Como usar tecnologia para ampliar o portfólio de produtos em marketplaces

Como usar tecnologia para ampliar o portfólio de produtos em marketplaces

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Como ampliar o portfólio de produtos em marketplaces? Esse é um questionamento constante para profissionais de Inteligência de Mercado e Vendas que atuam nas plataformas multi-fornecedoras.

Isso porque eles sabem que um mix amplo e diverso é um grande diferencial competitivo. Afinal, a concorrência cresce a olhos vistos neste modelo de negócios em constante crescimento — em nível global, deve exceder 7 trilhões de dólares em 2024.

Quais são, então, as respostas para essa indagação? 

É o que vamos te apresentar ao longo deste artigo. Continue lendo para:

  • entender a importância da ampliação do portfólio ao vender em marketplaces;
  • ter dicas para fazer isso com apoio da tecnologia;
  • e muito mais!

Por que ampliar o portfólio de produtos em marketplaces

Antes de entrar nos detalhes de como ampliar o portfólio de produtos em marketplaces, vale a pena pensarmos nas diversas razões para essa iniciativa.

Atender a mais consumidores

Em primeiro lugar, a ampliação do portfólio permite que as plataformas e os sellers atendam a uma variedade maior de necessidades e desejos dos consumidores. 

Quanto mais opções de produtos estiverem disponíveis, maior a probabilidade de os clientes encontrarem exatamente o que estão procurando. Isso leva a uma experiência de compra mais satisfatória.

Acompanhar as tendências de mercado

Outra razão importante é que a ampliação do portfólio pode estar atrelada às tendências de mercado, especialmente àquelas relacionadas a demandas de consumo — em constante mudança. 

Como surgem novos marketplaces a cada dia e o comportamento de compra das pessoas está sempre evoluindo, os incrementos nas ofertas devem ser condizentes.

Expandir a competitividade

Por fim, um mix de produtos em constante expansão também contribui para o crescimento e o sucesso do marketplace. E isso é bom para as duas partes: a plataforma e quem vende através dela. 

Na prática, quanto mais itens são vendidos, mais comissões e receitas a plataforma gera. Com isso, pode ampliar seus investimentos em melhorias, criando um ciclo virtuoso de expansão sustentável para todos os envolvidos.

 Planejamento de Vendas: como conquistar suas metas no segundo semestre de 2023

Como ampliar o portfólio de produtos em marketplaces com ajuda da tecnologia

Separamos uma série de dicas de como ampliar o portfólio de produtos em marketplaces tendo amparo tecnológico para evitar erros. Confira abaixo!

Integre via API

Os sellers podem utilizar as Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) disponibilizadas pelos marketplaces para automatizar o processo de inclusão de novos produtos. 

Por outro lado, as plataformas de vendas online que reúnem diversos fornecedores conseguem, via APIs, parametrizar regras e padrões de qualidade. O que garante melhoria contínua e evita equívocos comuns quando a inserção de cadastros é feita manualmente.  

Automatize processos 

Implementar soluções de automação para facilitar a inclusão e atualização de ofertas também é útil para o marketplace e para os sellers.  

Isso pode envolver o uso de ferramentas de gerenciamento de inventário e preços conectados à plataforma. Inclusive para que as atualizações sejam ágeis e evitem desencontros entre o que está disponível para os clientes e os estoques — além da questão da precificação, que deve estar sempre correta em todos os canais.

Incorpore Inteligência Artificial

Técnicas de Inteligência Artificial, como aprendizado de máquina, estão cada vez mais acessíveis. Com elas, analisar dados de mercado, identificar tendências e recomendar produtos complementares com base no comportamento do cliente é uma questão de poucos cliques. 

Neste caso também o ganho é de ponta a ponta, uma vez que a expansão do mix de produtos é amparada por dados concretos. Ou seja, deixa de ser um exercício pautado na intuição ou no "feeling" que, muitas vezes, podem ser enviesados. 

Estabeleça parcerias fundamentadas

A tecnologia também é fundamental no estabelecimento de parcerias. Tanto para os marketplaces quanto para os fornecedores que oferecem uma ampla variedade de produtos. 

Com uma solução de Sales Intelligence, por exemplo, os sellers podem investigar quais plataformas são mais aderentes ao seu tipo de produto. Já os gestores de marketplaces podem cruzar grandes volumes de dados para prospectar potenciais vendedores qualificados, que atendem ao seu cliente-alvo. 

Faça pesquisas de mercado

Outra aplicação da tecnologia útil para as duas partes é a pesquisa de mercado. Normalmente, ela é mais ágil e confiável quando realizada por meio de aplicações amparadas por Data Science, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial — como é o caso da solução de Inteligência de Vendas B2B fornecida pela Cortex

Entre as diversas finalidades possíveis, uma investigação de mercado pode ser empreendida com o objetivo de identificar lacunas no portfólio de produtos. Com isso, a percepção de demanda reprimida, por exemplo, pode revelar oportunidades de expansão do portfólio.

Personalize e recomende produtos de maneira refinada

Algoritmos que analisam o comportamento dos compradores, seus históricos de negociação e preferências, também devem estar entre as ferramentas de sellers e marketplaces.

Com eles, é possível refinar a personalização e a recomendação de produtos. Além disso, o próprio objetivo de diversificar o mix pode ser alcançado a partir desses recursos tecnológicos.

Acompanhe métricas e indicadores

Por fim, tanto os vendedores quanto as plataformas de vendas online devem acompanhar medidas e parâmetros que tangibilizem os resultados alcançados. 

Sem isso, as avaliações de desempenho normalmente ficam deficientes, levando, entre outras coisas, a movimentos ineficazes de ampliação de portfólio. 

Basicamente, é preciso acompanhar métricas de vendas, conversões, além de taxas de retorno sobre os investimentos, entre outras.

Como ampliar o portfólio de produtos em marketplaces: a tecnologia bem aplicada é a resposta

A ampliação do portfólio de produtos em marketplaces é essencial para atender a uma variedade maior de consumidores, acompanhar as tendências de mercado e expandir a competitividade. 

Nessa estratégia, a tecnologia desempenha um papel fundamental; permitindo:

  • integração via API;
  • automação de processos;
  • aproveitamento das inovações trazidas pela Inteligência Artificial;
  • estabelecimento de parcerias fundamentadas;
  • pesquisas de mercado;
  • personalização e recomendação de produtos;
  • além do acompanhamento de métricas e indicadores. 

Ao investir em soluções tecnológicas, tanto os sellers quanto as plataformas podem otimizar a inclusão e atualização de produtos, melhorar a experiência de compra dos clientes e impulsionar o crescimento sustentável de seus negócios.

O que você acha, nós te ajudamos a pensar melhor em como ampliar o portfólio de produtos em marketplaces?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

 


Artigos Relacionados