Como a inteligência de dados ajuda a acompanhar temas para a sua marca e pautas discutidas pela sociedade

Inteligência de dados: como usá-la para acompanhar pautas da sociedade relevantes para a sua marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Acompanhar as pautas discutidas pela sociedade é fundamental para as empresas hoje. E isso só pode ser feito com inteligência de dados, que amplia o poder analítico dos profissionais responsáveis pela gestão de reputação.

Sem isso, é bem comum que as marcas acabem perdendo o timing de se posicionar ou mesmo não entender o que move o debate coletivo. Isso é um passo para a irrelevância e também pode aumentar a vulnerabilidade para crises de imagem que colocam a perder anos de esforços.

Quer entender como unir ferramentas tecnológicas e habilidades analíticas para acompanhar os temas importantes para a sua marca e as pautas discutidas pela sociedade? Continue lendo!

O que é inteligência de dados e como ela se aplica à Comunicação

A inteligência de dados diz respeito à capacidade de captar, processar e analisar grandes volumes de dados para transformá-los em insights que apoiem a tomada de decisão. Na prática, trata-se de unir a adoção de ferramentas tecnológicas com a capacidade analítica.

O termo também é empregado para descrever um tipo de ferramenta tecnológica que permite uma navegação propositiva pelo Big Data., fornecendo interpretações e acúmulo de conhecimento. Sendo assim, as ferramentas sob esse guarda-chuva de fato incrementam a inteligência analítica dos profissionais da área. 

Como hoje as organizações esperam que os comunicadores se posicionem como líderes de desenvolvimento organizacional, a inteligência de dados é cada vez mais necessária. 

Para se ter uma ideia, 87% dos líderes dessa área afirmam que o alto escalão está procurando mais a opinião da Comunicação para tomar decisões; e 91% concordam que os profissionais da área devem ser fortes analistas de dados, segundo estudo da Cision.

Em termos práticos, há várias frentes em que a inteligência de dados se aplica nos departamentos de Comunicação. Entre elas, destacam-se:

Inteligência de dados para Comunicação

Nova call to action

Por que mapear apenas a imprensa já não é o suficiente para a gestão da reputação

No que diz respeito ao mapeamento dos temas importantes para uma empresa, bem como aqueles que estão sendo debatidos pela sociedade, é preciso ir além da mídia profissional. Isso porque hoje é praticamente impossível acompanhar todas as menções à marca e seu universo de atuação, pois não é só a imprensa que produz opinião. 

Nos últimos anos, o público ampliou consideravelmente a arena opinativa dialogando ininterruptamente por meio das redes sociais. E essa nova realidade colocou as organizações em meio a milhares de postagens de pessoas comuns, influenciadores e líderes de debates. 

Outro ponto importante a se considerar é que são constantes as modificações na forma com que os meios de comunicação e os líderes de opinião entregam informações à sociedade. E esta, por sua vez, também tem uma relação de consumo de conhecimento em caráter de urgência e descartabilidade. 

Essas mudanças vão desde as técnicas empregadas até os formatos de conteúdos, passando pela rapidez com que os temas emergem, são explorados e desaparecem. 

Basicamente, é preciso automatizar ao máximo o trabalho de verificação das pautas que movimentam o debate coletivo.  Isso requer o uso de soluções de inteligência de dados dotadas de Inteligência Artificial e Analytics, essencialmente. 

Como acompanhar tendências de mídia e as principais pautas da sociedade

Entendido como a inteligência de dados ajuda a vencer o desafio de monitorar a opinião pública, confira, a seguir, algumas dicas para empregá-la na Comunicação da sua empresa!

Defina os temas importantes

Comece levantando todos os temas relevantes para o negócio. Eles normalmente estão intimamente ligados aos pilares estratégicos da marca. 

A partir disso, já haverá um direcionamento do que precisa ser monitorado, seja na imprensa ou em ambientes onde os próprios públicos movimentam o debate. 

Mapeie veículos e líderes de opinião

Em seguida, acompanhe como jornalistas, influenciadores e líderes de opinião cobrem esses assuntos. Isso sempre tendo como horizonte os valores da marca, os potenciais riscos de crises, o engajamento dos públicos de interesse, entre outras frentes.

Implemente uma solução de inteligência de dados

Conforme já adiantamos, para fazer isso de maneira profissional e com máxima eficiência, invista em uma plataforma inteligente de comunicação estratégica e gestão de reputação. 

Com Inteligência Artificial no background, essa solução deve rastrear ininterruptamente as menções à marca, as pautas do mercado de atuação e o clima opinativo. Assim, ela dará aos profissionais da Comunicação alertas em tempo real, relatórios de fácil interpretação e até recomendações de como agir de acordo com cada situação.

Por exemplo, por meio de um painel de visualização, é possível monitorar líderes de opinião (políticos, influenciadores, jornalistas, ONGs, entidades etc) e entender em profundidade como eles se movem dentro das bolhas de informação. Em um nível de detalhe que chega até aos vieses ideológicos embutidos nos debates.

Invista em capacitação analítica do time de Comunicação

Para dimensionar as pautas que estão em alta e verificar as que já estão perdendo fôlego, os profissionais de Comunicação precisam ter habilidades analíticas. Só assim eles conseguirão mensurar os possíveis impactos do debate público na reputação da marca, entre outras necessidades estratégicas.

Logo, vale a pena investir em cursos e palestras sobre o tema. Além disso, uma dica interessante é aproximar os comunicadores da área de TI e, ao escolher a solução de inteligência de dados, ter certeza de que o fornecedor será um parceiro para assessorar o time sempre que necessário. 

[PR] Guia Completo das Bolhas de Informação: entenda por que o conceito é essencial para Comunicação e Marketing

O que aprendemos sobre a inteligência de dados e monitoramento de mídias e pautas relevantes para a opinião pública

Ao mesmo tempo em que é preciso monitorar o que é dito sobre a marca e acompanhar a movimentação do debate coletivo, há desafio de lidar com uma opinião pública cada dia mais frenética. 

Para que a Comunicação consiga lidar com essa realidade de maneira estratégica, ela precisa de uma solução tecnológica dotada de Inteligência Artificial e recursos de Analytics. Também deve ter habilidades analíticas para captar, processar e obter insights de grandes volumes de dados internos e externos e agir com rapidez e eficiência. 

Em resumo, deve-se ter a inteligência de dados como aliada para garantir o que a marca estará sempre bem posicionada, conseguirá encontrar oportunidades de diálogo com a mídia e seus públicos de interesse e gerenciar crises de imagem — entre outros benefícios.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados