Os 15 melhores livros de vendas para te inspirar

Os 15 melhores livros de vendas para te inspirar

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Há uma infinidade de livros de vendas disponíveis para todos os perfis de leitores. Tanto que fica até difícil escolher, não é verdade?

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com as obras que consideramos mais indicadas para vendedores e líderes comerciais em busca de aprimoramento de habilidades e potencialização de resultados. 

Continue lendo para ver uma resenha rápida dos quinze melhores livros sobre vendas na nossa opinião.

Os livros de vendas que você não pode deixar de ler

1. A venda desafiadora (Matthew Dixon e Brent Adamson)

Neste livro, os autores desafiam os vendedores a superarem a ideia de que as vendas são conseguidas pela "lábia". Eles propõem uma abordagem na qual os compradores são desafiados, assumindo protagonismo da negociação e visualizando os benefícios da compra através de provocações e desafios.

2. Os 25 hábitos em vendas dos mais bem-sucedidos vendedores (Stephan Schiffman)

O especialista levanta, neste livro, as práticas mais bem-sucedidas dos vendedores que mais fecham negociações e trazem retornos. Ele aponta detalhes como a preparação e a execução de apresentações comerciais, mas também mostra atitudes de auto motivação para lidar com objeções e outras dificuldades.

3. A Máquina definitiva de vendas (Chet Holmes)

Muito tem se falado em "venda inteligente", mas isso nem sempre é traduzido para o dia a dia dos vendedores. Nesta obra, o autor se propõe a desmistificar o excesso de técnicas e métodos que não param de surgir. Ele sugere a escolha de uma maneira de vender com mínimo esforço focando no que funciona para cada profissional. 

O texto é dividido em doze passos que compreendem atividades a serem empregadas tanto pelas as lideranças quanto pelos vendedores, passando por profissionais de Marketing e Inteligência de Mercado. 

4. Receita previsível (Aaron Ross & Marylou Tyler)

Reverenciado por empresas de tecnologia do Vale do Silício, este livro tem como foco as vendas outbound guiadas por previsibilidade. Nele, os autores recomendam reestruturar a área comercial considerando os papéis dos profissionais de pré-vendas, vendas e customer success.

As dicas práticas são ilustradas com cases de sucesso de companhias dos mais variados segmentos, sempre focando na sequência "prospecção, fechamento, retenção e crescimento".

Previsão de vendas: tecnologias, técnicas e processos que você precisa para se antecipar

5. Inteligência emocional para sucesso nas vendas (Colleen Stanley)

Com forte apelo psicológico, a obra debate as dificuldades dos vendedores para lidar com negociações complexas. Nela, o autor propõe medidas para aumentar a segurança, a tranquilidade e a assertividade. Além disso, ele dá dicas para o estabelecimento de relacionamentos sólidos e duradouros focando na criação de parcerias.  

6. A bíblia das vendas (Jeffrey Gitomer)

O nome pode até parecer presunçoso para algumas pessoas, mas esse livro faz jus ao título porque reúne uma série de técnicas e métodos para potencializar ganhos, especialmente no que diz respeito a relacionamentos empáticos e cordiais. 

Os ensinamentos deste livro de vendas estão bastante ancorados nas experiências do autor, que foi diretor comercial de importantes corporações e hoje é um consultor bastante requisitado por multinacionais.  

7. SPIN Selling (Neil Rackham)

O autor descreve em detalhes o SPIN Selling, uma técnica que determina os questionamentos que devem ser feitos aos potenciais clientes durante uma abordagem de vendas. 

Com isso, não só este livro de vendas se transformou em um best seller, como reformulou de processos comerciais de acordo com os desafios mais atuais, principalmente para empresas B2B. 

8. Vendas 3.0 (Sandro Magaldi)

Focado na gestão estratégica de vendas, o autor fornece caminhos para a reconfiguração da empresa como um todo, tendo o departamento comercial como centro focal. 

Com isso, dirige-se claramente às lideranças ou aos vendedores que almejam assumir cargos de gerência no futuro de suas carreiras. 

9. Os Segredos da Arte de Vender (Zig Ziglar)

Apresentando métodos para facilitar as negociações, o autor defende que a venda é, e deve ser tratada como, uma arte. Para isso, oferece dicas ilustradas com casos reais ou anedotas que tornam a leitura bastante fluida e prazerosa.

10. Mestres das Vendas (Ivan R. Misner e Don Morgan)

A obra reúne oitenta histórias de vendedores bem-sucedidos, apresentando suas técnicas, estratégias e abordagens significativas ao longo da carreira. Essas experiências foram coletadas a partir da pesquisa e de entrevistas realizadas pelos autores que buscavam entender quais são os diferenciais dos profissionais que se destacam da maioria de seus colegas. 

Portanto, se você está lançando um produto inovador, divulgando sua empresa, tentando atingir um novo nicho ou até mesmo lutando para bater metas: neste livro de vendas você vai encontrar dicas valiosas para cada tipo de negociação.

Nova call to action

11. Como vender qualquer coisa a qualquer um (Joe Girard)

Reconhecido pelo Guinness Book como “o maior vendedor do mundo”, este importante coach de vendas ensina, neste livro, como vencer a resistência dos compradores e também escalar os negócios.

Além disso, um dos fortes do texto é a sequência simples e direta de fazer planejamento comercial visando o aumento das margens de lucro.

12. Supere o não: como negociar com pessoas difíceis (William Ury)

Das negociações com a chefia até o fechamento de contratos com clientes altamente exigentes, este livro é indicado para vendedores que precisam lidar com objeções e resistências o tempo todo. 

Nele, o autor propõe uma estratégia de cinco passos que, inclusive, podem ser usados em qualquer outro tipo de relacionamento que envolva a necessidade de negociar — não necessariamente uma venda. 

13. Vendas não ocorrem por acaso (Thiago Concer) 

Direcionado a profissionais que buscam maneiras de estruturar suas rotinas e abordagens comerciais, este livro tem por objetivo demonstrar que é preciso se guiar por um método e trabalhar duro. 

Além disso, desmistifica crenças limitantes que dificultam o dia a dia dos vendedores e é recheado de exemplos que facilitam o entendimento das proposições do autor. 

14. Venda mais! Você Pode! (Paul Hanna)

Com forte apelo motivacional, nesta obra o vendedor vai encontrar dicas para sair do "piloto automático" e superar desafios. 

Nela, o autor, que já trabalhou com equipes de multinacionais como Ford, McDonald's e Toyota, fornece ferramentas para melhorar a autoestima. Por isso, também é um texto indicado a líderes comerciais que estão em busca de motivar suas equipes. 

15. Vender é humano (Daniel H. Pink)

Neste livro, o autor recorre ao humor para ensinar técnicas de vendas. Ele parte do princípio de que a venda é uma constante em nossa vida e, portanto, qualquer pessoa tem capacidade para ser vendedora caso busque se desenvolver profissionalmente. 

Além disso, também conta anedotas e casos reais para tornar a leitura leve, interessante e divertida. 

Aproveite nossa lista com os melhores livros sobre vendas 

Nesta lista, buscamos trazer os livros de vendas mais focados no dia a dia dos vendedores. Ainda assim, outros profissionais que precisem lidar com negociações em seu dia a dia podem aprender muito com essas obras.

Vale destacar que a leitura nos leva a um patamar de concentração que nenhuma outra maneira de obter conhecimento é capaz de fornecer. Isso porque ao ler acabamos realizando um diálogo interno, quase meditativo. Especialmente quando o texto é bom e entrega insights valiosos.

O que você achou da nossa lista de livros de vendas?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados