Saiba como prospectar sellers qualificados para seu Marketplace com a inteligência de vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Prospectar sellers qualificados é um desafio para gestores e analistas de Trade Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado de marketplaces. Isso apesar de 47% das vendas online em todo o mundo acontecerem via plataformas que reúnem diversos fornecedores, como aponta um levantamento da Web Retailer

Um dos maiores problemas enfrentados por esses profissionais é localizar potenciais vendedores com rapidez e eficiência. Na maioria dos casos, é preciso passar dias e até semanas pesquisando online e entrando em contato para negociar a adesão.

Não tem que ser assim e nós podemos provar! Continue lendo para ver como usar uma solução de inteligência de vendas e mercado para prospectar sellers qualificados com rapidez e eficiência!

Por que é tão difícil prospectar sellers qualificados para marketplaces   

A consolidação dos marketplaces como modelo de negócio já é amplamente conhecida. E ela fez a concorrência pelos sellers aumentar significativamente, inclusive no Brasil.

Para se ter uma ideia, Magazine Luiza e Lojas Americanas faturaram, respectivamente, 48 e 27,7 bilhões de reais nos últimos anos, de acordo com a consultoria Statista

Juntamente com outros gigantes do mercado, essas organizações dominam o mercado. Para isso, emprestam a força de suas marcas em troca de um percentual em cada venda realizada. 

Mas as dificuldades para prospectar sellers qualificados para marketplaces não giram apenas no “monopólio” dos grandes varejistas online. Há outras, tais como:

  • Dificuldades para localizar, prospectar e ativar bons sellers para compor a carteira da plataforma — em tempo hábil, principalmente.
  • Alta competição pelos melhores sellers — incluindo “briga” por quem oferece as menores taxas de coparticipação em vendas. 
  • Dificuldades para obter contratos de exclusividade com os sellers mais promissores — por resistência deles, mas também por dificuldades em focar a busca em perfis aderentes à proposta da plataforma. 

Gestão de Canais Indiretos: amplie os canais e a ativação de PDVs com Inteligência de Dados

Como superar as dificuldades ao prospectar sellers qualificados para marketplaces

A resposta para esses desafios é uma só: tecnologia. Mas não é qualquer tipo de solução tecnológica que ajuda, é preciso investir em uma boa solução de inteligência de vendas e mercado.

Esse tipo de ferramenta ajuda a descobrir, analisar, apresentar e fazer uso de grandes conjuntos de informações (Big Data). 

Ela funciona rastreando continuamente milhões de sites disponíveis publicamente, reunindo dados relevantes e combinando-os com as bases internas. Em paralelo, acontece também a higienização e o enriquecimento dessas informações — atualização, remoção de duplicidade, acréscimos etc.

Também é interessante saber que ferramentas de inteligência de vendas e mercado geralmente estão sob o guarda-chuva da Inteligência Artificial. Portanto, são dotadas de capacidade de aprendizado de máquina, entre outros recursos de ponta.  

Na prática, esse tipo de aplicação faz de maneira automatizada o trabalho que precisaria ser executado manualmente. 

Metaforicamente, é como contar com uma grande equipe de cientistas de dados — que nunca descansa e nunca erra. Logo, estamos falando de um recurso tecnológico fundamental para prospectar sellers dentro de um perfil ideal, inserindo inteligência de dados à estratégia.

Como usar uma plataforma de inteligência para prospectar sellers qualificados para o seu marketplace

Para entendermos ainda com mais profundidade como a tecnologia pode ajudar na prospecção de sellers para marketplace, vejamos o exemplo da solução de inteligência de vendas B2B da Cortex Intelligence.

Nela, por meio de dashboards interativos e intuitivos, o analista pode identificar empresas e empreendedores com o perfil ideal para vender seus produtos e serviços no marketplace. 

O sistema proporciona dimensionamento de mercado e mapeamento de PVDs por meio de dados de mais de 19 milhões de empresas de todos os setores e portes. Além disso, também entrega os nomes e os contatos de decisores, com quem se deve iniciar a negociação de parceria, com alta acurácia e segmentações assertivas.

Em suma, a plataforma de inteligência de vendas e mercado da Cortex ajuda a:

  • selecionar um nicho de atuação e afunilar a busca por tamanho de empresa, faturamento, número de funcionários, entre outros;
  • escolher uma área geográfica adequada aos objetivos de expansão de negócios da empresa;
  • filtrar por tipo de empreendimento com potencial para ser seller;
  • verificar aspectos como índice de presença digital dos sellers pré-selecionados;
  • extrair os contatos dos decisores dentro dos canais pré-selecionados;
  • cruzar informações e desenvolver um forecast de vendas preciso;
  • e muito, muito mais!

Em suma, os profissionais encarregados de prospectar sellers para marketplace contam com a Inteligência Artificial para minerar informações detalhadamente. Tudo isso por meio de uma variedade de filtros e a partir de dados completos e atualizados.

Como prospectar sellers qualificados para seu Marketplace

Prospectar sellers qualificados para o marketplace: a resposta está na inteligência de vendas e mercado

Para finalizarmos essa reflexão, também devemos acrescentar que não basta apenas contar com a tecnologia para prospectar sellers qualificados para marketplaces. Pelo contrário, dispor de uma ferramenta tecnológica sem saber operá-la é como sair em alto mar com o melhor navio sem saber capitaneá-lo.

Portanto, é preciso que gestores e analistas de Trade Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado elevem sua inteligência de dados. Ou seja, saibam como lidar com volumes exponenciais de informações, tenham bem claro o perfil ideal de parceiro de negócio, entre outras questões.

Aqui, na Cortex Intelligence, temos orgulho de contar com uma solução de inteligência de mercado e vendas altamente intuitiva e fácil de operar. Além disso, fornecemos suporte aos profissionais que buscam, entre outras coisas, prospectar sellers qualificados para marketplaces. E estamos a sua disposição para demonstrar como funciona nosso sistema!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados