Entenda como ter maior produtividade em vendas com ciência de dados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Ter maior produtividade em vendas é o objetivo de qualquer gestor que deseja ver seu negócio tornando-se mais competitivo. Afinal, quem não gostaria de aliar eficiência, economia e agilidade no processo comercial em prol de um maior retorno em lucros?

No cenário digital as empresas possuem insumos extremamente relevantes para vender de forma mais assertiva e eficaz. Um bom exemplo disso é o investimento em tecnologias de análise de dados.

Essa nova tendência, inclusive, pode ser melhor explicada por números: 97,2% das empresas investem em inteligência de dados para embasar suas estratégias, segundo pesquisa feita pela New Vantage com mais de 1000 companhias de relevância global.

Esses números mostram como o impacto do data science no mercado digital é enorme, e isso pode ser explicado pela sua influência direta no aumento dos lucros e na competitividade da empresa.

Pois, com uma análise estratégica das informações disponíveis sobre seus clientes e segmento de atuação, melhores serão os resultados.

Portanto, nesse artigo, vamos explicar o que é produtividade em vendas e como ela pode se beneficiar das novas tecnologias de automação atualmente disponíveis. Continue lendo para entender melhor!!

O que é produtividade em vendas?

É comum vermos gestores interpretando o conceito de produtividade em vendas de forma equivocada. Para muitos, o termo representa apenas um aumento bruto no número de vendas no final de determinado período específico — sem necessariamente considerar os fatores que levaram a empresa a atingir esses resultados.

Entretanto, procurar meios mais eficientes que reduzam os custos no processo de aquisição de prospects ou de retenção de clientes é que tornam uma estratégia comercial realmente frutífera.

Por exemplo, se a empresa investiu forte em hora extra das equipes, precisou contratar mais profissionais ou requisitou um orçamento mais custoso para conquistar as metas previstas, não dá pra dizer que houve produtividade em vendas.

Portanto, práticas eficientes, econômicas e ágeis precisam estar alinhadas aos resultados planejados. Pois, de outra forma, os lucros obtidos podem não ser relevantes quando comparados aos investimentos feitos para pôr em prática essas ações comerciais.

Quando isso acontece, a empresa tem um ROI (return of investment) negativo. Esse é, por exemplo, um dos vários indicadores de produtividade que os profissionais em situação de tomada de decisão estratégica precisam ter para monitorar a performance da área comercial e aprimorar os processos.

Para ter acesso a essa e a outras métricas importantes é, portanto, fundamental investir em inteligência de vendas.

5 dicas para ter produtividade em vendas

Existem algumas alternativas simples que se aplicadas na cultura organizacional podem melhorar a eficiência da sua equipe comercial.

Dessa forma, selecionamos 5 dicas fundamentais para que você possa aprimorar a produtividade em vendas da sua empresa. Vamos a elas!

1. Estabeleça metas aplicáveis

Toda boa estratégia de vendas necessita de um bom planejamento, com metas possíveis, de acordo com a capacidade operacional do seu negócio. 

Além de garantir a organização das equipes comerciais para que elas estejam bem alinhadas com os objetivos, a prática garante mais motivação para os profissionais entregarem cada vez mais no dia a dia.

Ainda, o estabelecimento de metas propicia um melhor controle dos resultados para que, assim, a empresa consiga avaliar a performance de suas equipes e aumentar a força de vendas.

2. Faça uma boa qualificação de leads

A qualificação de leads é fundamental para coordenar os esforços comerciais de acordo com a posição do prospect nas fases da jornada do cliente

Quando a empresa possui estratégias de vendas e marketing bem alinhadas, o consumidor é progressivamente atraído por conteúdos e interações de qualidade até tornar-se lead qualificado e, assim, propício a receber uma oferta de compra mais agressiva.

Essa classificação, portanto, é importante para determinar quais prospects estão mais suscetíveis a adquirir os serviços da companhia.

Dessa forma, as ofertas realizadas pelas equipes de vendas tendem a se tornar bem mais eficazes, assertivas e com menor probabilidade de darem errado.

[eBook] Enriquecimento de base de leads: como usar para marketing e vendas

3. Integre diferentes áreas da organização

O processo de qualificação de leads já é um bom indicativo de como ter diferentes áreas da organização devidamente integradas e também é importante para a produtividade em vendas. 

Afinal, é o acesso às informações dos leads gerados e qualificados pelas interações realizadas com o Marketing da marca que propiciam as ofertas assertivas.

Além do mais, por exemplo, uma prática fundamental da inteligência comercial, como a projeção de vendas, também necessita de uma comunicação clara e integrada entre Vendas e o setor produtivo da companhia para avaliar a capacidade de entrega com o que vai ser oferecido ao cliente.

4. Monitore seu público-alvo

Conhecer bem seu público-alvo é essencial para se antecipar às suas demandas, fazer ofertas com o máximo de eficácia e aumentar a produtividade em vendas.

Com a consolidação da transformação digital e de práticas como o Big Data, ficou mais fácil compreender o perfil de consumo e padrões de comportamento dos seus clientes.

Afinal, já existem ferramentas que conseguem acompanhar tendências e coletar dados em tempo real para ajudar sua equipe de Vendas. Assim, ela saberá o timing certo e o serviço perfeito para oferecer ao consumidor no momento de fechar negócio.

5. Faça um diagnóstico constante das próprias estratégias

Por fim, ter como aliada uma plataforma de inteligência de dados para monitorar o sucesso de sua estratégia. Além disso, de diagnosticar a performance das equipes da área comercial, é a quinta dica que damos para fechar nosso guia de produtividade em vendas.

Dessa forma, defina os principais indicadores comerciais para avaliar periodicamente o andamento do seu negócio. Assim, é possível:

  • identificar se as metas previstas estão sendo batidas;
  • avaliar os custos financeiros médios para a aquisição de um prospect ou para reter clientes antigos;
  • assinalar o nível de satisfação do cliente com a prestação dos serviços;
  • identificar a quantidade de negócios fechados, entre outras métricas importantes.

Ciência de dados para ter mais produtividade em vendas

Portanto, ficou claro pelas dicas que o investimento em ferramentas de ciência de dados para gerar insights estratégicos e dar suporte ao processo de tomada de decisão é fundamental para aumentar a produtividade em vendas de uma empresa.

Nesse contexto, busque um software que ofereça ferramentas exclusivas para ensinar sua empresa a escolher e analisar os indicadores de vendas mais alinhados aos objetivos corporativos por meio da coleta e análise de dados em tempo real.

Munida de um sistema de automação inteligente para impulsionar os resultados comerciais, sua companhia conseguirá se tornar mais competitiva no mercado.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados