Flywheel Marketing: conheça essa nova vertente do Inbound

Flywheel Marketing: conheça essa nova vertente do Inbound

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Flywheel Marketing é uma nova abordagem dentro do Inbound Marketing, mais focada na fidelização do usuário. Ela pode ser descrita a partir da tradução da metáfora: “volante de rotação”, uma engrenagem circular que dá força a uma máquina. 

Logo, em vez da forma tradicional do funil, o conceito remete a um círculo, fortalecendo a ideia de que é um ciclo que não tem fim.

Mas é possível ir mais a fundo, e é isso que vamos fazer ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!

O que é Flywheel Marketing

No conhecido sistema de funil de Marketing e Vendas, o cliente em potencial percorre o caminho passo a passo até finalmente sair como cliente. Agora, muitos especialistas consideram esse método desatualizado. 

Como alternativa, a HubSpot introduziu o conceito de Flywheel Marketing. Nele, o cliente está no centro constante e estático de todas as atividades. Isso acontece porque os departamentos de Vendas, Marketing e Serviços garantem que não haja paralisação, mantendo a roda em constante movimento. 

A maior vantagem dessa abordagem é que, mesmo que o comprador tenha concluído oficialmente a jornada, a roda continua girando em torno dele. 

Neste sentido, a palavra-chave é dinamismo, em vez de linearidade. E, dessa forma, clientes e, na melhor das hipóteses, embaixadores da marca podem ser gerados com muito mais facilidade.

Além disso, o Flywheel Marketing oferece suporte ao tão sonhado alinhamento de Vendas e Comercial rumo à geração de resultados mais sustentáveis — algo em torno de 208% a mais em receitas, segundo a HubSpot

Quando o Flywheel foi anunciado, o que se debatia era que a indústria havia mudado demais para continuar confiando no funil. Ou seja, nos últimos anos, os objetivos mudaram de tal forma que a satisfação do comprador passou a ser a principal prioridade; por esta razão, foi necessário fazer um modelo que incluísse também o serviço.

Img intern - Flywheel Marketing_ conheça essa nova vertente do Inbound

Qual é o impacto do Flywheel Marketing para o Inbound Marketing e nas vendas

É bastante viável dizer que o Flywheel Marketing faz mudanças substanciais no Inbound Marketing, onde o conceito de Funil se consolidou, e influencia os resultados comerciais. Confira, a seguir, quais são as modificações mais evidentes!

Do modelo linear ao cíclico 

A abordagem do funil é mais linear, pois se concentra em uma hierarquia distinta de estágios. Seu objetivo é atrair novos clientes e, em seguida, orientá-los através do processo canalizado.

Já o Flywheel é de natureza mais cíclica e se concentra em negócios repetidos gerados por clientes existentes. Ele permite o uso de métodos mais centrados no cliente para se conectar com eles. Por exemplo, eventos, reuniões cara a cara, conteúdo exclusivo, mensagens personalizadas, entre outros.

Superação de lacunas clássicas

O funil pode ser um processo com vazamento em vários pontos. Ele não consegue identificar o potencial que um comprador tem para se tornar um embaixador da marca. E a jornada do cliente termina na parte inferior sem um plano claro para retenção ou vendas repetidas.

Em outras palavras, o funil essencialmente vê os clientes como o fim a ser conquistado, enquanto o Flywheel os vê como pessoas cujas necessidades podem impulsionar o crescimento.

Fidelização de clientes

Todos sabemos que a maior parte dos negócios de uma empresa vem de clientes existentes, e a aquisição de novos têm um custo grande. 

Ao contrário do funil, que tende dar por finalizado o contato com o cliente quando a compra é concluída, na abordagem do Flywheel Marketing, o foco está em continuidade. Dessa forma, busca-se proporcionar a satisfação que pode transformar o comprador em um fiel defensor da marca.

Isso porque, entre outras questões, essa estratégia ajuda a prever e antecipar necessidades e fornecer mensagens relevantes e oportunas personalizadas. 

Em suma, essa estrutura oferece uma maneira melhor de localizar e identificar pontos problemáticos e eliminá-los para que a jornada permaneça suave e contínua.

Superação da perda de relevância do funil

O funil está perdendo rapidamente sua relevância hoje à medida que o cenário do marketing evolui. Nas décadas anteriores, os clientes não conseguiam obter avaliações, comentários, sugestões e recomendações independentes e autênticas com o clique de um mouse.

Naquela época, o funil fazia mais sentido porque significava que as informações estavam disponíveis ao longo da jornada do cliente, de fontes limitadas e, no final, a empresa poderia simplesmente deixar o comprador seguir seu caminho.

Hoje, um potencial cliente entra na jornada em qualquer etapa de acordo com sua conveniência e preferência. Ele pode pular vários dos estágios convencionais do funil, que tem seu foco puramente na aquisição — o modelo flywheel é uma combinação de conquista e retenção.

Personalização em outro nível

A estratégia de marketing de funil era mais ou menos um tipo de tamanho único, enquanto o Flywheel Marketing cria energias localizadas com equipes menores, possibilidade de uso de vários idiomas, mudanças culturais e caminhos de conversão.

Além disso, os funis dão menos ajuda aos profissionais da área para fazer previsões ou antecipar as necessidades e preferências dos compradores, especialmente em situações dinâmicas. Isso dificulta a tarefa de seguir o itinerário do cliente de maneira pessoal ou aprofundada.

Já o Flywheel Marketing entende que os clientes tendem a confiar naturalmente em seus pares e referências boca a boca, em vez de mensagens padrão da empresa.

Esse é o poder que o Flywheel aproveita, tornando as mensagens muito mais direcionadas, eficientes e econômicas. E usando informações e dados de ponta, é possível implantar o “efeito volante” de forma muito mais ampla.

Cliente em primeiro lugar — de verdade

O modelo de funil certamente trabalha duro para conquistar clientes, mas a diferença crucial é que os considera quase uma reflexão tardia! 

Embora pareça paradoxal no contexto do Marketing, a realidade é que o funil serve apenas como um canal para conduzir os clientes ao processo de vendas.

Por outro lado, quando se implanta uma estratégia de Flywheel Marketing, o foco permanece em reter o cliente e construir um relacionamento duradouro com ele.

Métricas mais precisas

Hoje, as empresas têm acesso a enormes volumes de dados. O céu é o limite para a quantidade, variedade e frequência das coisas que podem ser medidas sobre as contas atendidas e os compradores dentro delas. No entanto, é fácil ficar sobrecarregado com essa quantidade de insumos.

O modelo flywheel ajuda a focar nas áreas que realmente importam: as centradas no cliente. Ele ajuda a reavaliar o mercado e identificar, localizar e atender corretamente os clientes.

Basicamente, munidos de métricas mais precisas, os profissionais ficam mais bem equipados para otimizar a publicidade, páginas de listagem de produtos e conteúdo geral. Isso é sincronizado com todos os esforços para atrair os clientes para o centro da roda, onde eles podem fornecer o máximo de energia.

Resumindo

O ecossistema de Marketing está acordando para o fato de que o tradicional funil de Marketing e Vendas está a caminho de se tornar obsoleto. Isso porque o comprador de 2022 tem muito pouca memória de como era uma ou duas décadas atrás, quando não tinha um dispositivo à mão para responder a todas as suas perguntas, dar opções e ser um ajudante constante.

Não faz mais sentido usar uma estratégia que existe há um século. Na era da Internet, as empresas não podem ignorar qualidades humanas como cortesia, gentileza, capacidade de ouvir, espaço para pensar e estabelecer relacionamentos duradouros.

Neste movimento, o debate Funil vs Flywheel Marketing, certamente parece que o Flywheel está avançando, com mais empresas entrando a bordo e se adaptando a essa nova realidade para vencer. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa plataforma de Vendas e Mercado.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados