O que seu time precisa para entregar um ROI positivo na Comunicação

O que seu time precisa para entregar um ROI positivo na Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Quando pensamos em ROI positivo na Comunicação, estamos nos referindo ao retorno obtido quando os benefícios ou ganhos resultantes das estratégias implementadas superam os custos delas. 

Em outras palavras, quando atividades, projetos e campanhas comunicacionais geram valor (financeiro, de reputação, entre outros) que excede o investimento inicial, a empresa alcança um ROI positivo.

Esse sempre foi um tema de debates acalorados nas companhias com maior maturidade comunicacional: como elevar os retornos sobre os investimentos? Como dimensionar esses resultados mesmo em ações "pouco tangíveis"?

Pensando nisso, trazemos aqui alguns direcionamentos. Continue lendo para ver:

  • por que o ROI positivo na Comunicação é tão importante para os negócios atualmente;
  • de que maneira é possível aferi-lo com precisão;
  • como preparar a equipe para isso;
  • e muito mais!

Qual a importância do ROI positivo na Comunicação?

O conceito de ROI, na sua forma mais simples, é uma medida de lucro em relação ao investimento. No contexto dos departamentos de Comunicação, ele remete a ganhos financeiros ou poupanças de custos resultantes do valor acrescentado dos investimentos na área. 

Neste sentido, pode-se dizer que há ROI positivo na Comunicação quando o time obtém mais vantagens competitivas para o negócio do que os gastos empregados em sua operação. 

Isso está muito conectado ao novo momento que os comunicadores corporativos vivem. Eles agora são provocados a contribuir ativamente em frentes como aquisição e retenção de clientes, redução de gastos, entre outras.

Para se ter uma ideia dessa nova realidade, basta olhar para a crescente sinergia entre Comunicação e Marketing nas companhias com maior valor de mercado. Nelas, 72% dos líderes acreditam que a fusão de equipes e responsabilidades aumenta a eficiência de seus negócios, segundo estudo da Zendesk.

Como medir o ROI em Comunicação?

Basicamente, o ROI é calculado ao subtrair o custo do investimento do retorno obtido com ele; e, depois, dividir o resultado pelo valor investido. 

A fórmula é a seguinte:

No contexto da Comunicação, o "retorno obtido" pode ser traduzido em métricas como aumento nas vendas, engajamento do público-alvo ou reconhecimento da marca. Já o "custo do investimento" refere-se ao montante gasto em campanhas, ferramentas, pessoal, entre outros.

Agora, é preciso admitir: há bastante complexidade em medir o ROI em Comunicação — especialmente porque nem todos os resultados podem ser facilmente quantificados. Por exemplo, como atribuir um valor monetário ao reconhecimento da marca ou à lealdade do cliente? 

Além disso, muitos benefícios da comunicação são de longo prazo e podem não ser imediatamente aparentes.

Para lidar com essa complexidade, é vital definir claramente os objetivos da operação e também de cada atividade e projeto. Em seguida, deve-se escolher as métricas corretas e usar ferramentas analíticas adequadas.

Como preparar o time para entregar um ROI positivo na Comunicação?

Veja, a seguir, o que é preciso para garantir que sua equipe alcance o ROI positivo na Comunicação.

Certifique-se de conhecer profundamente seu público-alvo

Tudo começa por ter bem mapeados quem são os stakeholders do seu negócio. Afinal, é para eles que todas as iniciativas comunicacionais serão direcionadas — e, cada vez mais, elas precisam ser bem segmentadas.

Esse conhecimento inclui necessidades, preferências, comportamentos de consumo. Além disso, é preciso saber como esse público consome informações, quais são suas particularidades demográficas e tudo o mais que puder conformar perfis da forma mais completa possível.

Selecione os canais adequados

Em seguida, estabeleça canais de diálogo que de fato atendam ao público-alvo. 

É muito comum as empresas passarem um longo período acreditando que devem estar presentes em todas as plataformas possíveis. Contudo, isso não é um bom caminho, uma vez que a convergência midiática da era dos dados vem pulverizando a atenção das pessoas.

Logo, é preciso fazer uma boa seleção para garantir que a marca terá seus próprios canais e também perfis nas redes sociais adequadas.

Estabeleça objetivos claros e metas alcançáveis

Dados esses dois passos iniciais, é hora de olhar para os objetivos e as metas pelos quais seu time deve trabalhar. Eles precisam ser claros para todos os envolvidos; elas devem ser perfeitamente atingíveis.

É de fundamental importância garantir que tudo gire em torno dos objetivos macro do negócio. Ou seja, o departamento tem que ter certeza de que está batalhando para contribuir para a companhia alcançar suas próprias determinações estratégicas.

Defina uma base orçamentária coerente

A preparação do time para o atingimento de um ROI positivo na Comunicação também passa pelo orçamento disponível. Logo, certifique-se de conseguir os valores monetários que estejam à altura da área.

Tendo um budget coerente, trabalhe para alocá-lo de maneira estratégica: nas frentes que de fato contribuem para maximizar os resultados.

Invista em tecnologia e inteligência de dados

Outra atitude crucial para garantir que sua equipe alcance o ROI positivo na Comunicação é investir em ferramentas tecnológicas. 

Na esteira disso, também procure fazer com que todos tenham condições de aproveitá-las da melhor forma possível para captar, processar e analisar dados internos e externos.

Analise métricas e indicadores de desempenho

Com tecnologia e capacidade analítica, seu time terá condições de aferir métricas e indicadores de desempenho. Dessa forma, conseguirá avaliar o impacto das estratégias empreendidas.

Contudo, atente-se para três armadilhas que devem ser evitadas na hora de escolher as medidas a serem dimensionadas: 

  1. Desconexão com os objetivos de negócios. Métricas só são úteis se possibilitarem gerar ações e decisões que estarão alinhadas aos desejos de longo prazo da empresa.
  2.  
  3. Complexidade. Deve-se identificar métricas que a equipe possa gerenciar de forma simples, que estejam ao alcance dos colaboradores, e que, ao mesmo tempo, afetem os objetivos de longo prazo da organização. 
  4.  
  5. Vaidade. Métricas que não contribuem de forma relevante para a comprovação de resultados normalmente geram percepções equivocadas. Consequentemente, tendem a conduzir decisões incorretas. 

Nova call to action

Como a Cortex ajuda seu time a entregar um ROI positivo na Comunicação?

A Cortex é uma aliada essencial para equipes de Comunicação que desejam otimizar seus esforços e garantir um ROI positivo. Nossa plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação permite que as empresas monitorem a contribuição da área para os indicadores estratégicos do negócio. Isso significa que, em vez de operar no escuro, os profissionais podem tomar decisões baseadas em dados concretos, entendendo claramente como suas ações estão impactando os objetivos da empresa.

Monitoramento

Uma das funcionalidades oferecidas pela Cortex é o monitoramento em tempo real da exposição das marcas — tanto da própria empresa quanto dos concorrentes, nas mídias e na imprensa. Com ela, é possível identificar rapidamente oportunidades e ameaças, ajustando as estratégias conforme necessário.

Aferição e insights

Além disso, a solução oferece insights sobre a reputação diária da marca, facilitando a compreensão de oportunidades e potenciais riscos de imagem. Nela, entender como cada pilar estratégico, veículo de comunicação ou líder de opinião impacta na reputação da empresa é uma questão de poucos cliques.

Outra vantagem valiosa fornecida pelo sistema da Cortex é a capacidade de medir e comprovar os resultados das ações e eventos realizados pela Comunicação. Isso garante que os recursos sejam investidos com eficiência, maximizando o retorno sobre o investimento.

Benchmarking competitivo

A Cortex também permite que as empresas se comparem com seus concorrentes, realizando benchmarks qualificados da exposição e reputação das marcas pela perspectiva da imprensa e dos principais formadores de opinião no setor. Esse tipo de análise comparativa é crucial para empresas que desejam se destacar em um mercado competitivo.

Além disso, a plataforma sinaliza tendências na mídia, permitindo acompanhar como os temas de impacto para o negócio estão sendo percebidos pela imprensa, líderes de opinião e concorrentes.

Por fim, a Cortex oferece uma visão clara sobre o posicionamento da imprensa, líderes de opinião e entidades governamentais nas principais bolhas de informações da sociedade. Dessa forma, o time entende como sua marca é falada em cada uma dessas comunidades e ajusta suas ações em conformidade.

Em resumo, a Cortex oferece uma solução abrangente para empresas que desejam otimizar sua comunicação estratégica e garantir um ROI positivo na Comunicação. Com ferramentas avançadas e insights baseados em dados, a plataforma ajuda as equipes de Comunicação a tomar decisões mais informadas, a se adaptar rapidamente às mudanças no mercado e a alcançar resultados mais impactantes.

O ROI positivo na Comunicação requer equipe bem equipada e treinada

Não basta exigir que o time gere valor monetário: é preciso investir em tecnologia e inovação contínua. E isso só acontece quando a liderança da área, em acordo com a alta hierarquia do negócio, preparam o caminho para os profissionais trabalharem de forma competitiva.

Conforme você viu, para se chegar a este estado de eficiência, é preciso garantir:

  • conhecimento profundo do público-alvo;
  • utilização dos canais adequados para diálogo contínuo;
  • estabelecimento de metas e objetivos estratégicos;
  • orçamento condizente com o que se quer alcançar;
  • tecnologia e inteligência de dados;
  • aferição de resultados com métricas e indicadores.

Seu time já alcançou o ROI positivo na Comunicação? O que você achou da reflexão e das dicas que trouxemos neste artigo?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados