Ferramenta de gestão de crise: como usar para melhorar sua imagem

Ferramenta de gestão de crise: como usar para melhorar sua imagem

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Uma ferramenta de gestão de crise é essencial para empresas que já entenderam a importância de administrar seus ativos reputacionais. Isso porque hoje é praticamente impossível antever e tratar todas as ameaças à imagem corporativa.

Tanto times de Comunicação quanto de Marketing e Relações Públicas precisam automatizar tarefas e obter insights baseados em dados. Do contrário, os profissionais se veem sempre um passo atrás da opinião pública, especialmente nos espaços digitais.

Quer entender em detalhes o que esse tipo de aplicação pode fazer pela imagem do seu negócio? Continue lendo!

Por que a gestão de crise é fundamental para as empresas na atualidade?

As plataformas digitais tornaram o diálogo entre as empresas e seus consumidores mais pessoal, direto e informal. Isso trouxe uma série de benefícios, mas também aumentou a frequência das crises de imagem, ou seja, de eventos que podem abalar a maneira como as marcas são vistas.

Agora as organizações não têm muito espaço para erros, pois os ambientes para críticas, boicotes e “cancelamentos” estão a poucos cliques —  os internautas passam nelas mais de 30% do tempo em que estão conectados, segundo pesquisa da Global Web Index

Basta um pouco de atenção para perceber a frequência com que  as marcas são colocadas em polêmicas nas quais nem sempre estão diretamente envolvidas. São praticamente cotidianos os casos em que empresas são obrigadas a se posicionar clara e rapidamente sobre os mais variados temas, inclusive precisando lidar com bolhas ideológicas (comunidades online de ativismo, com viés político, entre outras).

Com frequência, crises iniciadas nas redes sociais ganham atenção da mídia jornalística — nos últimos dez anos, notícias desse tipo cresceram 80%, segundo levantamento global da McKinsey. Basicamente, os jornalistas entendem que a atenção dada pelos internautas a um debate online é de amplo interesse público e, portanto, merece ser investigada e repercutida

Quando isso acontece, os abalos reputacionais podem ser grandes. Uma vez que o olhar de um repórter é normalmente tido pela sociedade como uma chancela para o debate público — o poder de “agendamento” da mídia tradicional segue vivo.

E são muitas as consequências negativas que uma crise de imagem nas redes pode gerar. Como, por exemplo:

  • perda da confiança do consumidor; 
  • prejuízos financeiros imediatos; 
  • perda de mercado para a concorrência; 
  • desconfianças de órgãos reguladores; 
  • fuga de investimentos; 
  • entre outros percalços de curto, médio e longo prazo.   

Em suma, há uma íntima relação entre o ambiente complexo e dinâmico das redes sociais e o crescimento dos eventos que podem abalar a reputação de um negócio. E isso exige que as empresas estejam conscientes e atuem de maneira preventiva, fazendo a gestão de crise.

Nova call to action

Por que usar uma ferramenta de gestão de crise de imagem?

Diante dessa realidade, uma excelente escolha é equipar os profissionais responsáveis pela manutenção da reputação corporativa com uma ferramenta de gestão de crise. Esse tipo de solução tecnológica garante a "onipresença" necessária para acompanhar o debate público, mapear o interesse da mídia, detectar possíveis ameaças e muito mais. 

Com um sistema de gestão de crise é possível:

  • alcançar um zoom permanente sobre assuntos ligados ao mercado no qual a empresa está inserida;
  • avaliar o desempenho comunicacional da concorrência para estudar meios de se diferenciar e competir sem desvantagem;
  • reconhecer bolhas de informação — fóruns de discussão, grupos de WhatsApp, entre outros tipos de comunidades onde os indivíduos defendem causas e são pouco tolerantes com pessoas e empresas que consideram "erradas";
  • localizar e entender as motivações de influenciadores e líderes de opinião, para antever suas ações e até buscar meios de se relacionar positivamente com eles;
  • além de mensurar com precisão os resultados obtidos com as atividades.

Neste sentido, ao estar tecnologicamente preparada, a equipe amplia significativamente as possibilidades de agir com a velocidade ideal. Isso a partir de decisões amparadas por relatórios e dashboards dinâmicos, que amplificam o poder analítico e evitam erros. 

Por fim, os responsáveis por administrar preventivamente a imagem corporativa conseguem a flexibilidade e a adaptabilidade necessárias. Eles têm sempre em mãos informações atualizadas, contextualizadas e seguras. 

Quais funcionalidades podem ser encontradas em uma ferramenta de gestão de crise? 

Para que você entenda quais recursos uma boa ferramenta de gestão de crise fornece, vamos tomar como base a plataforma fornecida pela Cortex. Ela é considerada a melhor da América Latina, pois é amparada por Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Big Data e Analytics.

Essa aplicação fornece:

  • monitoramento em tempo real da exposição da marca e a de seus concorrentes nas mídias e na imprensa.
  • acompanhamento da reputação corporativa com medição dos impactos promotores e detratores;
  • apontamento dos potenciais riscos de imagem e como cada pilar estratégico, veículo ou líder de opinião impactam o legado reputacional da empresa;
  • parâmetros de comparação com concorrentes e benchmarks, inclusive com análises detalhadas do viés da imprensa;
  • medição e comprovação dos resultados das ações e eventos realizados pela área de Comunicação;
  • acompanhamento de como os temas de impacto para o negócio estão sendo percebidos pela imprensa, líderes de opinião e concorrentes — facilitando a identificação de oportunidades a serem exploradas;
  • panorama do posicionamento da imprensa, líderes de opinião e entidades governamentais e bolhas de informações — com apontamentos claros de como a marca é falada em cada uma delas.

Uma ferramenta de gestão de crise potencializa a reputação corporativa

Ao adotar uma ferramenta de gestão de crise, a empresa assume as rédeas do controle de ameaças à sua imagem. Faz isso dando aos profissionais um meio de automatizar as atividades e também potencializar a inteligência de dados.

Essa solução torna a reputação corporativa uma estratégia com planejamento e decisões amparadas por informações relevantes. Dessa forma, o tratamento de potenciais crises segue métodos e fluxos de trabalho previamente definidos.

É essa junção da tecnologia com o poder analítico dos profissionais que faz da ferramenta de gestão de crise um excelente investimento. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados