Vendas pelo WhatsApp: Dicas para fazer a abordagem certa

Vendas pelo WhatsApp: Dicas para fazer a abordagem certa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você já parou para pensar em como sua empresa pode fazer vendas pelo WhatsApp? Definitivamente, o aplicativo verdinho extremamente querido no Brasil é um canal e tanto para estratégias comerciais — inclusive no ecossistema B2B. 

Saiba que é crescente o número de companhias que estão explorando essa estratégia. Tanto que a versão do app para negócios movimentou 330 milhões de dólares globalmente em 2022, sendo 100 milhões apenas na América Latina, conforme levantamento da Statista.

Para te ajudar nessa reflexão, nós reunimos estatísticas e insights seguindo esses tópicos:

  • o que faz do WhatsApp um canal efetivo de vendas;
  • em quais frentes do processo comercial é possível utilizá-lo;
  • quais são os passos para começar a aproveitá-lo;
  • e muito mais.

Confira!

Por que o WhatsApp é um canal efetivo para sua operação comercial?

Há diversas razões para fazer vendas pelo WhatsApp, sendo essas que você vai ver em detalhes a seguir as mais destacadas.

Penetração de mercado e base de usuários

O WhatsApp não é apenas um aplicativo de mensagens qualquer; ele é um fenômeno global com cerca de 2,8 bilhões de usuários em mais de 180 países. Portanto, o que o torna um canal comercial particularmente lucrativo para o B2B é a sua penetração no mercado. 

Nos principais mercados como Índia, Brasil e outras economias emergentes, o WhatsApp é o canal de mensagens padrão. Basicamente, seja um CEO ou um fornecedor local, praticamente todo mundo tem esse aplicativo instalado em seu telefone.

Segurança e confiabilidade

Agora, você pode se perguntar: “o WhatsApp é seguro para a comunicação empresarial?”.

A resposta é “sim”, sem dúvidas: esse app leva a sério a segurança de seus usuários. Tanto que as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, o que o torna confiável para compartilhar informações comerciais.

Pense no recurso “dois tiques azuis”. Ele não é apenas um recibo de leitura; é um emblema de responsabilidade. Ou seja, você sabe que sua mensagem foi lida, eliminando o infame cenário “não recebi aquele e-mail”.

Além disso, com recursos como a verificação em duas etapas, você adiciona uma camada adicional de segurança, garantindo que suas conversas comerciais permaneçam  estritamente profissionais.

Versatilidade para o diálogo

O WhatsApp não é apenas versátil; é como um canivete suíço para sua comunicação B2B. Isso é perceptível nessas características:

  • Instantaneidade. Precisa de uma resposta imediata de um prospect? Envie-lhes uma mensagem no aplicativo verdinho.
  • Riqueza de mídia. Quer mostrar seu produto em vez de fazer um longo relato via telefone? Envie um áudio, e complemente com imagens, vídeos, PDFs...
  • Globalização. Conduzindo negócios além-fronteiras? O WhatsApp é reconhecido mundialmente, eliminando a barreira da compatibilidade de aplicativos.
  • Bate-papos em grupo. Precisa coordenar conversas com várias partes interessadas? Crie um bate-papo em grupo e mantenha todos informados. Chega de "cc" e "cco" gerando trilhas intermináveis no correio eletrônico.

Quais são as maneiras possíveis de escalar vendas pelo WhatsApp?

Confira agora algumas frentes pelas quais é possível potencializar as vendas pelo WhatsApp.

Acompanhamento de clientes potenciais

Ao gerar leads, você normalmente coleta os números de telefone de clientes potenciais, certo? Pois bem, com as devidas permissões, pode enviar acompanhamentos no WhatsApp para avaliar o interesse nos produtos/serviços.

Ali pode nascer um diálogo de proximidade, acelerando o aprendizado do prospect e, portanto, conduzindo-o mais rapidamente à decisão de compra. 

‍Qualificação de prospects

Durante o acompanhamento, você também pode usar o WhatsApp para configurar mensagens interativas e FAQs. Isso, obviamente, na versão do app para negócios (WhatsApp Business).

Usando as respostas, poderá qualificar ainda mais os potenciais clientes e priorizar seu tempo e recursos de acordo com o que sua análise demonstrar.

‍Demonstrações de produtos ou serviços

Não importa como você e seu time geralmente fazem as demonstrações de produtos por e-mail: há muitas idas e vindas de mensagens. 

Com o WhatsApp, vocês podem oferecer demonstrações em qualquer lugar usando o recurso multimídia — incluindo videochamadas sem custos. 

Já pensou na economia de tempo que isso gera para todos os envolvidos?

Nutrição de leads

Usando um provedor de soluções API do WhatsApp Business, você pode rotular os contatos da sua lista de acordo com seu estágio no ciclo de vendas. Dessa forma, consegue enviar mensagens direcionadas para nutrir esses leads com mais informações sobre as ofertas e os diferenciais do seu negócio.

Distribuição de conteúdo

Depois que um cliente em potencial converte, diminuem as chances de ele retornar ao site da sua empresa. Isso pode fazer com que perca informações importantes ou conteúdos valiosos. 

Também nesse caso o WhatsApp se torna um canal muito útil. Por exemplo, você pode configurar transmissões para distribuir os conteúdos para listas de contatos segmentadas.

Divulgação de promoções

Como gestor ou representante de empresa B2B, você provavelmente está trabalhando para adicionar novos recursos e serviços à sua proposta de valor. 

Se estabelecer o WhatsApp como canal de comunicação entre o negócio e seus clientes, poderá enviar campanhas personalizadas de upsell e cross-sell. Isso de forma rápida e eficiente, em poucos cliques e de maneira segmentada. 

‍Fornecimento de suporte em tempo real

Outra maneira prática de fazer vendas pelo WhatsApp é usá-lo como canal de suporte e atendimento ao cliente. Especialmente se seus produtos ou serviços requerem assistência de configuração ou manutenção. 

Você pode configurar listas de mensagens, perguntas frequentes e outros formatos de mensagens interativas para atender às preocupações dos clientes com mais rapidez. Inclusive, parametrizar um chatbot para que o usuário resolva seus questionamentos de maneira automática, sem precisar usar o tempo de um atendente humano.

Recebimento de feedback

Você também pode usar o WhatsApp para coletar feedback e avaliações dos clientes e prospects. Como o canal é mais conversacional, há nele muito mais chances de eles compartilharem seus insights.

Por onde começar a fazer vendas pelo Whatsapp: 7 dicas infalíveis

Agora, como estruturar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp? Confira, a seguir, um passo a passo que vai te ajudar muito.

1. Configure o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão dedicada ao uso comercial, oferecendo recursos adicionais para facilitar a interação com os clientes — e o Brasil já é o país no qual ele mais é utilizado, conforme a Statista

Certifique-se de criar um perfil empresarial com informações relevantes, como nome, logo, horário de funcionamento e informações de contato. Isso proporciona uma aparência profissional e ajuda no reconhecimento da sua marca.

Além disso, explore as funcionalidades extras oferecidas pelo WhatsApp Business, como mensagens automáticas de saudação e respostas rápidas. Essas ferramentas podem economizar tempo e melhorar a eficiência na comunicação com os clientes.

2. Una Marketing e Vendas no planejamento

Uma estratégia eficaz de vendas pelo WhatsApp vai exigir colaboração entre suas equipes de Marketing e Vendas

Os profissionais de Marketing podem fornecer informações valiosas sobre o público-alvo, preferências e comportamento dos clientes. Assim, o pessoal da área de Vendas pode utilizar esses dados para personalizar suas abordagens.

Certifique-se de que ambos os departamentos trabalhem em conjunto para criar conteúdo relevante e campanhas direcionadas. Isso garantirá que suas mensagens sejam coerentes e alinhadas com os objetivos comerciais, resultando em uma experiência mais consistente para os clientes e prospects.

Nova call to action

3. Defina em qual etapa do processo comercial o WhatsApp entra

O WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa em todas as etapas do processo de vendas B2B, desde a prospecção até o fechamento do negócio. Contudo, considere a cadência de atividades atualmente utilizada por Marketing e Vendas e escolha em qual momento esse canal pode ajudar.

O app pode ser usado nas etapas de geração e nutrição de leads, agendamento de reuniões, envio de propostas, acompanhamento pós-venda, e assim por diante. Por isso, é fundamental pensar em qual (ou quais) delas faz mais sentido — sobretudo do ponto de vista das suas buyer-personas

4. Formate listas de transmissão bem segmentadas

Uma das características mais valiosas do WhatsApp é a capacidade de criar listas de transmissão. No entanto, busque segmentar essas listagens da maneira mais precisa possível — evitando enviar mensagens genéricas para todos os contatos.

Lembre-se: trata-se de um canal no qual a intimidade está em jogo; ele não deve ser usado de maneira invasiva e/ou inconveniente.

Para tal, classifique seus contatos em grupos com base em critérios relevantes, como setor, tamanho da empresa, interesses ou estágio no funil de vendas. Isso permite diálogos direcionados e personalizados, aumentando as chances de sucesso.

Tudo sobre ICP: o passo a passo definitivo para mapear o perfil de cliente ideal da sua empresa

5. Garanta respostas ágeis e eficientes

A agilidade e a eficiência são indispensáveis nas vendas pelo WhatsApp. Afinal, os compradores esperam respostas rápidas, e a demora pode resultar na perda de oportunidades. 

Para garanti-la, certifique-se de ter um processo claro para lidar com as mensagens recebidas. Incluindo o acompanhamento de notificações e a atribuição de responsabilidades dentro da equipe de Vendas.

Dentro disso, considere a utilização de chatbots para responder a perguntas frequentes e coletar informações básicas. O que vai te ajudar a liberar seu time para lidar com consultas mais complexas e estratégicas.

6. Crie, execute e monitore campanhas específicas de vendas pelo WhatsApp

Desenvolver campanhas específicas para o WhatsApp também é muito indicado. 

Cada campanha deve ter um objetivo claro, além de produção de mensagens persuasivas e envolventes que sejam relevantes para o público-alvo. 

Nisso também o Marketing pode ajudar. Por exemplo, preparando imagens, textos, imagens e vídeos — materiais concisos, atraentes e na medida certa.

Também monitore o desempenho de cada iniciativa, acompanhando métricas como taxa de abertura, taxa de resposta e conversão. A partir disso, use esses dados para ajustar as investidas e melhorar continuamente os resultados.

eBook - Métricas de vendas: aprenda o que precisa monitorar para ter sucesso

7. Aprenda com os retornos obtidos e faça ajustes sempre que necessário

Por fim, tenha sempre em mente que a aprendizagem contínua é essencial. Ela vai fazer toda a diferença na sua estratégia de vendas pelo WhatsApp. 

Avalie regularmente o desempenho das iniciativas comerciais, analisando o que funcionou e o que não funcionou. Assim, se uma campanha não atingiu os resultados desejados, não hesite em ajustar a abordagem e tentar algo novo.

Além de refletir com Vendas e Marketing, solicite feedback dos clientes e prospects para entender suas necessidades e preferências. Isso será muito valioso para refinar processos e seguir avançando.

Vendas pelo WhatsApp requerem planejamento estratégico

O app é um excelente canal para ser usado em várias frentes do processo comercial. Contudo, é preciso planejar bem, fazer testes e aprender a aproveitá-lo da melhor forma possível.

Isso significa, como vimos:

  • implementá-lo em sua versão Business;
  • estruturar seu uso a partir de deliberações propositivas entre Marketing e Vendas;
  • aproveitá-lo na etapa do fluxo de atividades que mais faz sentido para o negócio e o tipo de comprador atendido;
  • explorá-lo para comunicações bem segmentadas;
  • usá-lo com a agilidade que ele requer;
  • monitorá-lo analiticamente para obter insights de melhoria contínua;
  • entre outras iniciativas.

Na sua empresa, as vendas pelo WhatsApp já são uma realidade? Você gostou das dicas que trouxemos neste artigo?



Artigos Relacionados