Revenue Operations: o que é e como implementar?

Revenue Operations: o que é e como implementar?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Sabia que 75% das empresas de maior crescimento do mundo implantarão um modelo RevOps até 2025? É o que aponta a Gartner.

O termo Revenue Operations refere-se  à integração estratégica dos departamentos de Vendas, Marketing e Serviços (especialmente atendimento ao cliente). 

Isso para fornecer uma melhor visão de ponta a ponta para a administração e o gerenciamento, e para inserir o negócio em um patamar ainda mais elevado de competitividade mercadológica.

Vamos entender isso em profundidade? Continue lendo para ver:

  • o que é Revenue Operations;
  • por que as companhias mais bem-sucedidas estão adotando essa estratégia;
  • qual é o passo a passo para implementá-la;
  • e muito mais!

O que é Revenue Operations?

Normalmente abreviado para RevOps, Revenue Operations é uma abordagem holística. Nela, são quebrados os "silos" tradicionais entre essas áreas, tendo como norte a melhoria na experiência do comprador. 

Estamos falando, portanto, de uma iniciativa estratégica que requer um rearranjo de estrutura departamental. Ou seja, um esforço deliberado para integrar as áreas cuja participação na geração de receitas para o negócio é direta. 

Revenue Operations se enquadra numa tendência de integração operacional e estratégica

Também é válido pontuar que RevOps é uma abordagem que vai ao encontro de um movimento de otimização operacional nas empresas com alta maturidade comercial.

Essa abordagem tem similaridade, por exemplo, com o Sales Ops e FinOps, melhorias relacionadas às estratégias comerciais e financeiras, respectivamente.

Entenda no quadro a seguir:

O MOVIMENTO /OPS

 

                  RevOps

Sales Ops

FinOps




O que é

Alinhamento das equipes de Vendas, Marketing e SAC para maximizar a eficiência e a receita da empresa.

Otimização dos processos e estratégias de vendas, visando melhorar a eficiência e o desempenho das equipes de vendas em uma organização.

Otimização do gerenciamento dos recursos financeiros, garantindo controle e transparência nos gastos relacionados à infraestrutura de tecnologia.




Aplicabilidade

Ampla, envolvendo todos os departamentos que atuam diretamente na geração de receitas.

Direcionada ao departamento comercial. Muitas vezes, é estruturada e executada com auxílio de fornecedores externos de serviços e ferramentas.

Executada no âmbito da Tecnologia da Informação, especialmente por meio de soluções e serviços de computação em nuvem.

 

Por que implementar Revenue Operations na sua empresa?

RevOps, ao quebrar as barreiras entre departamentos, incentiva a colaboração e a comunicação — evita que cada time opere de forma isolada. 

Isso se dá, fundamentalmente, pelo reconhecimento de que a jornada do comprador não se limita a uma única função. Ou seja, todas as etapas do ciclo de vida do cliente devem ser cuidadosamente coordenadas e otimizadas para melhorar a experiência e, consequentemente, impulsionar os resultados financeiros.

Revenue Operations aponta para a experiência do cliente

Dentro disso, vale a pena ter em mente que a introdução de RevOps como estratégia está diretamente ligada a um cenário em mudança de como as organizações comercializam, vendem e atendem.

Os clientes esperam experiências positivas. Por exemplo, que seus fornecedores conheçam compras, pagamentos e consultas anteriores, evitando que eles tenham que repetir detalhes ao longo de múltiplas interações. Assim, conectar as equipes de Vendas, Marketing e SAC vai ao encontro dessas expectativas — conformando um diferencial competitivo.

Também [ou consequentemente] à gestão de dados

Com as informações dos clientes provenientes de mais pontos de contato do que nunca, as equipes ou administradores de RevOps têm a tarefa de tornar a coleta de dados e informações fácil e transparente — usando tecnologia e estratégia organizacional.

Portanto, a abordagem Revenue Operations está diretamente vinculada à gestão de dados organizacionais. E isso nos remete a um objetivo bastante relevante: conectar pontos de contato e informações de Vendas, Marketing e SAC para ter uma visão ampliada do cliente antes, durante e depois da venda.


REVENUE OPERATIONS: 3 SUBSTANTIVOS DEFINIDORES

  • Alinhamento. Reunir os departamentos garante que cada campanha e iniciativa do cliente tenha um resultado mensurável no funil de vendas. Desde o primeiro contato até o pós-venda.
  • Foco. Com Vendas, Marketing e Serviços unidos têm objetivos, metas e esforços na mesma página. Colaborando e lutando pelos resultados globais do negócio. 
  • Simplificação. São removidos ou mitigados ao máximo obstáculos e gargalos dentro dos departamentos. Aumentando a eficiência e criando uma melhor experiência aos clientes.

Qual o passo a passo para implementar Revenue Operations?

A implementação bem-sucedida de Revenue Operations (RevOps) é fundamental para maximizar a eficiência e a rentabilidade. Com isso em mente, confira, a seguir, um passo a passo que vai te ajudar.

Passo 1: Compreenda os princípios básicos do RevOps

Antes de mergulhar de cabeça na implementação do RevOps, é crucial que os gestores compreendam os princípios fundamentais dessa abordagem. 

Como se trata de alinhar os objetivos e processos de Vendas, Marketing e atendimento ao cliente para melhorar a aquisição e retenção de clientes, é importante garantir colaboração e uma mentalidade centrada no cliente.

Passo 2: Avalie a situação atual

Também é importante fazer uma avaliação detalhada da situação atual da companhia. Isso inclui analisar os processos comerciais, de Marketing e SAC; identificar lacunas e gargalos, bem como compreender os recursos e ferramentas em uso. 

Perguntas-chave a serem respondidas incluem: 

  • Como as equipes atualmente se comunicam? 
  • Qual é nosso perfil de cliente ideal (ICP)?
  • Qual é o ciclo de vida do cliente? 
  • Quais métricas estão sendo rastreadas? 
  • Onde estão os pontos de atrito?

Passo 3: Crie uma comissão de RevOps

A criação de uma equipe dedicada a estudar e estruturar a estratégia Revenue Operations também é bastante indicada. 

Essa comissão, obviamente, será composta por membros do departamentos a serem alinhados. Dessa forma, desde o início eles trabalharão juntos para definir os objetivos, traçar planos de ação e delimitar responsabilidades. 

Um líder de RevOps experiente é fundamental para coordenar esforços e garantir que todas as partes estejam alinhadas.

Passo 4: Estabeleça metas e defina métricas e KPIs

Defina metas específicas para o RevOps — que estejam alinhadas com os objetivos gerais da empresa. Essas metas podem incluir o aumento da receita, a melhoria da eficiência operacional e — muito importante — a satisfação do cliente. 

A partir disso, identifique as métricas e os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que serão usados para medir progresso em direção a essas metas. Por exemplo, será necessário dimensionar conversão, taxa de churn, tempo médio de resposta ao cliente, entre outros parâmetros.

Passo 5: Avalie e, se necessário, melhore os fluxos de trabalho

Para otimizar a colaboração entre os departamentos, é recomendado vistoriar os processos e fluxos de atividades tal qual eles foram conduzidos até o momento. A partir disso, vale a pena debater ajustes a serem implementados.

Desse exercício pode nascer, por exemplo, a criação de procedimentos operacionais padrão (SOPs) que detalham como as equipes devem interagir e colaborar em todas as etapas do ciclo de vida do cliente. 

Certifique-se de que todos os profissionais estejam cientes desses processos e os sigam consistentemente.

Passo 6: Implemente tecnologia para gestão de dados

RevOps depende fortemente da tecnologia para automatizar processos, coletar dados e fornecer insights. Avalie e implemente as ferramentas adequadas para apoiar a estratégia de Revenue Operations da sua empresa. 

Para tal, vá além do CRM, investindo em soluções de automação de Marketing, plataformas de atendimento ao cliente, Sales Intelligence, entre outras.

Garanta que essas ferramentas se integrem perfeitamente e forneçam informações acionáveis.

Passo 7: Treine e capacite as equipes

Por último, mas não menos importante, é fundamental investir em treinamento e capacitação das equipes. 

Certifique-se de que os profissionais compreendam os objetivos do RevOps e saibam como trabalhar juntos de forma eficaz. Se necessário, implemente iniciativas de gestão de mudança — para lidar adequadamente com potenciais resistências. 

E nunca perca de vista que a qualificação contínua é essencial para manter todos atualizados sobre as melhores práticas e as mudanças tecnológicas.

 

Para saber mais sobre Revenue Operations, assista ao vídeo completo: 

Revenue Operations requer colaboração, gestão de dados e foco total na experiência do cliente

A implementação bem-sucedida do RevOps é um processo que requer um compromisso contínuo com:

  • a colaboração interdepartamental;
  • a padronização de processos;
  • o uso eficaz de tecnologia 
  • e, principalmente, a satisfação do cliente. 

Ao adotar essa abordagem, pode-se potencializar os resultados aumentando a eficiência e a receita. 

Por fim, lembre-se: Revenue Operations não é apenas uma abordagem, mas uma mentalidade que deve ser cultivada em toda a organização para alcançar o sucesso a longo prazo.

 


Artigos Relacionados