Entenda como encontrar influenciadores digitais para aprimorar a reputação da sua marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Uma das etapas mais importante no processo de desenvolvimento da estratégia de comunicação empresarial é definir quais são e como encontrar influenciadores digitais de sua marca.

Afinal, esse tipo de parceria acontece quando uma empresa busca uma figura pública de relevância para seu público-alvo na internet com o objetivo melhorar a reputação da marca e reforçar o branding.

Para se ter uma ideia da importância da prática, atualmente cerca de 17% das organizações gastam metade do previsto no orçamento para Comunicação no investimento em influencers, segundo informações da Bigcommerce.

Portanto, quer aprender como encontrar influenciadores digitais para impulsionar a divulgação da sua marca? Leia até o fim e descubra!





Como encontrar influenciadores digitais?

Uma boa dica é começar por uma ampla pesquisa sobre: 

  • cada jornalista para quem se envia uma pauta;
  • os influenciadores convidados para eventos promocionais;
  • ou qualquer outra pessoa ou veículo que possa vir a influenciar sua marca.

Em resumo, analisar todas as publicações ou menções sobre sua empresa, assim como seus respectivos autores e conteúdos tratados, pode dar as primeiras pistas sobre como achar influenciadores digitais realmente relevantes junto ao seu público-alvo .

Entretanto, em tempos de transformação digital, isso pode parecer desafiador à primeira vista. Afinal, novas publicações, menções e posts surgem a todo instante em uma frequência que vai além do controle humano. 

Por outro lado, à medida que traz desafios, a era dos dados também oferece os insumos necessários para lidar com esse imenso volume de informação.

Investir em tecnologias de automação de dados é fundamental nesse processo. Pois, com o auxílio de uma ferramenta adequada, é possível fazer o monitoramento integrado e em tempo real de mídias — sejam redes sociais ou veículos tradicionais.

Dessa forma, é possível filtrar sua busca por assuntos, veículos, impressões, engajamento e, não menos importante, por influenciadores digitais. Além disso, com as métricas de comunicação certas, a organização consegue mensurar quais figuras públicas possuem maior influência para difundir uma imagem positiva da companhia.

Por que saber quem são seus principais influenciadores?

Saber como encontrar influenciadores digitais é estrategicamente relevante, sobretudo, para se entender o quanto cada um deles contribui, individualmente, para os indicadores de reputação.

Em posse dessas informações, fica mais fácil saber para onde direcionar pautas, ou como encontrar as figuras certas para impulsionar os resultados das ações e garantir um bom ROI.

Algumas ferramentas de automação de dados, inclusive, apresentam rankings inteligentes que mencionam os influenciadores que trouxeram melhor retorno nas ações de que participaram. Além disso, elas disponibilizam filtros que selecionam publicações por marca e assunto, assim como por autor.

Dessa forma, você pode ter o controle sobre: 

  • as figuras públicas que mais promovem determinado assunto ou produto;
  • com quais outras marcas concorrentes eles também se relacionam;
  • ou até em qual canal de comunicação são mais prestigiados.

Por exemplo, um monitoramento bem feito é capaz de orientar a empresa como encontrar influencer nos Instagram, Facebook, Twitter e em veículos de comunicação tradicionais a partir do domínio que ele tem sobre o público da marca em cada um desses canais.

Portanto, essas e outras informações podem ser usadas para elaborar uma estratégia de comunicação que foque em direcionar ações específicas para os influenciadores certos, que melhor irão promovê-las.

O que não fazer na busca por influenciadores digitais?

Muitas assessorias ainda costumam trabalhar com uma espécie de lista pronta de influenciadores. Ou seja, de veículos, jornalistas e blogueiros previamente cadastrados e quase sempre vindos de relacionamentos pessoais.

Normalmente, eles já são conhecidos dessas assessorias e dos profissionais de comunicação e, por conta disso, acabam sendo convidados para todos os eventos.

No entanto, ainda que alguns desses nomes possam parecer valiosos, nem sempre trazem um retorno realmente efetivo. Pelo contrário, às vezes investe-se tempo e recurso naqueles que não trazem retorno algum.

Afinal, não há mais espaço nos planos de comunicação para ações sem o devido embasamento em métricas objetivas e em dados que refletem a realidade. Dessa forma, saiba que sempre haverá concorrentes que pautam suas decisões em inteligência e assim estarão na dianteira da corrida pela reputação.


[eBook] Posicionamento da Marca e Big Data: descubra como aliar dados à sua estratégia

Resumindo: como achar influenciadores com a ajuda de inteligência de dados?

Por fim, a importância de saber como encontrar influenciadores digitais relevantes é um mecanismo que visa ao aprimoramento da reputação e autoridade da marca no segmento de atuação.

Nesse desafio, uma ferramenta de automação inteligente como o Cortex PR pode ajudar seu negócio nessa procura por meio das seguintes ações:

  • monitoramento integrado de mídias em tempo real;
  • acompanhamento constante da reputação da marca por meio de métricas próprias;
  • cálculo meticuloso do retorno de ações estratégicas da área para otimizar processos e fazer mais com menos.

Resumindo, em tempos tão voláteis nos quais a informação circula numa velocidade nunca antes vista, contar com uma comunicação inteligente é fundamental para identificar as melhores oportunidades na mídia para difundir o poder de sua marca.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados