Entenda o que é Desenvolvimento de Negócios e sua importância para aumentar as vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A complexidade do cenário digital e a nova dinâmica dos mercados vem dando relevância para uma área denominada Desenvolvimento de Negócios (DDN)

Ela tem como objetivo principal buscar estratégias que otimizem a eficiência dos resultados comerciais, além de analisar conjunturas e novas tendências para que a empresa aproveite todas as oportunidades do segmento de atuação.

Não por acaso, pouco a pouco, o investimento na área vai tornando-se prioridade nas companhias. Por exemplo, nos Estados Unidos, 30% das empresas que possuem entre 1.000 e 10.000 funcionários possuem um setor de DDN, enquanto aquelas com mais de 10.000 estão na marca de 52%, segundo dados da Zippia.

Portanto, quer aprender o que faz um profissional de Desenvolvimento de Negócios e qual a importância desta área em tempos de transformação digital?

Leia o conteúdo até o fim!

O que faz um profissional de Desenvolvimento de Negócios?

Geralmente associado ao Marketing, um gerente de Desenvolvimento de Negócios é fundamental para a elaboração do planejamento estratégico das empresas. 

Isso porque ele é o responsável por fazer uma análise conjectural do ambiente de negócios para aprimorar objetivos-chave, como:

  • prospecção, conversão e retenção de clientes;
  • monitoramento de novas oportunidades, seja a nível nacional ou internacional;
  • avaliação da atuação competitiva, estratégica e operacional do negócio, procurando pontos que podem ser aprimorados ou reorientados.

Dessa forma, ela é uma espécie de liderança que vai utilizar seus conhecimentos de gestão, mercado e inovação para decidir quais rumos uma organização deve tomar para aumentar as vendas e se tornar um player relevante no seu segmento.

Nesse sentido, além dos já citados, os principais pré-requisitos de quem faz Desenvolvimento de Negócios é ter know-how em vendas, uma boa capacidade de comunicação para construir um bom network, além de conhecimentos em inglês e faro para novas tendências e oportunidades.

Nesse sentido, no mundo VUCA em que vivemos, onde a volatilidade e a velocidade de propagação dão as cartas, esse profissional precisa ficar sempre antenado e estudar continuamente as mudanças que acontecem a todo momento.

Quais a importância de investir em Desenvolvimento de Negócios?

A importância de investir em DDN está na necessidade de superar os principais desafios provocados pela transição para o digital e pela globalização. 

Neste novo ecossistema de negócios, tão complexo e sem fronteiras geográficas, quem souber lidar e se antecipar às muitas variáveis hoje existentes, com certeza ganhará vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Dessa forma, desenvolver uma cultura de desenvolvimento de novos negócios e contar uma área especializada nisso oferece maior proteção a crises, como também constrói estratégias mais sólidas para as companhias.

Afinal, uma área profissional e eficiente de DDN é capaz de fechar parcerias comerciais mais sólidas e, a longo prazo, prever momentos de instabilidade e saber qual a melhor solução para superá-los.

Portanto, o resultado disso tudo é a consolidação de uma boa reputação, melhor relacionamento com os clientes, eficiência operacional e eficácia e diversidade no portfólio de produtos/serviços.

Entretanto, para atingir todos esses objetivos, um gerente de Desenvolvimento de Negócios não pode abrir mão de tecnologias de análise de dados.

eBook - Data Science nos negócios

Qual a relação entre inteligência de dados e o Desenvolvimento de Negócios?

A informação sempre foi o insumo mais relevante de qualquer estratégia comercial. 

Em especial nos dias de hoje, com a evolução das tecnologias de inteligência de dados e o vasto volume de informações valiosas para empresas armazenadas em dispositivos de Big Data, ela ganhou um protagonismo ainda mais acentuado.

Por meio de uma sofisticada plataforma de automação, por exemplo, é possível coletar dados e obter insights em tempo real de registros valiosos para o Desenvolvimento de Negócios das organizações, como:

  • perfil de consumo, posição no funil de vendas e padrão de comportamento do público-alvo;
  • detalhes das ações estratégicas e resultados comerciais dos principais concorrentes;
  • indicadores objetivos e mensuráveis que traduzem o desempenho estratégico e operacional das áreas da organização;
  • novas tendências do segmento de mercado e análises preditivas para se antecipar a possíveis crises ou momentos de instabilidade;

Portanto, contar com uma boa ferramenta de inteligência de vendas é fundamental para dar suporte ao trabalho de Desenvolvimento de Negócio com informações valiosas e estratégias sobre o público, concorrentes e segmento de atuação.

Há excelentes soluções disponíveis no mercado para tornar sua empresa data driven e otimizar os resultados da sua companhia.

Gostou do conteúdo? Viu como desenvolver um plano de Desenvolvimento de Negócios com a ajuda de dados? Leia nossas outras publicações no blog para aprender cada vez mais sobre sales intelligence e os desafios da transformação digital.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados