Balanced Scorecard (BSC): o que é, como funciona, como usá-lo

Balanced Scorecard (BSC): o que é, como funciona, como usá-lo

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Balanced Scorecard (BSC) é um conceito que surgiu em 1992, com os pesquisadores David P. Norton e Robert S. Kaplan. Eles iniciaram um estudo sobre o desafio de relatar apenas medidas financeiras, e detectaram alguns pontos de atenção. 

Isso partindo do princípio de que, nas empresas, as medidas financeiras fornecem relatórios atrasados, eles tiveram uma visão diferenciada para a época. Ou seja, os reports empresariais informavam o que aconteceu no mês, trimestre ou ano anterior, mas não eram capazes de prever o futuro. 

A partir disso, começaram a examinar como poderiam ser as métricas que olham para a frente — aquelas que agem como indicadores avançados. Com isso, começaram a se perguntar como a previsibilidade poderia afetar a estratégia de mercado de uma organização.

Você quer entender como esse conceito foi criado, onde aplicá-lo e como fazer isso? Então continue lendo!

O que é Balanced Scorecard (BSC)?

Há muita coisa a explicar sobre Balanced Scorecard, mas vamos começar com a definição básica. Estamos falando de uma estrutura de negócios usada para rastrear e gerenciar a estratégia de uma organização.

No detalhe, a estrutura do BSC é baseada no equilíbrio entre os indicadores e as métricas de avanço e de atraso — respectivamente, os impulsionadores e os resultados das metas empresariais. Quando usados ​​corretamente, essas medidas informam se a companhia está ou não atingindo suas metas e se está no caminho certo para garantir sustentabilidade.

Neste sentido, podemos dizer que o BSC é um método de gestão que ajuda as empresas a transportar seus objetivos estratégicos até a ação, perpassando vertical e horizontalmente todos departamentos. Ela proporciona que todos os profissionais envolvidos na operação visualizem o que precisam fazer para atingir os resultados planejados. 

Com um Balanced Scorecard, os gestores ganham a capacidade de:

  • descrever detalhadamente suas estratégias;
  • medi-las adequadamente;
  • e acompanhar as ações que estão sendo realizadas para alcançar e melhorar resultados.

As 4 perspectivas do BSC

Ao longo do processo de criação do BSC, Norton e Kaplan perceberam que uma organização deve primeiro começar com metas que podem ser divididas em quatro perspectivas distintas e, paralelamente, conectadas.

A seguir, entenda essas frentes e as perguntas que as norteiam:

  • Objetivos financeiros. “Que objetivos financeiros temos que impactarão nossa organização?”
  • Objetivos do cliente. “Quais coisas são importantes para nossos clientes, o que, por sua vez, afetará nossa situação financeira?”
  • Metas de processo. "O que precisamos fazer bem internamente, a fim de atender às metas de nossos clientes, que impactará nossa situação financeira?”
  • Objetivos de pessoas (ou de aprendizado e crescimento). “Quais habilidades, cultura e capacidades precisamos ter em nossa organização para executar o processo que deixaria nossos clientes satisfeitos e, por fim, impactaria nossa situação financeira?”.

A partir disso, um tempo depois foi criado o conceito de mapa estratégico: uma representação visual para mostrar as conexões entre todas as quatro perspectivas em uma única página.

Como o Balanced Scorecard pode ser usado na sua empresa?

Um Balanced Scorecard é usado com mais frequência de três maneiras:

  • Dar vida à estratégia organizacional. Diferentes profissionais e equipes podem usá-lo para tomar decisões de maneira coordenada.
  • Comunicar a estratégia em toda a companhia. É aqui que o mapa estratégico é crítico: as organizações o imprimem e o incluem em comunicações internas; colocam-no em sua intranet, por exemplo, e o esclarecem para parceiros de negócios, entre outros stakeholders.
  • Acompanhar desempenho. Isso normalmente é feito por meio de relatórios mensais, trimestrais e anuais.

Normalmente, o BSC é usado por equipes de liderança no nível executivo da organização. Além disso, também serve ao nível de divisão departamental — o que lhe confere um caráter de utilidade global nos negócios. 

Uma das chaves para um scorecard eficaz é ter adesão da liderança. Isso pode parecer óbvio à primeira vista, mas é fácil ficar entusiasmado com o conceito, ver que é relativamente simples de implementar e seguir em frente sem a verdadeira adesão e compreensão.

Monitoramento de performance de vendas: um guia para acompanhar seus resultados

Usando o BSC na prática

A razão pela qual isso pode ser tão difícil é porque, para fazer o BSC funcionar, você precisa mudar a maneira como está gerenciando atualmente. Você terá que interromper os relatórios semanais de KPI ou as reuniões semanais de liderança e integrar quaisquer táticas de gerenciamento estratégico em seu scorecard. 

Observe que o Balanced Scorecard tornou muito fácil comunicar a maneira como você fala sobre sua estratégia, mas ter uma estratégia e discuti-la é apenas uma peça do quebra-cabeça. Para que seu scorecard seja eficaz, você precisa ser capaz de executar o que foi planejado — o que inclui gerenciar, medir e tomar decisões acertadas e em tempo hábil.

Com tudo isso em mente, use o BSC nas mais variadas frentes, incluindo:

  • Estratégia de ganho de mercado — definindo objetivos, metas e indicadores que permitam acompanhar o desempenho e avaliar o sucesso;
  • Gestão de processos — escolhendo indicadores que permitam medir a eficiência, qualidade e produtividade dos fluxos de trabalho;
  • Gestão de pessoas — medindo o desempenho dos colaboradores, a satisfação dos clientes internos e a qualidade do clima organizacional;
  • Gestão financeira — dimensionando a rentabilidade, o retorno sobre o investimento e o fluxo de caixa.
  • Gestão da cadeia de suprimentos — acompanhando a eficiência dos processos de aquisição, produção e distribuição.

