Como a Reputação de Marca gera impactos na bolsa para as empresas da B3

Como a Reputação de Marca gera impactos na bolsa para as empresas da B3

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Ao pensar em reputação de marca para empresas da B3, estamos nos remetendo aos ativos intangíveis que são determinantes no valor das ações. Além disso, pensamos nos impactos da boa imagem corporativa no sucesso de longo prazo das companhias de capital aberto.

Vamos refletir sobre isso com profundidade? Continue lendo este artigo para ver:

  • por que a B3 criou seu Índice de Sustentabilidade (ISE B3) e o que ele representa;
  • qual a relação entre o legado reputacional de uma marca e sua classificação no ISE B3;
  • como a solução da Cortex contribui para isso;
  • e muito mais!

ISE B3 e reputação de marca: qual é a relação?

Em 2005, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3). Ele serve como um importante referencial para os investidores que querem avaliar o comprometimento das organizações com práticas sustentáveis.

Esse indicador foi elaborado na esteira do avanço global do ESG (Environmental, Social and Governance), em síntese, um conjunto de critérios avaliativos dos impactos ambientais, sociais e de governança das organizações e dos investimentos.

Logo, as companhias que compõem a carteira ISE B3 são rigorosamente avaliadas nos critérios ESG. Afinal, elas ganham um destaque e, consequentemente, têm suas ações valorizadas. 

Periodicamente, a B3 reavalia as organizações para montar o ISE B3. Em linhas gerais, o histórico mostra que há poucas modificações no portfólio do índice — o que demonstra o grau de dificuldade que as marcas enfrentam para conquistar tal status.  

Em 2023, a carteira é composta por 69 companhias que atuam em 37 diferentes setores. Elas foram contempladas entre as 183 que se candidataram e passaram pela avaliação.

Reputação de marca e ISE B3

Uma dimensão bastante palpável, e que pode passar despercebida num primeiro momento, é o legado reputacional das organizações contempladas no ISE B3. Ele representa ao menos dois aspectos bastante interessantes:

  • por um lado, só entram nesse seleto grupo as companhias que conseguem demonstrar conformidade com o ESG;
  • por outro, a imagem delas tende a ser ainda mais valorizada pela opinião pública a partir da entrada no portfólio ISE B3.  

É importante ter em mente que até 80% do valor de um negócio são frutos de seus ativos intangíveis (brand equity, capital intelectual, impactos socioambientais e de governança positivos etc.). E isso é dimensionado inclusive em termos monetários quando olhamos para o mercado de capital aberto. 

Em resumo, a relação entre o ISE B3 e a reputação de marca é muito íntima. Pode-se dizer, sem medo de errar, que ela influencia no sucesso de longo prazo das corporações.  

[PR] O guia definitivo de reputação de marca para empresas da B3

Como a Cortex contribui para a gestão de reputação de marca das empresas da B3?

A Cortex tem orgulho de ser fornecedora de tecnologia para gestão de reputação às empresas listadas na B3 mais bem-sucedidas. Nossa plataforma dotada de Inteligência Artificial, Big Data e Ciência de Dados dá aos times de Comunicação, Relações Públicas e Marketing a facilidade de gerir a imagem corporativa com rapidez e eficiência, em poucos cliques.

A solução de Comunicação Estratégica e Reputação é usada por grandes players como Vivo, Vibra, CPFL, BTG, Dasa, Ultra, Azul, MRV, Cruzeiro do Sul e Iguatemi. Ela facilita, entre outras coisas, a realização de:

  • análises de reputação em tempo real, com indicadores qualitativos e quantitativos;
  • monitoramento de mídias tradicionais e plataformas digitais;
    comparação estratégica com concorrentes;
  • acompanhamento de tendências de debates da opinião pública;
  • mapeamento e monitoramento de bolhas de informação;
  • mensuração de retornos sobre os investimentos em Relações Públicas, Comunicação e Marketing;
  • e muito mais. 

Frentes nas quais a solução da Cortex eleva a inteligência de dados e refina a gestão de reputação

Com a nossa ferramenta, munimos os times de Comunicação com dados sobre:

Exposição promotora de marca 

Ao utilizar a solução integrada da Cortex, é possível cruzar informações de diferentes tipos de ações da área e fornecer indicadores de quais estão sendo mais efetivas para a exposição positiva da marca.

Monitoramento de mídia 

Painel de monitoramento para acompanhar os principais assuntos debatidos na sociedade, agenda da imprensa e líderes de opinião. Assim, é possível compreender as tendências da agenda das mídias, mapeando pautas que estão ganhando ou perdendo espaço no interesse da opinião pública.

Gestão de KPI’s de comunicação 

Painel para gerenciamento dos Key Performance Indicators (KPIs) definidos para a área de Comunicação e Marketing. 

Acompanhe as principais metas, elabore estratégias assertivas para o atingimento ou correção de rota e receba alertas de gatilho de outliers (queda ou crescimento de indicadores).

Acompanhamento de bolhas ideológicas 

Funcionalidade exclusiva da Cortex, possibilita a visualização da repercussão de temas nas bolhas ideológicas progressistas, de centro e conservadoras. 

Ao todo, são mais de 1,7 mil líderes de opinião mapeados (influenciadores, veículos de imprensa, jornalistas, instituições, ONGs, poder público, políticos etc.), categorizados conforme o viés ideológico, em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram.

Diferenciais que a sua empresa só vai encontrar na Cortex

Exposição e resultados quantitativos 

Acompanhe em tempo real tudo o que falam sobre a marca, seu setor e concorrentes. Tenha dados para informar qualquer pessoa da empresa sobre fatos relevantes, publicações de balanço e pesquisar sobre qualquer tema de interesse. 

A nossa solução permite que times sejam capazes de acompanhar sua divulgação de resultados trimestrais e de seus concorrentes.

Revolucionamos a maneira de se “Reportar para Board + C-Level” 

Construímos indicadores antecedentes e KPIs que se correlacionam com os objetivos do C-Level. Nossos reports têm atualização automática em painéis acessíveis para qualquer pessoa da empresa que deseje acompanhar a evolução dos resultados, aumentando a visibilidade da contribuição estratégica da área de comunicação.

Reputação de marca para empresas da B3: um ativo que impacta significativamente os resultados

As empresas de capital aberto precisam garantir e publicizar da melhor forma possível sua confiabilidade, demonstrando que cumprem com as boas práticas de mercado e que estão equilibradas financeiramente. E isso é um desafio constante, especialmente porque “olhos altamente especializados” estão permanentemente fixados nelas. 

Nos últimos anos, a gestão de reputação dessas companhias também passa pela adequação aos índices de ESG. O que fica bem claro quando olhamos para o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3).

É preciso trabalhar de maneira sistemática iniciativas que vão desde prevenir riscos de imagem até monitorar as tendências de opinião pública, passando pelas relações com a mídia e os investidores por meio do diálogo estrategicamente pensado. 

E a maneira mais eficiente de se fazer isso é elevando a inteligência de dados dos times de Comunicação, RP. Especialmente dotando os profissionais de recursos de plataformas como a Cortex oferece para monitorar, analisar e desenvolver estratégias que elevem a imagem corporativa.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados