Entenda por que a limpeza de dados é tão importante quanto a coleta

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Muito se fala sobre a importância de coletar dados sobre seus consumidores, mercados e concorrentes. De fato, essa tarefa é imprescindível para garantir a competitividade nos negócios, mas não se trata de uma missão com única etapa. As empresas que coletam informações, também devem ficar atentas à necessidade da limpeza de dados.

Além da coleta e da análise de dados estratégicos, vamos falar sobre essa etapa não menos importante. Veja por que as empresas devem se preocupar com limpeza de dados, e como garantir que restarão apenas as informações pertinentes para o seu negócio.

Por que é tão importante coletar dados nas empresas

Provavelmente a maior razão pela qual as empresas coletam dados é o fato de ajudar a entender melhor o comportamento de seus consumidores, definir sua demografia geral, o perfil do consumidor e identificar as maneiras pelas quais é possível melhorar a experiência geral do cliente.

Os dados tornam mais fácil para sua empresa entender o que seus clientes desejam da empresa, os produtos ou serviços específicos que procuram e como preferem interagir com sua marca.

Quando você souber mais sobre seus clientes, também vai poder ajustar tudo sobre seus negócios para melhor atender às necessidades deles. Além de aperfeiçoar a maneira como se comunica com seu público-alvo, otimizar seu site e muito mais.

Resumidamente, o que os dados ajudam é a tomar decisões mais inteligentes, focando principalmente no que você entrega para o seu consumidor.

Que dados coletar, para que servem e como eles podem ser usados

Como falamos acima, os dados coletados por uma empresa podem ser utilizados de várias formas. Até aqui, você ainda pode ter dúvidas sobre quais dados coletar, de onde extraí-los e como podem ser usados.

Existem várias possibilidades, que variam de acordo com seu tipo de negócio e objetivos, mas há algum consenso em dados que toda empresa pode utilizar.

Os dados imprescindíveis para uma empresa são aqueles que as ajuda a entender seu público-alvo e pensar em ações que foquem em compreender, agradar os consumidores e converter leads em vendas.

Dados sobre o consumidor ajudam desde o início de qualquer estratégia de marketing e comercial, inclusive na criação de personas do negócio.

Esses dados devem incluir as informações de contato que seu cliente passa ao se comunicar com a marca, mas também incluir informações e rastros digitais que ele deixa ao interagir com publicidade, hábitos de navegação e muito mais!

Todos esses dados requerem uma forma de coleta não muito complexa, mas as empresas podem ir além, investindo em big data e softwares mais robustos e eficientes, que acessam o banco de dados e fontes públicas para realizar análises de mercado mais complexas.

O que é a limpeza de dados

Coletar dados gera insights importantes, mas é a limpeza de dados que garante a continuidade do sucesso dessa estratégia. Então, antes de mais nada, vamos às situações que trazem a necessidade da limpeza de dados.

A limpeza de dados faz parte do processo de preparação de dados para análise, removendo ou modificando dados incorretos, incompletos, irrelevantes, duplicados ou formatados incorretamente.

Esses dados precisam ser limpos, pois não são úteis quando se trata da análise. Além disso, é importante ressaltar que essas informações podem atrapalhar o processo ou fornecer resultados imprecisos. Existem vários métodos para limpar os dados, dependendo de como eles são armazenados e como estão alinhados com seus objetivos de negócio.

A limpeza de dados não consiste apenas em apagar informações e liberar espaço para novos dados, mas sim em encontrar uma maneira de maximizar a precisão de um conjunto de dados sem necessariamente excluir informações pertinentes.

Por um lado, a limpeza de dados inclui mais ações do que simplesmente remover dados, como corrigir erros de ortografia e sintaxe, padronizar conjuntos de dados, solucionar erros como campos vazios, códigos ausentes e identificar informações.

A limpeza de dados é considerada um elemento fundamental dos princípios básicos da ciência de dados, pois desempenha um papel importante no processo analítico e na descoberta de respostas confiáveis.

Mais importante, o objetivo da limpeza de dados é criar conjuntos de dados padronizados e uniformes, para permitir que as ferramentas de inteligência de negócios e análise de dados acessem e encontrem facilmente os dados certos para cada consulta.

Limpeza de dados: por que fazer? Qual a importância?

Como já explicamos acima, é muito comum falar sobre como os dados impulsionam uma série de estratégias de negócios. Dito isso, outra situação que acontece com frequência é empresas que coletam dados de maneira indiscriminada, exagerada, ou simplesmente não sabem o que fazer com tanta informação que levantou.

É por causa de situações como essas que precisamos falar sobre a limpeza de dados.

Mas afinal, por que o gerenciamento e a limpeza de dados são importantes? Os motivos são vários, mas você pode considerar para a sua empresa, principalmente, que a limpeza de dados:

  • estabelece confiança em seus dados;
  • permite que você tome decisões comerciais mais precisas;
  • proporciona uma experiência forte e positiva ao cliente;
  • aumenta seus resultados, eliminando tarefas manuais de dados;
  • otimiza os investimentos em marketing e coleta de dados em geral.

Além disso, o uso de ferramentas para limpar os dados tornará as atividades mais eficientes, pois poderão obter rapidamente o que precisam extrair daquelas informações. Isso ainda significa menos erros, que resultam em clientes mais felizes, com potencial para se tornarem fiéis e menos funcionários frustrados.

Como garantir uma boa limpeza nos dados da empresa

O primeiro passo, como sempre, é se planejar.

Um plano bem-sucedido de gerenciamento e limpeza de dados não pode se concentrar apenas em impedir a entrada de dados incorretos no sistema. Também deve revisar periodicamente as informações do banco de dados para corrigir as informações desatualizadas, bem como reparar os erros que possam ter acontecido na entrada e no armazenamento de dados que já foram coletados.

Para isso, rotina é uma palavra-chave importante. Assim como a continuidade. 

Ao garantir que suas coleções de dados sejam rotineiramente limpas, você pode simplificar a análise de dados, criar uma campanha de marketing mais eficaz e saber que está tomando decisões informadas com base em dados precisos. Soluções como as da plataforma ITB360 facilitam essa tarefa de limpeza de bases existentes da sua empresa, solicite uma demo e entenda com um de nossos especialistas como funciona.

Quando limpar os dados?

A frequência com que você deve limpar depende de vários fatores, como a quantidade de informações que você possui, se está importando dados regularmente ou usando serviços que enriqueçam os seus dados.

Também é importante não limpar com muita frequência, ou você pode desperdiçar tempo e dinheiro executando ações desnecessárias.

O aspecto da manutenção da qualidade dos dados continuará a crescer em importância, pois o marketing digital, em especial, continua a confiar nos dados do cliente e dos times de vendas como o mecanismo que impulsiona os esforços efetivos de marketing. A qualidade e a integridade de seus dados, podem ser os fatores determinantes de quão bem sua empresa é capaz de manter competitividade suficiente ao longo do tempo.

O que achou do conteúdo? Se este artigo foi útil para você e tem interesse em continuar recebendo informações atualizadas sobre o mundo dos negócios, acompanhe nossos conteúdos! Fique por dentro seguindo a ITB360 no Youtube, no Facebook, no Instagram e LinkedIn!


Artigos Relacionados