Entenda a importância de uma ferramenta de clipping

Entenda a importância de uma ferramenta de clipping

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Ferramenta de clipping é como comumente se chama um software que monitora e coleta conteúdos de mídia. Normalmente, notícias escritas em impressos e portais web ou em meios de radiodifusão — completas ou em trechos contendo palavras-chave específicas e menções a uma marca ou figura pública. 

Esse tipo de solução tecnológica substitui a clipagem tradicional: quando era preciso recortar trechos de impressos ou decupar conteúdos audiovisuais manualmente. Logo, potencializa a produtividade de assessores de imprensa e outros profissionais de Comunicação e Relações Públicas encarregados dessa atividade.

Mas tem mais sobre isso que queremos que você saiba. Assim, te convidamos a seguir lendo os seguintes tópicos:

  • o que diferencia uma ferramenta de clipping da clipagem sem apoio tecnológico;
  • por que contar com ela é importante para comunicadores, analistas de RP e as empresas de modo geral;
  • como a solução da Cortex faz esse papel, inclusive indo além dos sistemas comuns no mercado;
  • e muito mais.

Confira!

Clipping tradicional versus Clipping feito por ferramentas especializadas

Vamos começar diferenciando a clipagem tradicional, feita manualmente, da que é realizada com auxílio de uma ferramenta de clipping. Para isso, vale a leitura desse quadro comparativo:

 

CLIPPING MANUAL

FERRAMENTA DE CLIPPING

Definições

Pesquisa e coleta manuais de recortes de mídia impressa e trechos de rádio e TV.

Aplicação automatizada para monitoramento e coleta de conteúdos de mídia com base em termos-chave.

Objetivos

Acompanhar a cobertura da imprensa e menções específicas, analisar a reputação e percepção de uma empresa ou indivíduo.

Monitorar a presença da marca, entender a percepção do público, analisar concorrentes, entre outros.

Resultados esperados

Coleta parcial de informações, especialmente menções importantes.

Coleta completa e precisa, abrangendo inúmeras fontes — evitando perder os movimentos da mídia convergente.

Vantagens

Baixo custo, adequado para pequenas operações e acompanhamento manual ocasional.

Automação eficiente, economia de tempo e recursos, maior precisão e escalabilidade para grandes demandas.

Desvantagens

Consumo de tempo, propensão a erros humanos, limitação de escala.

Requer investimento em infraestrutura tecnológica e aprendizado de uso da ferramenta.

Quais as principais vantagens de contar com uma ferramenta de clipping?

Quanto aos benefícios de adotar uma ferramenta de clipping, vale a pena detalhá-los. Confira esse detalhamento nos tópicos que seguem.

1. Monitoramento abrangente e eficiente

Uma ferramenta de clipping oferece uma solução eficaz para monitorar a cobertura de mídia de uma empresa ou marca. 

Diferentemente do que acontece na clipagem manual, uma boa ferramenta de clipping permite o acompanhamento abrangente de menções em diversas fontes de notícias, redes sociais e sites. 

Com a coleta automatizada de conteúdos relacionados a palavras-chave específicas, a ferramenta economiza tempo e recursos valiosos, além de proporcionar resultados mais precisos.

2. Acesso simultâneo para colaboração eficiente

A possibilidade de acesso simultâneo para vários usuários permite que equipes de Comunicação e RP colaborem com agilidade e de forma coordenada. 

Em outras palavras, a ferramenta de clipping torna possível o compartilhamento de insights e relatórios detalhados. Isso, em síntese, otimiza a comunicação entre os profissionais, promovendo uma abordagem integrada e estratégica.

Automação de relatórios de RP: por que e como usá-la para comprovar os resultados da sua equipe

3. Análise em tempo real para tomada de decisões estratégicas

Com a obtenção de informações em tempo real, os profissionais de Comunicação e RP podem tomar decisões estratégicas com base em dados atualizados. 

Neste sentido, a capacidade de antever ou gerenciar crises de forma mais eficiente aumenta consideravelmente. Isso porque há mais tempo hábil para respostas a situações emergentes ou já em curso.

Além disso, uma ferramenta de clipping eficaz automatiza a categorização dos recortes de mídia, facilitando o acesso rápido a informações relevantes. 

Isso não só otimiza o trabalho dos profissionais envolvidos, mas também possibilita a análise de tendências e identificação de oportunidades, favorecendo a construção de uma imagem positiva perante os stakeholders.

4. Geração de demonstrativos precisos de resultados, com insights contextualizados

Uma ferramenta de clipping eficiente apresenta métricas detalhadas, como alcance das notícias, menções de concorrentes e sentimento do público em relação à marca. Isso em tempo real, de forma automatizada

Dessa forma, com parâmetros claros, comunicadores e analistas de RP podem fazer  análises robustas para mensurar o impacto das estratégias e atividades. Invariavelmente, isso facilita a identificação de áreas que necessitam de melhorias e o direcionamento de ações efetivas.

Nova call to action

5. Entrega rápida de informações atualizadas

Acompanhar a velocidade das notícias é essencial em tempos de comunicação instantânea. Logo, uma ferramenta de clipping, com suas possibilidades de acesso imediato a novas menções, facilita o acompanhamento da opinião pública em constante mudança.

Isso proporciona vantagens significativas em lidar com eventos em tempo real e manter-se à frente das tendências. Inclusive servindo para que Comunicação e RP, de fato, cheguem à posição de "hub de inteligência", tão esperada pelos boards executivos das companhias mais bem-sucedidas.  

6. Diversidade de formatos de entrega

Com uma solução de clipping, as informações coletadas podem ser apresentadas em relatórios visuais, gráficos e resumos executivos, adequando-se às necessidades de diferentes públicos. 

Tal flexibilidade facilita a difusão de informações relevantes dentro da organização, permitindo que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara e completa da cobertura de mídia. Isso é importante principalmente para os executivos C-Level que, normalmente, precisam de reports mais direto ao ponto para amparar suas decisões. 

7. Escalabilidade para acompanhar o crescimento

Por fim, a escalabilidade é uma característica fundamental de uma ferramenta de clipping eficaz. Isso porque ela é capaz de lidar com grandes volumes de dados e ajustar-se ao crescimento das demandas comunicacionais e relacionais da empresa. 

Na prática, à medida que a marca expande, o sistema de clipagem acompanha e fornece suporte contínuo ao monitoramento e análise da cobertura de mídia — entre outras frentes já citadas—, mantendo a qualidade e a eficiência.

Como a Cortex te ajuda a ir além do clipping?

Muito bem, se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: qual a melhor ferramenta de clipping do mercado?

Te apresentamos a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex. Nela, o clipping automatizado é apenas um dos processos a serem realizados. 

Trata-se de uma plataforma desenvolvida para, entre outras coisas, o time de Comunicação lidar com a esfera da opinião pública largamente ampliada pelas mídias digitais

Em resumo, o sistema da Cortex fornece a assessores de imprensa, gestores e analistas de Comunicação e RP:

  • monitoramento integrado de mídias, inclusive das tendências midiáticas;
  • análises aprofundadas da contribuição da área para os objetivos estratégicos do negócio;
  • recursos, dados e insights para gestão de reputação e gerenciamento de crises de imagem;
  • dashboards completos para benchmarking competitivo — comparação realista/contextualizada com a concorrência;
  • mensuração de resultados globais e em nível granular, com dados quantitativos e qualitativos — rompendo com a tradição de demonstrar resultados de maneira subjetiva;
  • detecção, análise e acompanhamento de bolhas de informação;
  • e muito mais.

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

Ferramenta de clipping: a automatização a serviço de estratégias de Comunicação e RP ainda mais inteligentes

Ao analisarmos as vantagens de contar com uma ferramenta de clipping, fica evidente como essa tecnologia revoluciona a maneira como profissionais de Comunicação e RP conduzem suas atividades. 

Basicamente, automação eficiente permite um monitoramento abrangente e eficiente da cobertura de mídia, possibilitando o acompanhamento em diversas fontes de notícias e redes sociais, economizando tempo e recursos preciosos. 

Além disso, a capacidade de acesso simultâneo para colaboração eficiente promove uma abordagem integrada e estratégica entre as equipes, resultando em coesão e efetividade.

Nesse contexto, a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex se destaca como uma solução completa e inovadora. Além do clipping automatizado, ela disponibiliza uma série de recursos, dados e insights para a gestão de reputação e o gerenciamento de crises de imagem. 

Seus times de Comunicação e RP já contam com uma boa ferramenta de clipping? O que você achou da reflexão que trouxemos neste artigo?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados