Quais são os principais termos da área de Inteligência de Mercado e da cultura de dados?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Data driven, machine learning, market share, forecast… Você provavelmente já se deparou com pelo menos um desses termos de inteligência de mercado por aí, certo?

O fato é que o advento da cultura de dados está trazendo novas práticas ao mercado em um ritmo cada vez mais acelerado. Com isso, novas terminologias vêm galgando espaço na boca dos profissionais.

Para te ajudar a se atualizar com os conceitos mais importantes para as áreas de Inteligência e empresas data driven, disponibilizamos este mini glossário.

Quer saber que termos são esses? Então, continue lendo! Ou, se preferir, preencha o formulário abaixo e acesse uma versão ainda mais completa. 

Análise descritiva

Também chamada de análise exploratória, é um modelo focado no uso de dados para explicar situações em tempo real. Um bom exemplo disso são relatórios que contém as principais razões pelas quais os clientes fecham negócio com a sua empresa.

Análise diagnóstica

Como o nome já revela, esse tipo de análise utiliza os dados como apoio para compreender o impacto e o alcance de uma determinada ação.

Análise preditiva

Modelo que abrange diversas tecnologias de aprendizado de máquina que combinam a análise de históricos e fatos atuais para fazer previsões sobre eventos futuros ou de impactos ainda desconhecidos.

Análise prescritiva

Esse tipo de análise usa a ciência de dados para indicar às companhias possíveis caminhos para alcançar seus objetivos de negócio.

Análise SWOT

Também conhecida como matriz FOFA – é um método de planejamento estratégico que engloba o estudo de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Analytics

Também conhecido como inteligência analítica, o termo designa processos de análise de dados com o objetivo de descobrir padrões que favoreçam tomadas de decisão mais eficazes.

Automação de dados

São sistemas que automatizam a gestão dos dados, incluindo etapas como coleta, armazenamento, manutenção e processamento desses insumos, tornando-os mais acessíveis para a alta gestão tomar decisões apoiadas por eles. 

Big Data

Conceito que define dados variados, em grande volume e gerados em velocidade acelerada o suficiente para não serem assimilados por seres humanos de forma manual. Ou seja, precisam ser processados e armazenados por meio de tecnologias específicas.

Ciência de dados

Área do conhecimento responsável por coletar, gerenciar e modelar dados para que seja possível extrair informações relevantes a partir deles. 

Cultura ágil

Um conjunto de metodologias de gerenciamento de projetos que visam a colaboração e a autonomia das equipes, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de entregas de valor.

Dados estruturados

São tipos de dados que possuem uma estrutura mais rígida e preestabelecida, como planilhas numéricas do Excel. 

Dados não estruturados

Ao contrário do exemplo anterior, esses são dados que não possuem um modelo de organização fixo ou padronizado, como fotos, áudios, mensagens de texto, postagens ou menções em redes sociais, vídeos, entre outros.

Dados externos

São aqueles que não fazem parte do domínio da empresa e, geralmente, são informações públicas disponíveis na internet, das quais as companhias podem se beneficiar para enriquecer suas análises de dados.

Dados internos

Todos aqueles que são de propriedade da empresa, tais como: informações de clientes, indicadores de performance etc.

Dados primários

São dados exclusivos e coletados em primeira mão para atender a um propósito específico. Pesquisas de NPS ou de opinião em relação a um produto são bons exemplos.

Dados secundários

São dados coletados por meio de fontes terceirizadas, ou seja, provavelmente já foram utilizados com outros objetivos que não os da companhia, por exemplo, pesquisas demográficas.

Dashboard

Um painel que reúne métricas e indicadores-chave que uma empresa deseja monitorar.

Data driven

Ser data driven significa tomar decisões e sustentar ações a partir de uma base mais sólida: os dados. Portanto, quando uma empresa ou área tem essa característica, quer dizer que seus processos são orientados por dados ao invés de achismos e suposições.

Data storytelling

Estratégia que orienta a criação de apresentações de impacto com o apoio dos dados, aumentando o impacto da disseminação das informações entregues.

Decision Intelligence

Uma das principais tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021, o método reúne um conjunto de técnicas de tratamento de dados para tornar processos decisórios mais assertivos.

Forecasting

É um modelo de análise preditiva que utiliza dados históricos e atuais da empresa para traçar projeções, principalmente de vendas, para o futuro. Na nova era da Inteligência, os dados de mercado também vêm sendo considerados para enriquecer essa modelagem.

Growth Intelligence

Um conjunto de estratégias que envolvem o uso de Big Data e ciência de dados para alavancar o crescimento em áreas de Marketing e Vendas.

Inteligência Artificial (IA)

Um conjunto de tecnologias baseadas em redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, etc, que conseguem simular capacidades humanas e tornar as máquinas mais inteligentes para resolver problemas. Chatbots que fazem triagem de atendimentos são um exemplo de IA.

Inteligência Competitiva

Uma das abordagens da inteligência de dados que auxilia as companhias a se destacarem entre as demais e serem proativas em relação às demandas do mercado. Esse processo está diretamente ligado ao monitoramento e à análise da conjuntura na qual o negócio está inserido.

Inteligência de Mercado

Um departamento ou área do conhecimento que se utiliza da gestão de dados — coleta, armazenamento, tratamento e interpretação — para fornecer informações estratégicas aos tomadores de decisão ou setores específicos de uma companhia.

Inteligência Regulatória

É uma área ou estratégia de negócio focada em monitorar determinações e exigências governamentais que podem impactar nas decisões tomadas no âmbito corporativo.

KPI

A sigla em inglês para Key Performance Indicator é traduzida para Indicador-chave de Performance. Representa a forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela empresa.

Portanto, KPIs variam a cada companhia, de acordo com sua visão e segmento. Podem ser medidos em números ou percentuais, como no caso do número de visitantes de um site e sua respectiva taxa de rejeição.

LGPD

É a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018. A LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

Machine learning

Em português, o termo significa “aprendizado de máquina”. Esse é um ramo da inteligência artificial baseado em sistemas que aprendem com dados, identificam padrões e funcionam com o mínimo de intervenção humana. A filtragem de SPAM realizada por servidores de e-mail e sugestões de produtos complementares a uma compra em lojas virtuais são exemplos interesses dessa aplicação. 

Market share

É a métrica que determina a fatia de mercado que uma empresa detém em relação a suas concorrentes, ou seja, quanto mais a companhia vende, maior a tendência de superar os competidores em participação no segmento. 

Mineração de dados

Também conhecido pelo termo em inglês data mining, é o processo de explorar grandes quantidades de dados na tentativa de encontrar padrões.

Pesquisa Qualitativa

Um tipo de pesquisa mais subjetiva, realizada com grupos menores de pessoas, com o objetivo de compreender e descrever um tema de forma mais aprofundada. 

Pesquisa Quantitativa

É um modelo de pesquisa cujos resultados são quantificáveis, ou seja, uma vez que os dados são coletados, o resultado é obtido por meio de técnicas estatísticas. O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um dos principais exemplos desse método científico.

Transformação digital

É a evolução para uma abordagem mais tecnológica, digital e data driven. Nas empresas, isso exige mudanças fundamentais não só nas áreas técnicas, mas também de cultura, operações e entrega de valor.

E aí, quais dos termos acima você já conhecia e quais descobriu agora? Salve esse post nos seus favoritos ou assine nossa newsletter para ficar por dentro das principais tendências de Inteligência de Mercado e da cultura de dados. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados