4 dicas de bibliografia para profissionais de Inteligência de Mercado

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • Dicas de livros de Inteligência de Mercado para capacitar profissionais da área.

Você sabia que uma tendência para o futuro é as áreas de Inteligência ganharem mais relevância diante dos novos desafios que a transformação digital está trazendo para as empresas?

Por isso, muitos profissionais já veem a necessidade de aprofundar seus conhecimentos. Nada melhor do que construir uma boa base de aprendizado, certo?

Embora as transformações estejam seguindo um ritmo acelerado, os livros de Inteligência de Mercado podem ser muito úteis. Isso porque eles oferecem uma boa sustentação teórica para quem está iniciando na carreira ou precisa gerar insights em um novo projeto.

A pedidos da audiência do evento “Como estruturar uma área de Inteligência de Dados”, conversamos com especialistas em busca de sugestões de bibliografias. Portanto, listamos a seguir 4 dicas de livros de Inteligência de Mercado. Então, vamos conferir?

1. Inteligência Competitiva em tempos de Big Data

O primeiro item da lista é o livro “Inteligência Competitiva em tempos de Big Data”, de Elizabeth Gomes e Fabiane Braga. A bibliografia foi indicada pelo Caio Terlera, analista de Marketing da Kepler Weber durante o evento sobre como estruturar uma área de Inteligência de Dados.

Quer saber mais sobre como foi o evento? Então clique no banner abaixo!

MI-Meetup-imagem-destaque-como-estruturar-uma-área-de-inteligência-de-dados-1

No livro citado acima, as autoras trazem uma proposta para orientar o planejamento, a criação e a implantação de um processo de Inteligência Competitiva nas empresas. Tudo isso, é claro, considerando o cenário atual de grandes transformações e produção de informação em massa. 

Elas apresentam, ainda, formas de identificar, selecionar e converter as informações do negócio em análises relevantes. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas e aumentar a vantagem competitiva.

2. Storytelling With Data: let’s practice!

Você é o tipo de profissional que gosta mais de aprender praticando? Então o “Storytelling With Data: let’s practice!” pode te agradar. 

O livro, que é um dos favoritos da Patrícia Romancini, diretora de Professional Services na Cortex, é o ideal para quem prefere algo mais prático. Isso porque ele traz uma infinidade de exemplos para ajudar profissionais a construírem confiança e credibilidade na hora de criar histórias inspiradoras por meio de gráficos e visualizações de dados.

A autora, Cole Nussbaumer Knaflic, ainda inclui em cada capítulo três tipos de exercícios:

  • os baseados no mundo real;
  • desafios e perguntas instigantes;
  • orientações práticas para aplicar o storytelling com lições de dados em ambientes corporativos.

[Bônus] Storytelling com Dados: um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios

Você não tem familiaridade com leituras em inglês? Então uma boa alternativa é conferir o livro mais vendido na categoria de Tecnologia da Amazon, “Storytelling com Dados”, da mesma autora.

3. Data Science para Negócios

Entre os campeões de vendas na Amazon também está o livro “Data Science para Negócios”, de Foster Provost e Tom Fawcett, que é a indicação de Felipe Barbosa, gerente de Product Marketing na Cortex.

Este guia, por sua vez, apresenta os princípios básicos da ciência de dados e do pensamento analítico. Você sabia que essa habilidade é muito importante no perfil de profissionais de Inteligência? Então não perca tempo e estude para se desenvolver!

Em suma, essa leitura pode ajudar você a compreender as diversas técnicas de mineração de dados, além de processos e estratégias essenciais para resolver problemas de negócios.

4. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Inteligência não se restringe a analisar dados. Até porque de nada adianta fazer inúmeras análises se elas não forem apresentadas a tempo de tomar decisões, concorda?

Com o mundo passando por mudanças em um ritmo cada vez mais veloz, jeitos mais eficientes de fazer as coisas também foram desenvolvidos. São as metodologias ágeis, ou seja, modelos de gestão focados em aumentar a produtividade das equipes.

Portanto, mais uma indicação de Patrícia Romancini, diretora de Professional Services na Cortex, é o livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”

Bônus: Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para 2021

Como já foi dito, construir uma base de conhecimento por meio de publicações de autores já consolidados no mercado pode ser de grande valia. Entretanto, acompanhar as inovações também é fundamental para gerar insights. 

Por isso, se você ainda não está por dentro do que esperar de 2021, temos um conteúdo que pode te ajudar! Reunimos as principais Tendências de Inteligência de Mercado e Analytics para esse ano em um eBook.

Quer saber quais são elas? Então clique no banner abaixo e confira!

banner-email-tendencias-MI-2021-4

E aí, o que achou das dicas? O post chegou ao fim, mas você pode salvá-lo em seus favoritos e conferir atualizações futuras dessa lista!


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como otimizar o tempo dos times de inteligência.


Artigos Relacionados