Share of voice: conheça esse indicador de Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 5 minutos

Você vai ler sobre:

  • O que é share of voice
  • Por que ele deve ganhar espaço nos departamentos de comunicação
  • Como mensurar esse indicador

Você é um profissional de comunicação conectado às tendências do seu mercado? Então é possível que já tenha ouvido falar do indicador share of voice.

Mas se não conhece ainda, agora é um bom momento para correr atrás. Você sabia que 96% dos CCOs acreditam que as organizações devem medir o share of voice, conforme indica indica pesquisa da Nasdaq?

E que, também de acordo com o estudo, este indicador é avaliado pelos CCOs como um dos mais importantes para conseguir bons resultados?

Para entender o que é o share of voice, como calculá-lo e por que é importante adotar essa métrica no seu departamento de comunicação, continue lendo o blog post.

O que é o share of voice?

A tradução literal de share of voice é “fatia de voz”. E isso já diz bastante sobre o que esse indicador representa: a participação da comunicação da sua empresa no mercado como um todo ou em relação aos seus concorrentes.

Em outras palavras, corresponde a quantas menções (nas mídias digitais, jornais, revistas, rádios e televisão) o seu produto, serviço ou marca recebeu em relação ao ambiente competitivo em que a companhia está inserida.

Esse conceito não é novo. Na verdade, já vem sendo utilizado pelo Marketing há décadas. Porém, pode ser mais explorado pela área de comunicação.

Isso porque compreender o “volume da sua voz” é compreender os efeitos das suas ações, se funcionam ou não. Empoderado desse indicador, você pode desenvolver planos mais assertivos.

Portanto, é um indicador estratégico, não uma métrica de vaidade, ou seja,  dados monitorados que, na verdade, não ajudam na tomada de decisões.

De qualquer forma, o share of voice funciona melhor alinhado a outras métricas e indicadores. Isso porque ele diz respeito apenas à visibilidade da marca, mas não à qualidade das menções nem ao nível de reputação.

Como calcular o share of voice da sua marca

Não existe uma maneira certa ou errada de se calcular o share of voice. Tudo depende do objetivo da companhia para definir as variáveis que serão mensuradas. Porém, de modo geral, essa é a conta que se faz para medir o share of voice:

Share of Voice = publicidade da sua marca ÷ publicidade total do mercado

A publicidade da sua marca e total pode dizer respeito apenas a redes sociais ou veículos tradicionais, ou apenas a uma ação específica. Mas pode também ser mais ampla e contemplar todas as mídias.

Como disse, tudo vai depender do objetivo e peculiaridades da companhia. Afinal, são muitas variáveis para levar em consideração.

Vejamos um exemplo: para saber o share of voice total da sua marca em um determinado período, em todas as mídias, é preciso somar a sua quantidade de menções a de seus concorrentes. Assim, você descobre a publicidade total do mercado.

Se a sua marca teve 4 mil menções em um mês e os seus concorrentes juntos tiveram 6 mil, o total do mercado é 10 mil. Depois, é preciso dividir a quantidade de menções da sua marca por este valor, ou seja, 4.000/10.000. 

O resultado dessa equação será 0,4. Multiplique por 100. Assim, você descobre que a sua marca corresponde a 40% do share of voice no seu segmento naquele período definido. Para entender se este valor é ou não relevante, é necessário compará-lo com o resultado de seus concorrentes.

Dica:

Aqui vai uma dica importante: fazer esse monitoramento de modo manual é contraprodutivo. Por isso, alguns departamentos de comunicação mais avançados no uso de tecnologias têm utilizado Growth Intelligence como uma forma de se modernizar no uso de métricas e indicadores.

Isso porque Growth Intelligence é o uso de Big Data e ciência de dados para alavancar resultados em comunicação, Marketing e Vendas. Essa solução permite, por exemplo, fazer o monitoramento em tempo real e integrado de todas as mídias, seja impresso, rádio ou digital. 

Leia também:
Centimetragem: o que é e por que essa métrica está ultrapassada
– Frequência de exposição: entenda sua relevância nas estratégias de comunicação corporativa
– Agendamento temático: como utilizá-lo para posicionar a comunicação institucional

Por que você deve adotar esse indicador

Bom, já sabemos a utilidade e como calcular o share of voice. Mas por que passar a mensurar esses dados?

O primeiro – e mais óbvio – objetivo ao calculá-lo é entender e comprovar o valor das ações de comunicação. Quanto maior o share of voice, maior a visibilidade da marca para o público.

Além disso, comparando esse indicador com o de seus concorrentes, é possível ter insights sobre como atuar para melhorar o resultado de suas ações. Permite também compreender a relação do seu público com a marca e a quais temas ela está mais associada na mídias.

Resumindo

Como vimos, medir o share of voice da sua marca ou produto é pensar estrategicamente. Isso porque ajudará você a ter insights valiosos e maior visibilidade dos resultados das ações de comunicação.

Por exemplo, ao saber quais de seus produtos causam mais impacto no mercado, medindo o share of voice deles, é possível ainda fornecer informações valiosas para outras áreas, como Marketing e Vendas.

Portanto, em resumo:

  • O share of voice corresponde a quantas menções o seu produto, serviço ou marca recebeu em relação ao ambiente competitivo em que a companhia está inserida; 
  • É preciso ter uma estratégia clara para definir a melhor forma e as variáveis para mensurar o share of voice da sua marca ou produto;
  • Ferramentas de Growth Intelligence levam mais inteligência e produtividade a esse trabalho de mensuração;
  • Acompanhar esse indicador ajudará a comprovar o ROI das ações de comunicação.

Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

share of voice

Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog