10 motivos para ter monitoramento de mídias em tempo real

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você faz monitoramento de mídias em tempo real para a gestão de reputação da marca? A prática é fundamental em tempos nos quais os canais proliferam com grande intensidade em virtude, principalmente, das redes sociais.

A internet transformou o que antes era uma mensagem controlada e unilateral em um diálogo em tempo real, com milhões de pessoas, ao mesmo tempo.

Consequentemente, um plano de  comunicação hoje não pode mais se basear em ações que não considerem o alcance e a velocidade com que as mensagens se espalham, principalmente pelo universo virtual.

Se hoje se conversa com milhões de pessoas ao mesmo tempo, assim deve ser a comunicação empresarial da nossa era, abrangente e em tempo real. Para se ter uma ideia, só o Twitter atingiu a marca de 186 milhões de usuários em 2020. Essa enorme quantidade de pessoas dá a dimensão do quão relevante é monitorar a reputação nos diversos canais disponíveis.

São milhões de menções no Twitter, likes no Facebook e feedbacks variados sendo publicados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Como consequência, o real time media monitoring, como é conhecido internacionalmente, vem se tornando um diferencial na competitividade empresarial e na eficácia do acompanhamento do posicionamento de sua reputação no mercado. Isso não apenas no Brasil. É um movimento global.

Seja para conhecer o comportamento do consumidor, para reagir a notícias negativas a tempo, para monitorar o mercado ou para vigiar os concorrentes, as mídias online podem ser consideradas, hoje, uma das fontes de dados mais valiosas a nosso dispor.

Portanto, vejamos com exemplos mais concretos por que o monitoramento de mídias em tempo real é tão importante:

Por que fazer monitoramento de mídias em tempo real?

1. Saber se o público-alvo está captando a sua mensagem da forma desejada

Com o monitoramento em tempo real, pode-se ter acesso a todos os comentários e feedbacks que mencionam sua marca nas mídias online.

Assim, é possível identificar se uma mensagem foi transmitida como pretendida pela sua Comunicação e como ela foi recebida pelo público.

A vantagem de se fazer o monitoramento de mídias em tempo real é poder reagir, quase instantaneamente, caso algum problema com a mensagem seja identificado. Essa resposta rápida determina o quanto sua empresa está inserida em um contexto de cultura ágil.

2. Ganhar credibilidade com base em feedbacks

Analisar feedbacks nas mídias sociais é uma excelente oportunidade para se trabalhar a credibilidade de uma marca. Igualmente, não fazê-lo pode significar um enorme risco para sua reputação.

Você tem escutado o que seus clientes dizem?

Esse comportamento é muito mais importante do que pode parecer, principalmente no que diz respeito aos retornos (ou menções) negativos.

Quanto antes forem identificados, mais chances sua empresa terá de demonstrar o quanto é sensível às dores dos clientes (e potenciais), dando a eles uma resposta rápida ou atendendo aos seus pedidos.

Reclamações podem se tornar excelentes oportunidades para as empresas surpreenderem seus clientes, demonstrando sua capacidade de solucionar problemas.

Uma crítica postada pode desencadear observações de outras pessoas com a mesma opinião.

Portanto, se você identifica essa crítica com rapidez e soluciona a questão que ela aborda com excelência, estará criando uma grande oportunidade de impressionar seu cliente e, quem sabe até, de gerar um rumor positivo sobre a maneira exemplar como você lidou com uma questão, inicialmente, negativa.

3. Reagir a publicações negativas a tempo

Controlar a multiplicação de publicações negativas e gerenciar redes sociais é um dos maiores desafios que a Comunicação pode enfrentar.

Assim, basta que qualquer problema relacionado à determinada marca aconteça para que ele se espalhe por todas as mídias, das sociais à imprensa.

Se considerarmos que algumas notícias negativas podem tomar proporções mundiais, fica ainda mais evidente a necessidade de se fazer um monitoramento em tempo real.

Dessa forma, quanto antes forem tomadas providências, mais chances existem de se reverter um problema e evitar uma crise, que pode até ser vital para a reputação de uma marca. 

4. Detectar fake news que envolvem sua marca com rapidez

Além de comentários negativos, outro problema grave que pode ser identificado com o monitoramento em tempo real são as fake news.

Não se sabe exatamente quem são seus criadores ou os motivos que os levam a criar esse tipo de notícias.

O fato é que, se o objetivo for arranhar a reputação de alguma marca, isso será rapidamente conseguido se a fake news não for logo identificada e desmentida.

5. Identificar quem são os influenciadores promotores da sua marca

Assim como as críticas, o monitoramento de mídias também pode identificar publicações e menções positivas.

E elas são pistas excelentes para se identificar quem são os melhores influenciadores da sua marca e considerá-los em suas ações estratégicas.

Você sabe quem anda falando sobre sua marca? Sabe quais são as pessoas que mais podem influenciar seus negócios?

Principalmente se forem jornalistas ou blogueiros conhecidos, a rede que se forma em torno deles ajuda a difundir uma opinião positiva com muito mais peso e velocidade.

Isso porque eles têm uma enorme capacidade de engajar pessoas.

Geralmente, possuem seguidores cativos, que confiam em suas opiniões e tendem a segui-las.

Sendo assim, é importante que seu departamento de Comunicação esteja ciente de quais são esses nomes e comece a monitorá-los.

Além disso, estabelecer uma Comunicação empresarial positiva e real time com esses “promotores” pode garantir a presença deles em eventos da marca ou lançamentos de novos produtos, o que pode ser uma boa estratégia para conseguir publicações positivas sobre sua empresa.

6. Impulsionar as vendas

Nas mídias digitais, tudo acontece num piscar de olhos. Quanto mais rápido você agir, maior a vantagem que pode obter em relação aos seus concorrentes.

Dessa forma, isso significa que você deve monitorar todas as menções à sua marca e aos eventos com os quais ela está relacionada continuamente.  

Um exemplo que ilustra bem essa questão teve como protagonista o fabricante de automóveis britânico Jaguar, há poucos anos.

Um certo usuário do Twitter, em dúvida sobre a marca do seu próximo carro novo, mencionou a Jaguar, assim como algumas de suas concorrentes, enquanto pedia sugestões de outros usuários.

Em menos de uma hora, a marca respondeu com a foto de um Jaguar, pedindo ao usuário que se imaginasse dentro do veículo.

Logo em seguida, um próximo tweet pedia informações de contato e localização do usuário, avisando que a empresa entraria em contato o quanto antes.

Esse é um ótimo exemplo de estratégia de comunicação proativa, que demonstra como usar o monitoramento de mídias em tempo real como ferramenta de vendas.

A Internet está cheia de usuários que procuram produtos ou serviços específicos. Você só precisa ser rápido para encontrá-los.

Portanto, a Jaguar foi rápida, soube agarrar a chance e ainda aproveitou a oportunidade para melhorar a imagem da marca e aumentar seu alcance nas mídias sociais.

Resultado da ação? O cliente satisfeito fez questão de compartilhar sua nova compra no Twitter: um Jaguar.

7. Descobrir o que seus competidores estão fazendo

Assim como você, seus concorrentes também devem estar nas mídias online tentando atrair novos consumidores. Dessa forma, procure ouvir o que as pessoas estão falando, do que elas gostam e não gostam sobre eles.

Desde o departamento de Produto até o de Vendas, todos podem se beneficiar com essa análise. Assim, suas campanhas também devem ser norteadas por essas respostas para que suas estratégias antecipem o movimento da concorrência e saiam com vantagem nessa corrida.

Portanto, quanto mais rápido você for, mais vantagem você terá.

8. Antecipar tendências

Pelos comentários nas mídias, pode-se descobrir sobre o que as pessoas falam, do que gostam, o que buscam e uma série de outras informações que podem ajudar a detectar novas tendências.

Além disso, fazer o monitoramento em tempo real também é importante para planejar movimentos futuros, antes da concorrência.

A vantagem competitiva geralmente é de quem está mais bem informado em relação às tendências de comunicação.  

9. Conhecer melhor o retorno de ações de comunicação

Toda ação tem um retorno que pode ser medido, dentre outras várias formas, pelo número de menções a uma marca nas mídias sociais.

Por exemplo, imagine que você possa comparar o número de menções de antes, durante e depois de determinada ação.

Ou ainda analisar essas menções, associando sentimentos positivos e negativos a cada uma delas e, assim, saber como se comportaram as menções positivas à marca depois de lançada sua ação.

Em outras palavras, conhecer melhor o retorno é saber, em termos quantitativos e qualitativos, o impacto que determinada ação causou e quanto ela ajudou a promover sua marca.

10. Gerar clippings online

Monitorar mídias sociais em tempo real ainda permite que sejam gerados clippings online mais inteligentes e dinâmicos.

Nesse formato, eles são capazes de gerar informações mais ricas e instantâneas sobre: 

  • as mídias que mais mencionam sua marca; 
  • quais são os temas mais falados; 
  • quais mídias têm maior alcance e promovem sua marca;
  •  e uma série de outras informações que podem ser usadas em ações coordenadas com Vendas e Marketing, ou para gerar relatórios relevantes para outros departamentos, por exemplo.

Resumindo: qual a importância do monitoramento de mídias em tempo real?

O objetivo desse post foi chamar a atenção dos profissionais de Relações Públicas sobre como o surgimento das mídias online e das redes sociais transformou essa área, a ponto do monitoramento de mídias em tempo real se tornar imprescindível nos dias de hoje.

Dessa forma, foram então apresentados 10 motivos para que esse monitoramento seja feito, que são, resumidamente:

  • Ganhar credibilidade;
  • Gerir melhor a imagem e a reputação da marca;
  • Identificar influenciadores;
  • Impulsionar vendas;
  • Conhecer melhor o retorno das ações;
  • Ter um clipping mais moderno.

Portanto, para alcançar os motivos resumidos acima, ter plataformas inteligentes de análise de dados, como a Cortex PR, é fundamental. 

Com ela, é possível implementar um monitoramento de mídias em tempo real sofisticado e colher assim os melhores feedbacks do seu público para embasar processos estratégicos de Comunicação e tomadas de decisão.

Gostou do conteúdo? Para mais artigos sobre Inteligência de Dados e Comunicação Empresarial, continue acompanhando nosso blog! Até a próxima!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados