Mão segurando moedas fazendo referência ao cálculo do ROI

Como a Cortex te ajuda a mensurar seu ROI de Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Retorno sobre o investimento (ROI) é um indicador financeiro básico e, ao mesmo tempo, abrangente e essencial com o qual se calcula o quanto se obteve ao empregar tempo e dinheiro.

Para a Comunicação, trata-se de uma medida cada dia mais cobrada. Especialmente nas empresas cuja maturidade comunicacional é alta e, portanto, a área é vista como potencializadora de resultados mercadológicos.

Agora, não é fácil calcular o ROI em Comunicação. E é justamente por isso que resolvemos te apresentar como você pode fazer isso usando a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex.  

Continue lendo para:

  • relembrar a importância de medir e acompanhar o ROI em Comunicação;
  • entender por que tantos profissionais da área ainda têm dificuldades com isso;
  • e ver como é simples mensurar quantitativamente os retornos usando a solução da Cortex.

O que é o ROI em Comunicação e qual sua importância?

Para a Comunicação, o ROI diz respeito a saber o quanto campanhas, projetos e atividades estão realmente contribuindo para o crescimento da empresa como um todo. Tanto em termos de dinheiro gerado quanto economizado. 

Esse indicador também vale para identificar quais práticas devem ser revisadas para atingir (ou superar) as expectativas delimitadas no planejamento da área — que, obviamente, deve estar alinhado com os objetivos estratégicos do negócio.

Sem o ROI no topo dos relatórios, a Comunicação corre o risco de sofrer cortes orçamentários caso a empresa passe por um momento de redução de gastos para equilibrar seus balanços. 

Ao mesmo tempo, quando esse departamento não conhece o ROI detalhado de suas atividades acaba tendo muita dificuldade de controlar seus gastos ou defender aumento dos investimentos. 

Isso porque não tem clareza do que realmente está funcionando e, portanto, deve ser mantido; ou das ações que não resultaram no que era esperado e podem ser descontinuadas.

Por que mensurar os resultados financeiros é um desafio para profissionais de Comunicação?

A mensuração dos resultados financeiros é um dos desafios mais citados pelos profissionais de Comunicação. Isso por diversos fatores, mas, sem dúvidas, pela tradicional ideia da "intangibilidade" dos resultados da área.

Diferentemente de outros departamentos, como Vendas ou Produção, que se guiam por medidas bem claras, muitas vezes a Comunicação enfrenta dificuldades de transformar em números os retornos que obtém.

É importante lembrar que os comunicadores empresariais trabalham com múltiplos canais, públicos e objetivos. Sendo assim, cada ação realizada pode ter diferentes metas — aumentar a conscientização da marca, gerar engajamento nas redes sociais, contribuir para o posicionamento online e por aí vai. 

Logo, estamos falando em dimensionar resultados por meio de métricas e indicadores variados. Sem falar na qualificação subjetiva envolvida: comunicar é sim tocar, de alguma maneira, no simbólico e, portanto, de difícil tangibilização. 

7 formas que a solução da Cortex te ajuda a calcular o ROI em Comunicação

Confira agora por que as empresas mais bem-sucedidas do Brasil em termos comunicacionais contam com a solução da Cortex. Nos tópicos que seguem, você vai ver como a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação facilita o cálculo do ROI!

1. Potencialização da inteligência de dados do time

Para início de tudo, a solução da Cortex representa um antes e depois no uso estratégico de dados internos e externos. 

Isso porque, além de automatizar a operação, a plataforma dá acesso a grandes bases de informações que podem ser cruzadas para a obtenção de insights acionáveis. 

2. Monitoramento de imprensa em tempo real

Com a plataforma da Cortex, o clipping deixa de ser o único meio de visualizar os resultados de mídia. Isso porque o sistema mostra, em tempo real, todas as menções à marca, seus produtos e serviços, na imprensa tradicional e também nos novos meios.

Esse monitoramento da exposição da marca passa a ser aprofundado, em termos qualitativos e quantitativos. Dessa forma, os comunicadores passam a ter mais agilidade no dimensionamento dos impactos gerados pela empresa, seu setor e até concorrentes na opinião pública. 

3. Acompanhamento das ações por mídia

Todos os suportes midiáticos passam a ser finamente acompanhados com a solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex. Ou seja, além dos jornalistas, influenciadores e líderes de opinião se tornam rastreáveis e avaliáveis.

Inclusive no que diz respeito às bolhas informacionais e ideológicas, normalmente muito difíceis de serem identificadas e monitoradas. E isso é fundamental para o momento atual de grande polarização e ocorrência frequente de crises de imagem provenientes de boatos e até fake news

4. Automatização e medição das iniciativas do time e de terceiros

Com a solução Cortex, o time consegue fazer com que cada um de seus esforços estejam devidamente ligado aos objetivos estratégicos do negócio. Incluindo a inserção dos pilares estratégicos da marca em cada movimento de diálogo com stakeholders, tratamento de potenciais crises, e assim por diante.

E essas iniciativas passam a ser medidas quantitativa e qualitativamente, inclusive em termos monetários. Dessa forma, o caminho para a superação da visão de que a Comunicação tem uma atuação meramente acessória se torna mais curto. 

5. Cálculo de retorno de eventos específicos

Os eventos realizados pela equipe de Comunicação, seja sozinha ou em parceria com agências e assessorias internas, também se tornam melhor dimensionados com a solução Cortex.  

Isso acontece porque a plataforma conta com recursos que, a partir de inputs gerados pelos profissionais responsáveis, tangibilizam cada ação — de maneira contextualizada e racional. 

6. Monitoramento de métricas e indicadores 

O dimensionamento de tudo o que a Comunicação realiza passa a ser ancorado em métricas e indicadores de desempenho pré-configurados na solução Cortex. 

Isso tudo tendo como norteadores o planejamento estratégico da área, bem como os direcionamentos do negócio como um todo. 

Nova call to action

7. Geração de relatórios que falam a língua dos executivos C-Level

Por fim, dashboards inteligentes atualizados em tempo real, permitem a geração de relatórios que dialogam verticalmente com os boards executivos da empresa. 

Isso representa um adeus à tradição de entregar reports meramente qualitativos, que normalmente são vistos com desconfiança pelos profissionais C-Level.

ROI em Comunicação: a tecnologia Cortex o torna factível, ágil e alinhado com o que a alta hierarquia espera 

A solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex traz inovações que tornam o ROI em Comunicação uma realidade. 

Entre os recursos que tornam isso possível, destacam-se os relatórios dinâmicos, que permitem a visualização dos dados de forma clara e objetiva, facilitando a geração de insights e tomada de decisões ágeis em termos operacionais, analíticos, táticos e estratégicos. 

Com essas informações, os gestores podem ter uma visão mais completa e precisa do desempenho das campanhas, avaliar os resultados alcançados e tomar decisões mais assertivas para otimizar seus investimentos em Comunicação e maximizar o retorno financeiro.

Conseguimos mostrar como a Cortex é a solução ideal para quem quer calcular e demonstrar claramente o ROI em Comunicação?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 


Artigos Relacionados