Vendas e marketing juntos? Saiba como o vendarketing pode ajudar a sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Se você quer posicionar bem a sua marca no mercado, aumentar o faturamento e alcançar as metas criadas no planejamento, é fundamental alinhar o setor de vendas e marketing. Com esses dois times trabalhando juntos a sua empresa consegue gerar mais oportunidades de negócio.

Essas duas áreas são as principais envolvidas no relacionamento com potenciais clientes. Por isso, investir no vendarketing além de alinhar as metas da sua empresa, melhora a experiência dos seus prospects.

Para entender melhor como isso funciona, na prática, criamos este conteúdo para explicar como o trabalho simultâneo do time vendas e marketing pode ajudar a sua empresa a crescer. Continue a leitura!

O que é vendarketing?

Como você já deve ter percebido o termo vendarketing vem da junção das palavras vendas e marketing. Na prática, isso significa aplicar um conjunto de estratégias que tem como objetivo alinhar os dois setores.

A ideia é favorecer e promover a troca de informações relevantes entre o time de vendas e marketing para otimizar o funil de vendas e gerar resultados mais positivos. Segundo um estudo do Aberdeen Group, empresas com departamentos de vendas e marketing alinhados crescem 20% ao ano mais do que organizações que não adotam essa estratégia.

Qual a importância dos setores de marketing e venda trabalharem juntos?

Se você parar para pensar vai ver que o objetivo desses dois setores é o mesmo: fazer a empresa vender. Apenas a forma como cada área faz isso é que é diferente. Enquanto o marketing cria anúncios e cuida dos canais da empresa, o time de vendas entra em contato para vender.

Por isso é tão importante alinhar os dois times para que o marketing qualifique os prospects e leads para a compra, passando para as vendas. Já o comercial pode oferecer ideias que contribuam para o entendimento do perfil do consumidor.

Com um público cada vez mais conectado é fundamental para qualquer negócio garantir uma presença online forte. Isso significa investir em técnicas e estratégias digitais que criem uma comunicação multilateral, presente em todos os nichos.

Assim, por meio da automatização você consegue colocar a sua empresa disponível 24 horas por dia, com o uso de chatbots. Mas para isso tudo acontecer, e o seu negócio atender melhor e vendar mais, é imprescindível o vendarketing.

Quais são as vantagens de se investir em vendarketing?

O trabalho conjunto da equipe de vendas e marketing traz muitas vantagens para a sua empresa. Afinal, se esses são os times responsáveis por gerar mais receita e otimizar a gestão da marca, certamente será mais lucrativo unir os seus esforços.

Confira os principais benefícios que o vendarketing pode trazer para a sua empresa.

Alinhamento das metas da empresa

Se as duas equipes trabalham juntas, é mais fácil alcançar as metas criadas no planejamento. Assim, fica mais fácil saber quantas oportunidades o time de marketing consegue gerar para o que pessoal de vendas converter.

Facilita a mensuração de dados

Com os objetivos alinhados fica mais fácil entender e melhorar os pontos de falhas e oportunidades. Isso significa compreender o desempenho de cada campanha publicitária e de cada negociação de vendas e comprovar, por meio de números precisos, quais foram as ações mais eficientes.

Melhora a experiência dos seus potenciais clientes

Com esse dois setores trabalhando juntos, tanto o vendedor como o profissional de marketing conseguem conectar as necessidades do cliente com as soluções que a empresa oferece, destacando como cada serviço pode resolver o problema dele.

Dito tudo isso sobre a importância do trabalho simultâneo entre o time de vendas e marketing, e como o vendarketing podem contribuir para aumentar o faturamento da sua empresa, não perca tempo: aplique essa estratégia no seu negócio.

Você gostou desse post sobre os benefícios do vendarketing para a sua empresa? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também conhecerem essa estratégia.! Estamos no LinkedIn, Instagram e até no YouTube!

[rock-convert-cta id=”2499″]


Artigos Relacionados