7 vantagens que o BSC pode oferecer a seu negócio

Quanto aos benefícios do Balanced Scorecard, eles são diversos. Confira, nos tópicos que seguem quais são os principais.

1. Alinhamento estratégico

O Balanced Scorecard ajuda a empresa a definir sua estratégia de longo prazo e a alinhar as atividades diárias com esses objetivos. Com ele, garante-se que todas as áreas estejam trabalhando em conjunto para alcançar os mesmos objetivos.

2. Visão de conjunto

O BSC fornece uma visão completa do negócio, incluindo suas finanças, atendimento aos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Isso permite que a companhia avalie seu desempenho em cada área e faça ajustes para melhorar sua performance geral.

3. Medição de desempenho

O Balanced Scorecard fornece uma maneira de medir a eficiência corporativa (geral ou em algum departamento específico) tendo seus objetivos estratégicos em perspectiva. Logo, ganha-se um refinamento no acompanhamento do progresso para fazer ajustes em tempo hábil.

4. Comunicação clara

O BSC ajuda a empresa a comunicar sua estratégia e objetivos de longo prazo de forma clara e concisa para todos os funcionários. Ele ajuda a garantir que todos estejam trabalhando em direção aos mesmos objetivos.

5. Foco em resultados

Com o BSC, fica mais fácil se concentrar em resultados, em vez de apenas em atividades diárias. Ele ajuda a garantir que a empresa esteja trabalhando com vistas ao longo prazo, em vez de apenas endereçar esforços para as atividades rotineiras.

6. Melhoria contínua e tomada de decisão informada

O Balanced Scorecard incentiva a organização a melhorar continuamente em toda sua operação. Para, por exemplo, atender melhor às necessidades de seus clientes e demais partes interessadas.

Outro benefício desse método é o fornecimento de informações valiosas que podem ser usadas para tomar decisões claras sobre o direcionamento a ser seguido. 

7. Identificação de oportunidades e gestão de riscos

Identificar oportunidades de melhoria em todas as frentes operacionais também é uma das vantagens do BSC. Isso pode incluir a eficiência dos processos internos, bem como melhorar a satisfação do cliente ou desenvolver novos produtos e serviços.

Ao mesmo tempo, esse método ajuda a gerenciar os riscos associados à realização da estratégia de longo prazo, o que facilita a implementação de medidas para mitigá-los.

7 erros mais comuns, e que devem ser evitados, ao usar o BSC

Veja agora quais erros precisam ser evitados ao implementar o Balanced Scorecard. 

1. Falta de envolvimento da equipe

O BSC deve ser uma iniciativa coletiva a ser implementada por todos os níveis hierárquicos — não apenas uma ideia dos executivos. Se a equipe não está envolvida na criação e execução, é menos provável que se comprometa e, principalmente, veja valor nessa iniciativa estratégica.

2. Foco excessivo em medidas financeiras

Embora as medidas financeiras sejam importantes, elas não devem ser a única área de foco no BSC. É importante incluir medidas que abordem outras áreas críticas, como satisfação do cliente, qualidade dos produtos e serviços, processos internos e aprendizado e crescimento.

3. Falha na comunicação

É fundamental comunicar claramente a estratégia e os objetivos do BSC para toda a organização. Se os funcionários não entenderem a importância e como ele se encaixa na estratégia geral da empresa, a aderência não estará garantida.

4. Mapeamento inadequado dos processos

O BSC deve ser baseado em uma análise completa dos processos da organização. Se os processos não são mapeados com precisão, as medidas podem não refletir com precisão a eficácia dos fluxos de trabalho e impedir a identificação de oportunidades de melhoria.

5. Falha em ajustar o BSC com base no feedback

O Balanced Scorecard requer um processo contínuo de ajuste e refinamento com base no feedback recebido. Se a equipe não estiver aberta a fazer ajustes com base no feedback, o BSC pode rapidamente se tornar desatualizado e menos eficaz.

6. Não estabelecer metas realistas

As metas do BSC devem ser realistas e alcançáveis. Se as metas são muito ambiciosas ou não são realistas, a equipe pode se sentir desencorajada e perder o interesse no processo.

7. Falta de investimento em tecnologia

É importante ter um sistema robusto de monitoramento e medição para coletar os dados necessários para avaliar o desempenho em cada área do BSC. Sem isso, haverá grandes dificuldades de dimensionar resultados em tempo hábil e, consequentemente, perde-se o timing para dos ajustes e das melhorias.

Balanced Scorecard: ferramenta estratégica para medir o desempenho e impulsionar a melhoria contínua

Balanced Scorecard (BSC) é uma estrutura de gestão para solucionar o desafio de relatar apenas medidas financeiras nas empresas. Ele é baseado no equilíbrio entre os indicadores de avanço e de atraso que, quando usados ​​corretamente, informam se os negócios estão no caminho certo para garantir a sustentabilidade.

Também é correto dizer que trata-se de uma ferramenta que ajuda as organizações a transportar seus objetivos estratégicos até a ação, perpassando vertical e horizontalmente todos departamentos. 

Ele proporciona que todos os profissionais envolvidos na operação visualizem o que precisam fazer para atingir os resultados planejados. 

Por fim, é importante destacar que o Balanced Scorecard eficaz requer adesão da liderança e mudanças no gerenciamento. Dessa forma, os benefícios vão do maior alinhamento estratégico ao foco nos objetivos importantes, resultando em ganhos de performance em curto, médio e longo prazo.



Artigos Relacionados