Expansão global da empresa: saiba como usar dados para fazer essa ação

Expansão global da empresa: saiba como usar dados para fazer essa ação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Ao pensar na expansão global da empresa, é normal que o board executivo se depare com diversos desafios. Desde as barreiras de entrada comuns no mercado até as diferenças culturais existentes, há muito com o que lidar.

Esse é um tema bastante relevante à medida que a globalização se consolida e, portanto, pavimenta o caminho. Esse processo, aliás, tem feito com que muitos negócios precisem ganhar espaço internacional para seguirem competitivos e sustentáveis.

Vamos pensar um pouco sobre isso? Acompanhe os seguintes tópicos:

  • por que o tema da expansão global da empresa merece sua atenção;
  • quais fatores tem levado tantos empreendimentos a internacionalizar;
  • por onde começar para garantir o alcance desse objetivo;
  • e como a análise estratégica de dados ajuda!

Por que a expansão global da empresa é, cada vez mais, um objetivo a ser considerado?

O movimento mundial em direção à integração econômica, financeira, cultural, política e de comunicações é comumente chamado de globalização. Ele vem desde as aventuras ultramarinas a partir do século XV, mas nunca foi tão intenso quanto nas últimas décadas. Isso aconteceu à medida que a transformação digital e outros fenômenos relacionados ganharam mais solidez.

Há, neste momento, um visível aumento no ritmo do comércio globalizado. Ele é amparado pela descentralização das cadeias produtivas e de suprimentos, bem como pela facilitação dos fluxos financeiros e comunicacionais em escala intercontinental.

Portanto, é natural que grandes, médias e até pequenas empresas fiquem atentas a esse andar mercadológico. Muitas estão neste caminho, seja por fusões e aquisições, pelo estabelecimento de unidades de negócios em distintos territórios ou por parcerias firmadas localmente.

É preciso considerar também a crescente internacionalização sem a necessidade de filiais físicas — dos serviços via tecnologia, essencialmente, mas também pela venda de bens de consumo via internet. Basta olharmos as gigantes chinesas que, mais recentemente, moveram significativamente o tabuleiro do mercado de roupas entregando em domicílio a consumidores de mais de 150 países. 

O mesmo tem acontecido no ecossistema B2B: companhias de grande sucesso doméstico muitas vezes têm a internacionalização como única escolha para aumento de market share. As mais bem-sucedidas têm a expansão global como uma estratégia muito bem pensada — com objetivos e ações de médio, curto e longo prazos.


    3 formas básicas de expansão global dos negócios 

  • Produzir no país e vender no mercado interno e internacional.
  • Produzir em outro país, mas comercializar nacionalmente.
  • Produzir em um país diferente e distribuir nacional e internacionalmente.

      Fonte: Harvard Business Review

Como estruturar a expansão da empresa a partir de planos e ações baseados em dados?

Não existe uma fórmula única quando se trata de planejar e executar a expansão global da empresa com base em dados. Isso porque cada negócio está inserido em um segmento de mercado e também tem suas particularidades.

No entanto, há delineamentos gerais sobre os quais é importante pensar. 

Confira, a seguir, quais são as frentes que o domínio dos dados favorece iniciativas dessa natureza. 

Análise de mercado

O olhar que deve ser lançado sobre os mercados que se quer conquistar no exterior precisa ser muito bem fundamentado. Logo, é preciso:

  • coletar dados, incluindo demográficos, de tamanho do mercado, da concorrência, das tendências de consumo e regulamentações locais;
  • e fazer análise competitiva, entendendo os pontos fortes e fracos dos concorrentes já estabelecidos e também dos que potencialmente podem disputar o mesmo território.

Segmentação de mercado

Em seguida, faz-se o agrupamento dos nichos de mercado que podem ser conquistados por similaridade de características. 

Tanto para entendê-los em profundidade quanto para desenhar abordagens personalizadas — o que inclui também a adaptação dos produtos e serviços às necessidades locais.

Avaliações financeiras

Os dados obtidos e devidamente analisados também servem para projeções financeiras. Desde a estimativa de custos até a previsibilidade de vendas, faturamento e receita.

Nesta etapa, olha-se, por exemplo, para as despesas de Marketing e Logística, mas também para aquelas atreladas a questões contábeis, tributárias e fiscais.

Previsão de vendas: tecnologias, técnicas e processos que você precisa para se antecipar

Análise de riscos

Não se pode ignorar os riscos envolvidos na expansão global da empresa. E nisso também os dados ajudam muito.

Eles ajudam a identificar ou antever riscos potenciais, como instabilidade política, flutuações cambiais e mudanças regulatórias. Isso permite o desenvolvimento de estratégias de mitigação.

Entendimento de cultura e comportamento do consumidor

Outro ponto no qual a análise de dados é indispensável é o estudo cultural das regiões nas quais a companhia vai atuar. Ela, se bem realizada, facilita o mergulho nos comportamentos dos consumidores.

Essa parte da investigação jamais pode ser deixada de lado, pois é determinante para o sucesso do empreendimento. Ao mesmo tempo, não pode ser baseada em suposições e vieses de confirmação — recorrer às estatísticas é o melhor caminho a se seguir. 

Testes mercadológicos

Como um processo de expansão global da empresa normalmente é gradativo, a testagem baseada em dados também é indicada. 

Isso significa que antes de um lançamento em larga escala, deve-se realizar pilotos em uma escala menor — dimensionando-os criteriosamente, com base em métricas e indicadores de desempenho que ajudem a quantificar e qualificar os resultados obtidos. 

Só é possível pensar na expansão global da empresa se houver pleno domínio de dados

Pensando em tudo o que foi discutido até aqui, uma verdade é clara: é impossível falar na expansão global da empresa sem o domínio dos dados. Isso porque é a partir da coleta, do ordenamento e da análise de vastos volumes de informações que as lideranças empresariais podem decidir os rumos da internacionalização.

Sem isso, sequer é possível pensar em internacionalização. Afinal, um mundo globalizado é também altamente dinâmico e, portanto, precisa ser continuamente decifrado. 

Na prática, é preciso fazer projeções de cenários, dimensionar demandas, investigar comportamentos de consumidores, entre outras frentes. A partir disso, decide-se para quais regiões é possível ou viável expandir e, consequentemente, define-se estratégias para tal. 

É preciso uma refinada capacidade de análise de dados, o que requer ferramentas e recursos humanos habilitados. Com isso, desenha-se a própria atuação da inteligência de mercado — a área e as ações voltadas para entender diagnóstica e preditivamente desafios e oportunidades. 

Nesta equação entra, portanto, a adoção de tecnologias avançadas — baseadas em Ciência de Dados, Analytics, Big Data e Inteligência Artificial. Em paralelo, investe-se no desenvolvimento do poder analítico das lideranças tomadoras de decisão e dos times que as assessoram. 

O que você achou da reflexão que trouxemos sobre a expansão global da empresa? A questão dos dados já estava em sua perspectiva ao pensar sobre esse tema?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados