O que é Data Driven Selling e qual sua importância para os negócios

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Na abordagem Data Driven Selling, o time de Vendas coleta dados e os usa como base para todas as suas decisões estratégicas. Isso vai desde os produtos que a companhia vende até o melhor contexto para entrar em contato com um lead, prospect ou cliente.

Essa é, portanto, uma estratégia que está em total sintonia com a transformação digital que vem se consolidando nos departamentos comerciais. Basta saber que 60% deles vão adotá-la até 2025, segundo a Gartner

Isso vale especialmente para as empresas B2B. Afinal, elas estão cada vez mais convencidas de que precisam ampliar sua inteligência de dados para lidar com compradores mais exigentes e conectados.

Por isso, desenvolvemos este artigo para te ajudar a entender o que é, para que serve, que resultados oferece e como implementar o Data Driven Selling!





O que é Data Driven Selling 

Data Driven Selling nada mais é do que as “vendas baseadas em dados”. Portanto, estamos falando em uma abordagem comercial que transforma informações em insumos para:

  • desenvolver a melhor oferta;
  • encontrar potenciais clientes;
  • negociar com eles;
  • fechar negócios.

Outra maneira de descrever essa estratégia é: o uso dos dados se torna central em todo o ciclo de vendas, mas também nas fases que o precedem e o sucedem.

Ou seja, tudo é pensado a partir desses insumos, sejam eles coletados nos próprios sistemas da organização ou vindos de fora — e de várias fontes.

Dentro disso, é correto dizer que o Data Driven Selling acompanha a crescente digitalização dos negócios B2B.

Isso porque ele se soma a outros processos nos quais os insights obtidos em diferentes bases de dados orientam decisões, planos de ação, mensuração de resultados e muitos outros aspectos.   

Por que o Data Driven Selling é um divisor de águas para Vendas

Nos últimos 20 anos, os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o mercado (CRM) ajudaram as empresas a concentrar seus esforços nos compradores potenciais com maior propensão de compra.

Além disso, nos últimos cinco anos, o uso de plataformas sofisticadas como Business Intelligence (BI), Inteligência de Mercado e de Marketing facilitou a captação, o processamento e a análise de volumes gigantes de dados por meio do Big Data.

Logo, se há duas décadas estruturar e coordenar o relacionamento com os perfis de clientes ideais transformou os departamentos comerciais, o avanço em direção ao Data Driven Selling representa uma nova revolução.

Afinal, os resquícios de improvisação ou “tentativa e erro” são praticamente nulos, dando lugar a um nível ainda mais acurado de automação de processos e obtenção de inteligência

Também é importante dizer que essa é uma prática alinhada às expectativas dos próprios compradores B2B, que estão cada vez mais profissionais e conectados.

Prova disso é que, no pós-pandemia, cerca de 80% deles esperam usar mais a tecnologia digital em seu dia a dia e estão dispostos a compartilhar mais dados, conforme estudo global da Salesforce

Em suma, empregar Data Driven Selling é aproveitar os dados e as informações coletadas durante cada interação com o perfil de cliente ideal — e também em redes sociais e outras bases.

Isso porque, a partir delas, é possível personalizar as mensagens e abordagens comerciais, antecipar melhor as necessidades dos compradores e criar sucesso repetível.

Quais são as melhores práticas para iniciar o Data Driven Selling 

Entendido o conceito e a importância do Data Driven Selling para o mercado B2B, vamos, então, conferir as práticas mais eficazes para implementá-lo!

Alinhamento de objetivos, métricas e dados

Para a maioria das empresas, não é a coleta de dados, mas a transformação dos dados em percepções acionáveis ​​que representa o maior desafio. 

Para evitar a sobrecarga de dados, as empresas devem, primeiramente, estabelecer objetivos de negócios concretos e identificar o conjunto certo de métricas para cumprir esses objetivos. Em seguida, é possível construir análises alinhadas com eles.


eBook - Métricas de vendas: aprenda o que precisa monitorar para ter sucesso

Adaptação das análises às necessidades do time

A análise falha quando os representantes de vendas as consideram muito complexas para serem assimiladas em seus processos e preferem confiar em sua própria experiência e especialização. 

Logo, para superar essa resistência, as organizações devem se concentrar em adaptar a análise às necessidades e desafios dos vendedores. Dessa forma, conseguem fornecer a eles relatórios, painéis personalizados e ferramentas de decisão.


eBook - Relatório de Vendas: da mensuração de resultados à criação de estratégias

Desenvolvimento de uma visão abrangente do cliente

O desenvolvimento de uma visão abrangente dos clientes requer que as empresas integrem dados de todos os pontos de contato. No entanto, em muitas companhias, vendas, serviços e marketing não compartilham informações, o que dificulta tudo. 

Então, para superar isso é necessário incorporar dados de todas as equipes que lidam com o cliente dentro da organização.

Fornecimento das habilidades e conhecimentos necessários ao time

Para as equipes de vendas, passar da intuição aos dados requer repensar grande parte do processo comercial. 

E isso não pode ocorrer sem o treinamento adequado sobre como compreender e agir com base nos insights derivados das análises, tampouco sem o acesso a ferramentas de inteligência de dados.

Adoção de ferramentas tecnológicas e mudança cultural

Quando dados confiáveis ​​são combinados com Inteligência Artificial, Big Data e outras soluções avançadas de captação e processamento, os vendedores podem obter insights mais precisos sobre os clientes em potencial mais adequados, entre outros aspectos.

Portanto, é preciso prover soluções tecnológicas fáceis de incorporar à rotina dos profissionais, superando a resistência à mudança e inserindo um novo mindset. E isso requer esforços de mudança cultural, que começa nas lideranças e se espalha em toda a comunidade organizacional.

Resumindo

Em um momento em que a transformação digital chega a seu ápice, as expectativas dos compradores dos vendedores aumentam continuamente. E lidar com esse movimento requer a incorporação de dados e análises ao processo de vendas, sempre visando eliminar suposições e improvisações. 

Logo, é preciso conhecer o conceito de Data Driven Selling e adaptá-lo à realidade da empresa.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados