Tamanho de frotas: por que mapeá-los é fundamental para empresas de transporte e logística

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Entender o tamanho de frotas de potenciais clientes ou parceiros de negócios no setor de transporte e logística é um bom caminho para a prospecção. Isso porque, por meio desse dado, é possível entender quais empresas se encaixam no perfil ideal, economizando tempo e dinheiro.

Normalmente, esse desafio fica mais evidente durante períodos em que um grande volume de entregas é preciso ser feito, com agilidade e garantia de satisfação dos compradores, sejam eles varejistas ou consumidores finais.

Pensando nisso, trazemos neste artigo algumas dicas para mapear frotas por meio de ferramentas de inteligência de vendas. Continue lendo para entender quais benefícios essa iniciativa estratégica pode trazer!

Panorama do mercado de Transporte e Logística: oportunidades e desafios

Transporte e logística configuram um setor bastante promissor no Brasil. Eles formam um mercado que abarca desde transportadoras a operadoras logísticas, passando por administradoras de frota e uma vasta cadeia de suprimentos e serviços especializados. 

Para se ter uma ideia, as empresas de logística movimentam cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor estimado de 70 bilhões de dólares anualmente, segundo o Guia do Transportador.

Já os transportes tiveram crescimento de 38% em 2021, movimentando 2,1 trilhões de reais, segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil divulgado pela AT&M.

Ao mesmo tempo, os gastos das empresas brasileiras com logística são divididos em 60% para transporte e 40% para armazenagem, administração de pedidos e gerenciamento de estoques, de acordo com o Guia do Transportador.

Trata-se, portanto, de um mercado bastante potente e promissor e, obviamente, complexo, cheio de desafios. Da deficiência na infraestrutura de grande parte da malha rodoviária às ineficiências em portos e aeroportos, passando por altos índices de criminalidade (com destaque para o roubo de cargas) e por grandes custos com combustíveis.

Para organizações que fornecem serviços ou buscam parcerias com operadores logísticos e de transporte, encontrar empresas dentro desse setor com o perfil ideal é bastante desafiador.

Afinal, o país é continental e é preciso lidar com um volume gigante de informações desestruturadas — o que costuma ocupar grande parte do tempo de analistas de Vendas, Compras e Trade Marketing, encarregados de prospectar negócios e parcerias. 

Tamanho de frotas: por que mapear esses dados 

Uma variável bastante útil para separar o joio do trigo é o tamanho de frota. Com essa informação, é possível qualificar clientes ou parceiros, direcionando os esforços apenas às empresas adequadas ao que se busca.

É preciso fazer o mapeamento de frota, um processo de entendimento da capacidade operacional de uma transportadora, por exemplo, para atender às necessidades logísticas de escoamento de mercadorias em determinadas regiões. 

Além disso, para quem quer ofertar produtos e serviços a transportadoras e operadoras logísticas, essa atividade também é relevante; afinal, é preciso dimensionar a adesão ao perfil de cliente ideal.

Acontece que nem sempre essas informações são fáceis de serem localizadas, especialmente quando falamos de regiões mais longínquas. É preciso, portanto, lançar mão de meios tecnológicos para que o mapeamento seja facilitado, em tempo hábil e sem elevar os gastos.

Sem amparo tecnológico, as consultas aos dados de tamanho de frotas são realizadas manualmente e, portanto, custosas. É necessário, por exemplo, consultar individualmente cada CNPJ, impactando nas métricas de performance e escalabilidade do processo de prospecção.

[SI] eBook - ABM - Guia para mapeamento de frotas no setor de Transporte e Logística

Mapeamento de frotas na prática: como a inteligência de vendas B2B pode ajudar

A maneira mais efetiva de fazer mapeamento de frotas é lançando mão de um sistema de inteligência de vendas B2B, amparado pela Inteligência Artificial. Uma plataforma que disponha de grandes e atualizadas bases de dados, onde é possível filtrar empresas do setor de transporte e logística em poucos cliques.

Com este tipo de tecnologia, é possível descobrir tamanho de frotas e outros dados fundamentais, como o contato atualizado dos decisores (compradores, gestores de Marketing ou Operações, entre outros).

Um exemplo é a solução da Cortex, que fornece vários recursos, tais como: 

  • modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte; 
  • Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de fechamento de negociação;
  • parâmetros para filtrar e encontrar decisores;
  • possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
  • um volume exponencial de fontes de dados, nacionais e internacionais, sempre atualizados;
  • milhões de empresas do setor devidamente mapeadas e com informações sempre atuais; e muito mais.

Recursos da solução Cortex para mapeamento de frotas

➡️ Painel analítico de mercado com informações sobre frotas e empresas

  • Representação gráfica de todos os dados coletados pela plataforma e personalização das análises
  • Seleção de filtros como modelo, fabricante, cor e veículos registrados em locadoras ou financeiras. 
  • Análise da distribuição geográfica das frotas.

➡️ Exportação de contatos profissionais B2B

  • Base de dados gigantesca, sempre higienizada e enriquecida, com informações dos decisores sempre atualizadas e completas. 

➡️ Exportação de dados sobre as empresas 

  • Informações detalhadas das empresas que utilizam frota de veículos leves e pesados. 
  • Dados que podem ser baixados e incorporados aos controles utilizados pelos profissionais que estão no exercício de prospecção de clientes e/ou parceiros. 

➡️ Integração com CRM e fontes de dados internos com API

  • Possibilidade de integrar os dados obtidos no Cortex aos sistemas internos por meio de uma interface de programação de aplicações (API). 
  • Acompanhamento dos resultados em tempo real;
  • Painéis flexíveis e fáceis de interpretar em poucos cliques, para obtenção de insights.

Nova call to action

Tamanho de frotas: desvendar esse dado facilita prospecção de negócios e parcerias em transporte e logística

O Brasil é um país de dimensões continentais no qual transporte e logística são áreas que movimentam trilhões de reais anualmente. Por isso, o volume de oportunidades é imenso para fornecedores de insumos e serviços às empresas do setor. O que não vem sem desafios, logicamente. 

Há bastante complexidade na hora de localizar clientes e/ou parceiros ideais e negociar com eles. Especialmente em regiões remotas e pouco conhecidas pelos profissionais responsáveis por essa prospecção. 

Dentro disso, um bom parâmetro é identificar o tamanho de frota. Um processo chamado de mapeamento que, obviamente, requer tecnologia especializada, pois, do contrário, perde-se muito tempo com pesquisas no Google ou gasta-se grandes orçamentos contratando consultorias especializadas ou comprando mailings.

Neste caso, a melhor escolha é uma plataforma de inteligência de vendas B2B, como a que a Cortex fornece. Com ela, aproveita-se bases de dados gigantescas, sempre ricas e higienizadas, proporcionando aos times as informações certas para mapear e identificar tamanhos de frotas, descobrir os contatos dos decisores com quem negociar e, assim, escalar com rapidez e eficiência!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados