4 dicas para atrair mais sellers para o seu marketplace

4 dicas para atrair mais sellers para o seu marketplace

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Profissionais que têm a missão de atrair mais sellers para seu marketplace enfrentam diversos desafios. Isso porque este modelo de negócios a cada dia se consolida mais, fazendo com que a atração de novos parceiros se torne mais concorrida.

Essa realidade de alta competição é global: quase metade das vendas online agora acontecem via plataformas que reúnem diversos fornecedores, segundo a Web Retailer

Pensando nisso, trazemos neste artigo uma série de dicas para escalar essa prospecção rumo a negociações vantajosas. Continue lendo para ver como o bom uso da tecnologia pode tornar tudo mais rápido e com custos sob controle!

Por que a diversidade de sellers é importante para os marketplaces?

Uma plataforma de vendas que reúne diversos vendedores deve primar pela experiência do usuário, que começa ao encher o carrinho e só termina com o recebimento do pedido. Passa também pelo momento do pagamento: 43% dos brasileiros dizem se sentir incomodados com as demoras na aprovação de transações, revela pesquisa da Signifyd

Além disso, é importante assumir uma postura de curadoria das melhores ofertas. Ou seja, contar com um catálogo diversificado de sellers. 

Isso porque o grande trunfo desse modelo de negócios é justamente dar aos consumidores online diversas opções, concentrando o maior volume compras em uma única transação.

Obviamente, a diversidade de sellers não pode ser a qualquer custo. É preciso firmar parcerias com empresas comprometidas, que consigam atender a demanda e se encaixem nos padrões de qualidade da plataforma.

O que sua equipe pode estar fazendo de errado ao tentar atrair mais sellers qualificados para o seu marketplace?

Na busca por atrair mais sellers para seu marketplace, alguns equívocos podem ser cometidos por times de Vendas, Trade Marketing e Inteligência de Mercado. Normalmente encarregadas dessa prospecção.

Entre os erros mais comuns, destacam-se:

  • não definição de um perfil de parceiro ideal, o que torna a prospecção muito ampla e, portanto, mais passível de erros;
  • busca feita sem auxílio da tecnologia, impedindo a escala, pois é preciso passar muitas horas fazendo pesquisas online;
  • falta de conhecimento das dimensões do mercado, dos nichos com oportunidades e até da concorrência; 
  • negociações pouco estratégicas, que impedem a assinatura de contratos de exclusividade, abrindo margem para que a concorrência também disponha dos mesmos sellers.

4 dicas para atrair mais sellers para o seu marketplace

Para lidar com as complexidades e atrair mais sellers para o marketplace, algumas atitudes precisam ser tomadas. Confira, a seguir, nossas dicas que você e seu time podem aplicar a partir de agora.

1. Defina um perfil de seller ideal

Tudo começa pela definição do perfil de seller ideal. Isso significa que é preciso ter clareza de qual tipo de empresa tem fit para entrar no catálogo do marketplace.

Neste sentido, é preciso pensar tanto na qualidade dos produtos e serviços fornecidos quanto nas capacidades do seller. Isso vai desde a logística de transporte de mercadorias até as negociações de preços, entre outros aspectos importantes para sua empresa.

2. Mapeie o mercado e descubra seu nicho

Outro ponto complementar é o entendimento do mercado no qual o marketplace está inserido. Por exemplo, é fundamental entender quais sellers conseguem atender ao tipo de cliente no qual a plataforma tem foco. 

Além disso, deve-se entender a concorrência em profundidade. A partir daí, fica mais fácil entender em quais nichos de consumidores há mais potencial de vendas. 

3. Formate uma boa proposta de parceria 

Dados esses dois primeiros passos, é indicado formatar uma proposta clara de parceria. Sem isso, os profissionais encarregados de atrair sellers para o marketplace não conseguem demonstrar com facilidade as vantagens oferecidas.

Idealmente, essa proposta deve entregar projeções de resultados, metas a serem cumpridas e diferenciais frente à concorrência. Ou seja, ser pautada em informações que realmente façam a diferença para quem a está analisando, o que implica apresentar dados quantificáveis e qualificáveis. 

4. Use a inteligência de dados para mapear parceiros

Por fim, a campanha de atração de sellers para o marketplace precisa ser planejada e executada com base em dados e nas habilidades analíticas dos profissionais envolvidos. Eles, basicamente, precisam ter meios de localizar potenciais parceiros em fontes confiáveis, além de obter insights para decisões acertadas e em tempo hábil.

Com essa inteligência de dados, os profissionais serão mais rápidos e eficientes. Eles vão conseguir mapear parceiros por tamanho de operação, capacidade logística, faturamento, entre outros parâmetros. Do contrário, seguirão atuando no estilo tentativa e erro, o que costuma consumir recursos e frustrar expectativas. 

Como a solução de inteligência de vendas B2B da Cortex te ajuda a atrair sellers para seu marketplace

Para colocar em prática todas as dicas que demos anteriormente, você precisa contar com a plataforma de inteligência de vendas B2B fornecida pela Cortex. Ela é a mais completa da América Latina e tem ajudado gestores e analistas de marketplaces a superar seus desafios de atração de sellers qualificados.

Com o sistema da Cortex, que é ancorado em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, os profissionais conseguem:

  • selecionar um nicho de atuação e afunilar a busca por tamanho de empresa, faturamento, número de funcionários etc;
  • escolher uma área geográfica adequada aos objetivos de expansão de negócios da empresa;
  • filtrar por tipo de empreendimento com potencial para ser seller;
  • verificar aspectos como índice de presença digital dos sellers pré-selecionados;
  • extrair os contatos dos decisores dentro dos canais pré-selecionados;
  • cruzar informações e desenvolver um forecast de vendas preciso.
Como prospectar sellers qualificados para seu Marketplace

Sellers qualificados são o segredo do sucesso de um marketplace

Compor um bom elenco de sellers é o sonho de todo marketplace. Afinal, trata-se de uma parceria que precisa potencializar as vendas, mas também manter a boa reputação da plataforma de vendas online, satisfazendo clientes e garantindo sustentabilidade ao negócio.

No entanto, para fazer isso, os profissionais encarregados precisam ter meios de mapear os parceiros ideais. Eles devem contar com tecnologia e habilidades analíticas, pois, do contrário, perderão muito tempo e dinheiro em um processo pouco orientado por dados.

O que você achou das dicas que trouxemos para você atrair mais sellers para seu marketplace?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados