impactos de suas estratégias e táticas comerciais em um período determinado (mensal, trimestral, anual);
  • fazer comparações analíticas com a concorrência, em busca de respostas para questionamentos relacionados à performance de vendas;
  • entender qual o cenário mercadológico e, com a visão obtida, reavaliar seus planos de ação;
  • conhecer o desempenho dos competidores para, a partir disso, estudá-los em profundidade e buscar diferenciação;
  • identificar a necessidade ou não de ampliar a carteira de sellers na plataforma;
  • visualizar por que compradores preferem os marketplaces concorrentes; e assim por diante. 

Como usar a tecnologia para conhecer o share de mercado do seu marketplace

Obviamente, a análise e a mensuração de share de mercado em marketplaces não é uma tarefa simples. Até porque este é um universo organizacional que comporta players nacionais e internacionais — alguns com força bastante regionalizada dada a dimensão continental do nosso país.

Como identificar os marketplaces que realmente competem com o seu? Como saber qual é o volume de vendas, o faturamento e a lucratividade deles? Em quais regiões sua plataforma conquista mais clientes? 

Todas essas são perguntas que só podem ser respondidas com ajuda da tecnologia. Mais especificamente, de uma plataforma de inteligência de vendas e mercado que disponibilize gigantescas e atualizadas bases de dados.

A boa notícia é que esse tipo de ferramenta já existe. Um exemplo é a solução da Cortex, reconhecidamente a mais poderosa da América Latina e que é usada por companhias como Unilever, Amazon, Autodesk, Stellantis, entre outras.

Com a plataforma da Cortex, entre outras coisas, gestores e analistas de Vendas, Trade Marketing e Inteligência de Mercado, conseguem:

  • conhecer potencial de mercado, penetração e alocação de recursos;
  • ter maior precisão nas informações do mercado.
  • acessar dados de mais de 179 milhões de empresas no mundo todo.

Nova call to action

Em um nível ainda mais granular, o sistema ajuda a filtrar e conhecer informações como: 

  • a performance dos sellers nos diversos marketplaces analisados;
  • selecionar um nicho de atuação e afunilar a busca por tamanho de empresa, faturamento, número de funcionários, entre outros;
  • escolher uma área geográfica adequada aos objetivos de expansão de negócios da empresa;
  • verificar aspectos como índice de presença digital dos sellers pré-selecionados;
  • e muito mais.

Mensurar share de mercado em marketplace: mais competitividade e direcionamento para ações estratégicas

Os marketplaces vieram para revolucionar as vendas online. Eles reúnem diferentes sellers em um único ambiente virtual e faturam um percentual de cada venda realizada.

Gestores e analistas que buscam crescimento neste setor precisam conhecer seu share de mercado. A partir disso, conseguem dimensionar suas fortalezas e forças, visualizando a performance da concorrência e pensando em nichos a serem explorados, entre outras frentes.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de uma ferramenta de inteligência de vendas e mercado dotada de Inteligência Artificial e com bases de dados sempre atualizadas. Dessa forma, todo o exercício analítico do share de mercado se torna mais automatizado, preciso e eficiente. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados