Eficiência, eficácia e efetividade: entenda a diferença entre esses termos

Eficiência, eficácia e efetividade: entenda a diferença entre esses termos

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Eficiência, eficácia e efetividade são três substantivos muito comuns na gramática empresarial. Elas também são, muitas vezes, utilizadas como sinônimos, o que é incorreto.

Quer fazer bonito na hora de produzir um relatório ou mesmo tornar seu vocabulário mais adequado em reuniões? Então você precisa conhecer a diferença entre esses termos.

Continue lendo este artigo, no qual vamos te mostrar:

  • o que diferencia algo eficiente de alguém eficaz ou com efetividade;
  • por que essas três palavras carregam pesos conceituais diferentes;
  • como garantir essas características em seu negócio;
  • e muito mais!

Qual é a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?

Indo direto ao ponto, eficiência, eficácia e efetividade são substantivos a serem empregados em diferentes situações:

  • Eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para alcançá-los;
  • Eficácia diz respeito à capacidade de alcançar os objetivos propostos;
  • Efetividade é a habilidade de se chegar ao que foi desejado da melhor maneira possível.

Quanto ao uso dessas palavras no dia a dia corporativo, elas geralmente são transformadas em índices ou indicadores de desempenho. Para dimensionar o comprometimento e a competitividade da equipe e até mesmo dos indivíduos que o compõem.  

Nos processos de gestão de vendas é comum que os times busquem atingir objetivos e metas de forma eficaz e eficiente. Além disso, se espera que eles persigam a efetividade.

Um exemplo prático?

Uma vendedora compromete-se a vender 3.000 unidades em um mês. Para atingir essa meta dentro do prazo, ela aumenta as horas de trabalho dedicadas à prospecção, aborda mais potenciais compradores a cada dia, entre outras iniciativas. 

Essa profissional até consegue cumprir com a cota de vendas, mas acaba gastando mais com viagens, serviços de telefonia, entre outros custos. Inclusive porque toda sua energia produtiva está focada no resultado prometido. 

Logo, ela é eficiente e tem efetividade, pois entrega os números com os quais se compromete. Contudo, não pode ser elogiada por ser eficaz, uma vez que a lucratividade da empresa é comprometida pelo excesso de gastos.

Eficiência, eficácia e efetividade: entenda a diferença entre esses termos

Por que é preciso diferenciar os três conceitos?

Ao fazer gestão de desempenho, eficiência, eficácia e efetividade precisam estar bem definidos. Do contrário, corre-se o risco de tornar as avaliações pouco claras e muito subjetivas — abertas a quaisquer interpretações.

No exemplo que vimos anteriormente, se esses três conceitos estivessem bem estabelecidos, a vendedora saberia que seu único objetivo não era alcançar números. Ela teria em mente que outros valores estavam em jogo, o que guiaria seus esforços para garantir resultados mais globais.

Estamos falando, portanto, de três conceitos de extrema importância na gestão empresarial. A aplicação deles, quando feita de maneira correta, é o que pode determinar o sucesso ou fracasso na entrega de resultados de excelência. 

Eficiência, eficácia e efetividade: do planejamento à execução

Dentro disso, tudo começa com um bom planejamento, que é o ponto de partida para execução de qualquer técnica que vai garantir entregas de qualidade e rentáveis para a organização. 

Nos planos de ação, devem estar descritos os resultados projetados para o trabalho e o produto ou serviço final que será entregue. Ainda, descrever quais atividades e ações serão necessárias para garantir tais alcances e os passos que devem ser dados.

Contudo, nem todas as ações se resumem a garantir entregas de acordo com o que foi descrito. A partir do momento que as equipes e os profissionais se mostram capazes de entregar o valor prometido, começam a entrar em voga as questões de eficiência dessa produção. 

A eficiência é a capacidade de realizar um trabalho com o mínimo possível de recursos e tempo, sem comprometer a qualidade da entrega. Isso é essencial para garantir que os profissionais possam entregar seus resultados de maneira consistente, a um custo mínimo e assim garantir, por exemplo, uma margem de lucro maior.

Por fim, temos a eficácia, que é a capacidade de fazer entregas de acordo com o que foi planejado. É importante que a empresa esteja sempre atenta ao que está sendo entregue, e que busque sempre aplicar melhorias e inovações para ter diferenciais competitivos e superar expectativas. 

Em resumo, a diferenciação dos três conceitos é fundamental para garantir o sucesso da equipe e dos indivíduos, em todos os projetos, bem como nas atividades e ações.

Como estimular essas características na sua empresa?

Para estimular eficiência, eficácia e efetividade na empresa, é importante criar uma cultura organizacional baseada na busca pela melhoria contínua. 

Isso significa que todos os colaboradores devem estar dispostos a solucionar problemas e agir preventivamente para evitar erros e falhas. 

Além disso, é importante ter uma boa comunicação para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e, quando necessário, entendam a necessidade de mudanças.

As lideranças também precisam confiar em seus liderados e permitir uma gestão mais horizontalizada. Isso passa aos liderados um senso de responsabilidade e os integra, fazendo com que eles se sintam mais comprometidos com suas funções.

Estímulo à eficiência, eficácia e efetividade na gestão de vendas

Para tornar tudo isso ainda mais claro, confira agora dicas para estabelecer uma cultura de eficiência, eficácia e efetividade em sua equipe comercial:

  • capriche no planejamento e no monitoramento dos processos;
  • invista em tecnologia para automatizar e atividades, facilitar decisões acertadas e em tempo hábil, além de promover ações racionais e contextualizadas;
  • estabeleça metas claras e mensuráveis para acompanhar constantemente o desempenho dos vendedores;
  • corrija desvios de conduta e finalidades antes que eles se transformem em problemas de difícil resolução;
  • estabeleça meios de comunicação e códigos de conduta para que o diálogo seja sempre propositivo e respeitoso;
  • ofereça treinamentos e capacitações regularmente para garantir que os profissionais estejam preparados para lidar com os desafios do mercado e alcançar bons resultados.

Formação de equipe de vendas: um passo a passo desde a rampagem até a inteligência comercial

Eficiência, eficácia e efetividade: os três 'Es' do sucesso empresarial

Eficiência, eficácia e efetividade são três termos diferentes que devem ser utilizados de forma adequada e consciente, pois cada um possui um significado específico. 

A eficiência é a relação entre os resultados obtidos e os recursos utilizados para alcançá-los, enquanto a eficácia representa a capacidade de alcançar os objetivos propostos e a efetividade diz respeito à habilidade de se chegar ao que foi desejado. 

Essa diferenciação é importante em processos de gestão de vendas e no dimensionamento do comprometimento e da competitividade do time e indivíduos que o compõem. 

Ao fazer gestão de desempenho, esses três conceitos precisam estar bem definidos para evitar interpretações subjetivas e tornar as avaliações mais claras e objetivas.

E aí? Conseguimos te mostrar a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?






Artigos Relacionados