Clipadoras x Cortex: qual a diferença?

Clipadoras x Cortex: qual é a diferença?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe por que é importante ir além do clipping tradicional? As clipadoras são empresas responsáveis por encontrar, organizar e arquivar as menções às organizações ou pessoas clientes. Elas têm um papel relevante, porém diferente do que é feito por uma empresa que oferece inteligência como a Cortex.

Em linhas gerais, as clipadoras levantam os resultados alcançados pelos assessores de imprensa no que diz respeito a emplacar uma marca na mídia jornalística. Já a Cortex fornece uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação, entregando aos comunicadores e analistas de RP inteligência de dados.

Com a plataforma da Cortex, a exposição da marca é acompanhada em tempo real através de dashboards inteligentes. Não é preciso esperar o clipping chegar no dia seguinte, como nas clipadoras. É possível antever possíveis crises de imagem, por exemplo.  Além disso, o monitoramento é feito num nível de maior profundidade: mais analítico, conectado aos objetivos específicos do negócio. A solução potencializa, por exemplo, a mensuração quantitativa e qualitativa dos resultados, inclusive do ponto de vista financeiro (ROI).

Vamos elaborar melhor essa diferenciação ao longo deste artigo? Continue lendo para ver:

  • o que fazem as clipadoras e por que o trabalho delas não é suficiente para a gestão da reputação;
  • em quais frentes elas se diferenciam do que a Cortex oferece;
  • por que contar com a ferramenta da Cortex torna as áreas de Comunicação e RP mais estratégicas;
  • como partir do clipping tradicional para a inteligência de Comunicação;
  • e muito mais!

Qual é o papel das clipadoras?

As clipadoras, basicamente, rastreiam veículos de mídia jornalística em busca de menções à marca de seu cliente, seja uma pessoa ou uma empresa. Elas fazem isso normalmente monitorando TV, rádio e internet, de maneira manual ou com a ajuda de ferramentas tecnológicas.

É importante saber que esse trabalho de "recorte" (do inglês clipp) é feito quando há a menção explícita, entregando assim o clipping. Isso porque o objetivo é mostrar taxativamente quando a marca é mencionada — o que, muitas vezes, deixa escapar inferências, ou menções indiretas.

O clipping tradicional apresenta um arquivo com prints de textos e imagens e descrição de matérias veiculadas eletronicamente. Em alguns casos, trechos de materiais audiovisuais também são anexados, diária, semanal e/ou mensalmente. 

Outro ponto que merece atenção é o fato dele estar um pouco defasado neste novo momento em que vivemos. Ele já não atende à complexidade trazida pela mídia convergente, pela ascensão das redes sociais e suas bolhas de informação, entre outras realidades da era dos dados.

Neste movimento, destacam-se plataformas como a que a Cortex oferece ao mercado. Isso porque há nestes sistemas um nível técnico mais aprofundado, permitindo automatização do acompanhamento das menções, inclusive com amparo da Inteligência Artificial.

Por que a Cortex vai além do que as clipadoras podem oferecer?

A solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex proporciona a "onisciência" tão necessária atualmente. Ela é desenvolvida para o time de Comunicação lidar com a esfera da opinião pública largamente ampliada pelas mídias digitais. Além disso, permite acompanhar, em tempo real, o que dizem jornalistas e, ao mesmo tempo, as ações de líderes de opinião, influenciadores e do público em geral. 

A solução da Cortex é superior ao que as clipadoras oferecem, pois fornece dinamicidade ao trabalho dos profissionais encarregados de estruturar e executar a comunicação estratégica. 

Essa é uma necessidade cada vez mais latente. 

Você sabia que mais de 90% dos gestores de negócios dizem esperar que os comunicadores corporativos sejam fortes analistas de dados? É o que aponta um levantamento global realizado recentemente.

Outro aspecto que revela a superioridade do sistema da Cortex frente às clipadoras é o monitoramento de tendências de mídia. Ou seja, a possibilidade de os comunicadores perceberem as temáticas que tendem a entrar no debate coletivo para, a partir disso:

  • antever possíveis crises de imagem — assuntos sensíveis a marca ou a seu segmento de mercado ganhando a imprensa ou as trends das redes;
  • encontrar oportunidades de diálogo com públicos específicos — produção de conteúdo em canais próprios ou como sugestão de pauta para repórteres;
  • analisar comportamentos de público-alvo, agentes midiáticos e influenciadores — para criar ações comunicacionais mais direcionadas;
  • diferenciar-se da concorrência — por ser mais ágil em perceber o que é relevante para o público-alvo e a sociedade em geral;
  • entre outras vantagens.

Por que a Cortex entrega mais que as clipadoras

A solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex vai além do clipping tradicional. Ela fornece a gestores e analistas de Comunicação e RP:

  • monitoramento integrado de mídias, inclusive das tendências midiáticas;
  • análises aprofundadas da contribuição da área para os objetivos estratégicos do negócio;
  • recursos, dados e insights para gestão de reputação e gerenciamento de crises de imagem;
  • dashboards completos para benchmarking competitivo — comparação realista/contextualizada com a concorrência;
  • mensuração de resultados globais e em nível granular, com dados quantitativos e qualitativos — rompendo com a tradição de demonstrar resultados de maneira subjetiva;
  • detecção, análise e acompanhamento de bolhas de informação;
  • e muito mais.

→ No quadro a seguir, confira um resumo do comparativo entre as clipadoras e a solução da Cortex:

CLIPADORAS vs. CORTEX

              Clipadoras

Cortex

Função principal

Encontrar, organizar e arquivar menções a organizações ou pessoas clientes.

Gestão de Comunicação e Reputação com inteligência de dados.

Foco

Monitoramento de mídia jornalística para menções explícitas.

Monitoramento em tempo real, análise profunda e estratégica de menções, incluindo tendências de mídia e opinião pública.

Metodologia

Manual ou com ferramentas tecnológicas básicas.

Uso avançado de alta tecnologia, incluindo Inteligência Artificial.

Entrega ao cliente

Clipping tradicional: arquivos com prints, textos, imagens e trechos audiovisuais.

Análises aprofundadas, dashboards, monitoramento de tendências, gestão de reputação e insights estratégicos.

Abordagem

Tradicional, focada em menções explícitas.

Dinâmica, abrangente e estratégica, unindo análises quantitativas e qualitativas.

Relevância atual

Considerada "old school", pode não atender às complexidades atuais.

Altamente relevante para o cenário atual, atendendo às necessidades de comunicação e reputação em um ambiente de mídia diverso.

Capacidade analítica

Limitada a menções explícitas e recortes de mídia.

Forte em análise de dados, antecipação de crises, identificação de oportunidades e comportamento de público-alvo.

Contribuição estratégica

Menor, focada em recortes de mídia.

Alta, com insights para estratégias de comunicação e gestão de reputação.

Mensuração 

Tradicional e mais subjetiva.

Detalhada, quantitativa e qualitativa, incluindo ROI financeiro.

Como usar o sistema da Cortex para ir além do que as clipadoras entregam?

Veja agora como tornar o clipping ainda mais estratégico a partir de sua realização por meio da solução de inteligência de Comunicação fornecida pela Cortex. 

Coloque os pilares estratégicos da marca no centro

Para realizar o monitoramento da mídia deve-se partir dos temas relevantes para o negócio, ou seja, dos pilares estratégicos da marca. 

A partir disso, fica mais direcional acompanhar como jornalistas, influenciadores e líderes de opinião cobrem assuntos relacionados ao mercado de atuação. Afinal, os valores da marca, os potenciais riscos de crises, o engajamento dos públicos de interesse, entre outras frentes, nunca sairão do horizonte.

Capacite o time para a análise de dados

Outro ponto que merece atenção é o investimento no desenvolvimento das habilidades analíticas dos profissionais da área de Comunicação. 

Isso porque tendo a ferramenta da Cortex e conseguindo fazer análises aprofundadas, eles vão transformar as informações obtidas em insights acionáveis. Para mensurar os possíveis impactos do debate público na reputação da marca e, a partir disso, agir com mais assertividade.

Avalie qualitativamente as menções à marca

Ao avaliar os resultados de mídia, é preciso superar a tradição de olhar para o valor das matérias por equivalência publicitária, a chamada centimetragem.

Recomenda-se usar o sistema de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex para analisar qualitativamente as menções na mídia. Por exemplo, entendendo os impactos de cada tipo de menção. 

Elabore relatórios completos, que vão além das menções

A elaboração de relatórios completos evidencia um panorama da reputação da marca na imprensa e é fundamental para a organização dos processos e avaliação dos resultados.

Em suma, a prática se mostra relevante para a demonstração de desempenho e performance da estratégia. Assim, é possível mensurar de que maneira cada ação está impactando positiva ou negativamente. 

Torne o clipping uma ferramenta de suporte às decisões

Muito mais que cobrir apenas notícias nas quais a marca é diretamente mencionada, é preciso que o clipping dê suporte a tomadas de decisão. Para tal, deve-se monitorar clientes, concorrência e produtos, nas mídias online e offline. 

Dessa forma, a clipagem deixa de ser meramente um serviço de justificativa orçamentária, passando a colaborar verticalmente com a reputação. Inclusive porque ajuda a encontrar oportunidades para as áreas de Comunicação, Marketing e Vendas, entre outras.

Evite os erros da clipagem tradicional 

Por fim, use o sistema da Cortex para evitar os erros cometidos por quem se apoia apenas no serviço das clipadoras tradicionais. Aqui estão os principais:

  • ignorar as notícias negativas: elas são importantes para entender o legado reputacional da empresa e disparar ações de melhorias neste sentido;
  • não considerar menções que não venham de jornalistas: olhar para todas as lideranças de opinião ajuda a ter a real dimensão da presença da marca no debate coletivo;
  • não monitorar bolhas de informação: em muitos casos, são disparadoras de polêmicas que podem chegar aos meios jornalísticos — elas também podem trazer ideias de conteúdo e oportunidades de diálogos com públicos bem segmentados;
  • simplesmente arquivar o relatório de clipping: amplo e bem contextualizado, ele deve servir à Comunicação mas também a outras áreas do negócio;
  • seguir fazendo a clipagem de maneira manual, lenta e pouco contextualizada:  o melhor caminho agora é contar com uma solução de monitoramento de mídias e opinião pública, ampla e que ajude a mensurar resultados qualitativa e quantitativamente.

Clipadoras x Cortex: a diferença está na Inteligência de Comunicação

Empresas e times de Comunicação que entendem a importância de monitorar mídias de maneira estratégica já sabem que o clipping tradicional é coisa do passado. Elas sentem, cada vez mais, a necessidade de monitorar mídias como parte de uma estratégia mais ampla.

Por isso, investem na solução da Cortex, que é considerada a mais importante da América Latina.

O que buscam essas organizações é ampliar a Inteligência de Comunicação, fornecendo aos profissionais da área tecnologia e poder analítico. O objetivo é acompanhar as menções da marca em tempo real, de maneira contextualizada e com insights para decisões fundamentadas que visam elevar a reputação corporativa.   

Em resumo, essas organizações já entenderam que as clipadoras são limitadas para seus atuais objetivos de Comunicação e Relações Públicas. 

→ Quer ver exemplos práticos de como a Cortex fornece recursos muito superiores ao serviço das clipadoras? Baixe agora mesmo nossa coletânea de cases de sucesso:

 Coletânea de Cases de Comunicação: como usar dados para fazer uma verdadeira revolução na área - 2a edição

 


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados