Gestão de canais indiretos: saiba como fazer a ampliação de canais e ativação de PDVs com inteligência de dados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Entre os diversos desafios da gestão de canais indiretos, ampliar e ativar PDVs têm um destaque especial. Isso porque prospectar e firmar parcerias com distribuidores, representantes e lojistas requer muita habilidade de negociação.

As dificuldades começam na hora de criar uma lista de canais e PDVs para entrar em contato. Fazendo com que gestores e analistas de Trade Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado dediquem muito tempo em pesquisa e análises.

A boa notícia é que há um meio de cortar caminho e tornar esse processo ainda mais estratégico, ágil e eficiente: ampliando a inteligência de dados

Quer entender em profundidade? Continue lendo!

Gestão de canais indiretos: por que é tão difícil encontrar canais e ativar PDVs?

Os percalços que profissionais e líderes de gestão de canais indiretos enfrentam na hora de colocar uma prática de expansão podem ser resumidas nos seguintes tópicos:

  • Alta concorrência: os melhores PDVs estão sob constante ofertas de grandes players. Isso os torna um pouco reticentes na hora de receber contatos com essa finalidade;
  • Informações desencontradas: é bastante complicado mapear o perfil ideal de PDVs, especialmente quando se pesquisa na web onde os dados não estão consolidados e, muitas vezes, são desatualizados; 
  • Lentidão: formatar uma lista de potenciais parceiros para prospectar costuma demorar bastante tempo, exigindo dos analistas uma investigação que pode ser até exaustiva;
  • Trabalho manual: falta de recursos tecnológicos para coletar, higienizar e enriquecer dados sobre canais e PDVs — em síntese, retirar excessos e completar as informações faltantes;
  • Incertezas de quem são as pessoas certas para abordar: informações de contato dos decisores bastante dispersas, incompletas ou desatualizadas — na web ou em mailings de fontes duvidosas;

Em suma, costuma ser um processo com pouca escala por falta de automação na pesquisa, o que está intimamente ligado à falta de ferramentas e/ou habilidades para localizar, armazenar, ordenar e analisar dados

Gestão de canais indiretos: por que a inteligência de dados é essencial?

Diante das adversidades da gestão de canais indiretos, melhor se saem os gestores e analistas que já desenvolveram o que se convencionou chamar de inteligência de dados.

Ou seja, contam com aplicações tecnológicas e habilidades para localizar e analisar volumes exponenciais de ativos informacionais, tanto internos quanto externos.

Eles conseguem operacionalizar bases de dados gigantes e lançam mão de métodos analíticos que vão da análise preditiva à prescritiva, passando por descritiva e diagnóstica. Dessa forma, chegam insights acionáveis para amparar suas decisões e ações. 

Gestão de canais indiretos_Inteligencia de dados

Fonte: IDC

Gestão de canais indiretos: como elevar a inteligência de dados para expandir a carteira de canais e ativar PDVs?

Veja, a seguir, o que você pode fazer para tornar elevar a inteligência de dados do time responsável por ampliar canais e ativar PDVs. 

Incentive o mindset Data-Driven

Antes de mais nada, é preciso desenvolver uma cultura Data Driven na organização. Dessa forma, as atividades das equipes passam a ser otimizadas com informações sobre o mercado, os clientes e prospects

Ao mesmo tempo, as decisões operacionais e estratégicas são amparadas por insights relevantes, deixando de lado a intuição ou o costume de “tentativa e erro”. 

➡️ Faça isso incentivando os times a estudar o tema do Big Data, fornecendo cursos e debates sobre o tema. Você também pode promover eventos e workshops que aproximem o core business da empresa da necessidade de ampliação da inteligência de dados.

Una Marketing e Vendas

Em seguida, deve-se superar a tradição de Marketing e Vendas trabalhando separadamente. Afinal, é praticamente impossível chegar à inteligência de dados sem que Trade, Inteligência de Mercado e Comercial interajam constantemente.

➡️ Para tal, estabeleça metas e objetivos conjuntos, crie um acordo de nível de serviço (SLA) e defina métricas e indicadores para mensurar resultados. 

Nova call to action

Invista em uma solução de Inteligência de Vendas B2B

Por fim, vale a pena investir em recursos tecnológicos que deem à equipe meios de aumentar o poder de cruzamento dos dados, além do enriquecimento e da higienização deles. 

Basicamente, é preciso implementar uma boa plataforma de Inteligência de Vendas B2B. Esse tipo de aplicação tem a Inteligência Artificial no back end e dispõe de bases de dados gigantescas sobre empresas, sempre atualizadas, de fácil filtragem.

Em poucos cliques, os analistas conseguem selecionar regiões geográficas, perfis específicos de canais em nichos específicos; conhecer o porte, o número de funcionários, o faturamento… e por aí vai. 

➡️ Dê uma olhada na plataforma de inteligência de mercado e vendas, da Cortex Intelligence. Ela é a mais poderosa da América Latina, disponibilizando mais de 19 milhões de empresas de todos os setores e portes.

Gestão de Canais Indiretos: amplie os canais e a ativação de PDVs com Inteligência de Dados

Gestão de canais indiretos: inteligência de dados para expansão de canais e ativação de PDVs

Expandir a carteira de canais indiretos e ativar mais PDVs não precisa ser uma tarefa hercúlea. Gestores e analistas de Vendas, Trade Marketing e Inteligência de Mercado podem amparar suas ambições na inteligência de dados.

Dessa forma, tornam tudo mais ágil e eficiente, inclusive reduzindo custos operacionais e entregando resultados mais pomposos. 

Afinal, a gestão de canais indiretos é muito estratégica para os negócios, e não pode mais ser feita sem o amparo da tecnologia —  nem os profissionais precisam seguir tendo uma atuação meramente operacional; eles querem e têm capacidades de fazer mais e melhor!



Artigos Relacionados