Conheça os 5 pilares para ter uma presença digital forte

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 6 min

Você vai ler sobre:

  • O que é presença digital;
  • Por que investir nessa estratégia;
  • Que pilares a sustentam.

Em 2020, 74% dos brasileiros já planejavam comprar mais pela internet, de acordo com a NZN Intelligence. Esse dado revela um cenário favorável para empresas que saibam trabalhar de forma estratégica com as mídias digitais. Essas companhias entenderam que a construção de uma presença digital forte e que comunique os objetivos e valores da marca é essencial.

Você e seu departamento de Comunicação já sabem como fazer isso? Se a resposta for negativa, é fundamental conhecer e aplicar os pilares que sustentam uma presença digital relevante.

Neste blog post, te ajudaremos a descobrir pontos de melhoria e oportunidades para a sua estratégia de posicionamento digital.

O que é presença digital das marcas

Presença digital é o modo como uma marca se posiciona online, gera valor para os usuários e se relaciona com o seu público. Ela inclui a manutenção de estratégias de conteúdo para os seguintes canais:

  • site e blog próprio da marca; 
  • perfis em diversas redes sociais;
  • trabalho de RP para conquistar menções orgânicas em portais de comunicação ou em perfis de influenciadores;
  • avaliações de clientes em ferramentas e sites especializados.

No entanto, estar nesses canais não é sinônimo de uma boa presença digital. Para isso, é preciso trabalhar estrategicamente os tipos de conteúdo e as mensagens que se encaixam em cada mídia.

Portanto, é um trabalho de comunicação integrada que envolve os profissionais de Relações Públicas, social media e Marketing Digital.

Por que investir na presença digital?

Além da previsão de aumento no volume de compras online dos brasileiros, outros dados justificam os investimentos no meio digital.

Existem 150 milhões de usuários ativos que passam, em média, 9 horas e 17 minutos diariamente na internet, segundo o levantamento Digital 2020 da We Are Social. 

O cenário reforça o que já sabíamos: não dá mais para pautar as estratégias de comunicação só nos canais offline. Então, se o foco da sua empresa é crescer e ser relevante em seu nicho, ter uma boa presença digital é questão de sobrevivência. 

Em resumo, os benefícios de investir no ambiente digital são:

  • Grande parte do seu público já deve estar nas mídias digitais. Portanto, ter um alcance maior nas campanhas é mais fácil;
  • Empresas fortes no ambiente online costumam ter mais visibilidade e credibilidade, já que estão mais próximas de seus stakeholders;
  • Estar nas redes sociais, por exemplo, estreita sua relação com o seu consumidor;
  • Os fatores acima influenciam no aumento do brand equity da companhia e, assim, agregam mais valor aos seus produtos e serviços.
centimetragem

Pilares da presença digital que você não pode perder de vista

Conheça agora os pilares para boa presença digital forte:

1. Produção de conteúdo

Seu público confia na sua empresa para obter as últimas notícias do setor? Sua marca entrega informações relevantes aos stakeholders? Se a resposta for não, então é provável que a sua companhia esteja deixando a desejar na produção de conteúdo.

Esse pilar deve receber uma atenção especial em todas as estratégias de posicionamento de uma marca. Isso porque é por meio dele que uma empresa mostra seus valores, ações e demais atributos.

Portanto, uma companhia que faz isso se conecta mais profundamente com sua audiência e gera autoridade aos olhos do público e dos demais players do mercado.

Lembre-se que, a todo momento, as pessoas consomem informações, em diferentes formatos, no ambiente digital. Por isso, você deve se preocupar em fornecê-las com relevância e criatividade, focando nas dores e necessidades do seu público-alvo.

2. Comunicação omnichannel

Como vimos, quanto mais variados são os canais digitais em que a marca está inserida, maior será sua presença digital. A partir desse entendimento,  entra uma estratégia interessante, principalmente para varejistas.

O omnichannel é uma técnica que interliga diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação e a convergência entre o online e o offline. Desse modo, aprimora a experiência do cliente em qualquer ponto de contato. 

Para isso, o profissional de comunicação precisa, então, desenvolver uma jornada de comunicação omnichannel. Isso engloba:

  • site;
  • app;
  • redes sociais;
  • plataformas de atendimento presenciais;
  • eventos;
  • sites de reclamação;
  • etc.

Em suma, qualquer plataforma, virtual ou presencial, por onde se possa estabelecer um relacionamento ativo entre cliente e marca deve ser incluída na estratégia

Logo, percebe-se que a lógica omnichannel não influencia apenas a produção de conteúdo, mas também o relacionamento em todas as pontas de contato entre o público e a empresa. Portanto, impacta ainda na reputação corporativa, pois uma boa experiência deixará o consumidor feliz com a marca.

3. Site e blog corporativo

Ter um site é essencial quando o assunto é presença digital. Afinal, você se sentiria confiante para comprar de uma empresa que não tenha um domínio online?

Além da credibilidade, existe outro ponto que reforça a importância de um site atualizado e bem estruturado. Por mais que uma conta no Instagram, por exemplo, pertença à sua companhia, seus resultados sempre irão depender das últimas atualizações dessa rede social.

Portanto, ao desenvolver um site atrativo, a empresa tem mais possibilidades de levar mensagens aos stakeholders. Isso porque se trata de uma plataforma proprietária, sem vínculos com algoritmos externos.

No entanto, para colher os frutos desse trabalho, a dica é investir em um site responsivo e que tenha um blog. Isso porque é o blog que será o canal acompanhado com mais afinco pela sua audiência.

Assim, para ter um bom alcance desse canal, os profissionais de comunicação precisam dominar as técnicas de SEO. Apenas desse modo conseguem estar nas primeiras posições nas buscas do Google.

Mas o que é SEO?

A sigla SEO (Search Engine Optimization) define o conjunto de técnicas que devem ser usadas para colocar um site em evidência nos rankings do Google. 

Por isso, o blog é um ativo interessante para a sua empresa. É para ele que os profissionais de comunicação produzirão conteúdo constantemente, buscando sempre ranquear melhor na busca orgânica. De bônus, esse canal ainda constrói autoridade para a sua marca.

No entanto, como fazer isso na prática? Algumas dicas são:

  • usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave;
  • escrever o texto focando nos termos mais relevantes para a sua audiência e para o Google;
  • dividir o conteúdo com subtítulos para facilitar a leitura;
  • utilizar a palavra-chave também para nomear as imagens do blog post.

4. Influência digital

Antes de avançarmos neste tópico, precisamos deixar algo bem claro: trabalhar a influência digital não significa somente contratar influenciadores famosos para fazer posts patrocinados.

Na verdade, o seu próprio público pode influenciar a decisão de compra de outras pessoas e impulsionar as mídias espontâneas da marca. Isso já aconteceu com 90% dos entrevistados em uma pesquisa da Marketing Land

Além disso, 72% dos clientes dizem que avaliações positivas os fazem confiar mais na marca, segundo a Search Land. E, acredite, 97% dos consumidores afirmam  ler depoimentos online sobre empresas, de acordo com a Bia Kelsey.

Então, companhias que recebem muitos elogios em seus canais de comunicação ou portais dedicados a avaliações de produtos e serviços têm a sua reputação fortalecida e, possivelmente, as vendas impulsionadas.

Isso não quer dizer que o contrato com influenciadores não é necessário. Esse também é um poderoso artifício para solidificar a presença digital de uma marca. Porém, lembre-se: a escolha do produtor de conteúdo ideal deve ser feita em sinergia com os objetivos da sua empresa. 

Saiba mais: Quem são e por que identificar seus melhores influenciadores?

5. Análise de dados

Vivemos na era dos dados, em que qualquer ação deve ter seu resultado mensurado. Ou seja, não basta ampliar a presença digital da marca sem entender o que essa estratégia está trazendo de benefícios.

Afinal, como saber se tais esforços não estão sendo em vão? Apenas uma análise de dados te dará essa resposta.

Mas como fazer isso? Hoje, já existem soluções voltadas para isso. Clique no banner para conhecer melhor as ferramentas de monitoramento integrado de mídias.

Resumindo

Como visto, ter uma presença digital forte é essencial para empresas que querem crescer e se destacar no mercado competitivo atual. Usar as mídias digitais não é mais um luxo, mas sim uma necessidade para qualquer negócio.

Então, para garantir que sua estratégia de presença digital é eficaz, é preciso se guiar pelos principais pilares:

  • produção de conteúdo de valor;
  • comunicação omnichannel;
  • site responsivo, com técnicas de SEO aplicadas;
  • influência digital;
  • análise de dados.

Quando eles são respeitados, a empresa estabelece, então, um relacionamento mais próximo com seu público e ainda aumenta sua visibilidade, credibilidade e autoridade. Sendo assim, o brand equity da marca também ganha força.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados


Artigos Relacionados