Entenda como a Cortex ajuda na recomendação dos melhores negócios

Entenda como a Cortex ajuda na recomendação dos melhores negócios

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A solução de Inteligência de Vendas B2B fornecida pela Cortex está mudando a forma como empresas B2B potencializam seus resultados comerciais. Entre seus muitos benefícios, a recomendação de negócios é um grande diferencial.

Isso porque, por meio da Inteligência Artificial, os profissionais de Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado recebem indicações de potenciais clientes. A partir disso, encurtam seus tempos de prospecção e fecham mais negócios com custos sob controle.

Vamos entender, em detalhes, como isso funciona? Continue lendo para ver:

  • como funciona a recomendação de negócios no sistema Cortex;
  • quais desafios essa plataforma ajuda a superar;
  • e muito mais!

Quais são os maiores desafios enfrentados pelas empresas B2B para a geração de novos negócios

Vale a pena começarmos falando das dificuldades enfrentadas pelos times comerciais B2B. Em síntese, elas são as seguintes:

Grande esforço da equipe comercial para qualificar leads

O processo costuma ser demorado e até improdutivo, pois há muito trabalho de investigação e localização de nichos a serem explorados. 

Além disso, o excesso de dados desestruturados dificulta a qualificação, levando o time a uma lógica de tentativa e erro que pode até ser frustrante para os profissionais. 

Pouco detalhamento das empresas a serem prospectadas

Os profissionais passam longos períodos de sua jornada de trabalho "limpando" mailings incompletos ou incorretos, o que dificulta o refinamento do perfil de cliente ideal.

Com isso, o tempo que poderia ser usado falando com as pessoas certas é destinado a completar registros. Paralelamente, o período das campanhas vai chegando ao final e as cotas de vendas e metas não são alcançadas. 

Falta de informações atualizadas de contatos de decisores

O rodízio nos comitês de compras dificulta localizar quais realmente são as pessoas com quem se deve iniciar uma abordagem comercial.

Como resultado, os vendedores gastam boa parte do tempo lidando com gatekeepers e fazendo pesquisas online para saber com quem devem falar. 

Pouca visibilidade de novos mercados

As dimensões continentais do Brasil impossibilitam a detecção de nichos, regiões geográficas e tipos de empresas nos quais há demanda reprimida.

Com isso, muitas oportunidades de negócios podem ser perdidas justamente por falta de visualização de lacunas, sem abertura para que a concorrência chegue antes e fidelize clientes. 

Por que esses desafios só podem ser superados com tecnologia

As empresas com alta maturidade em vendas já entenderam que só podem lidar com esses percalços se dispuserem de tecnologia e inteligência de dados. Elas perceberam que precisam correr contra o tempo, ter real dimensão da realidade mercadológica e lidar com uma concorrência cada vez mais sofisticada.

É neste movimento que as soluções de Sales Intelligence, como a que a Cortex oferece, têm ganhado protagonismo. Por meio delas, conseguem automatizar:

  • dimensionamento de mercado;
  • processos de prospecção e negociação;
  • análise estratégica da carteira de clientes já conquistada;
  • previsão de vendas, faturamento e receita;
  • mensuração de resultados e performance comercial;
  • entre outras vantagens competitivas.

O grande trunfo desse tipo de plataforma é que ele une Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Big Data e Analytics. Tornando, assim, inteligente e eficiente as mais diversas atividades e estratégias das áreas de Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado. 

Confira, no tópico a seguir, como o módulo de Recomendação de Negócios da solução Cortex faz a diferença na performance comercial de empresas B2B! 

Nova call to action

O que é o módulo de Recomendação de Negócios da solução da Cortex e como ele potencializa resultados

Recomendação de Negócios é um módulo da plataforma de Sales Intelligence fornecida pela Cortex. Nele, o time comercial recebe contas a prospectar altamente aderentes ao perfil de cliente ideal (ICP) com as quais trabalhar para fechar negócios.

Isso por meio de modelos matemáticos ancorados em Inteligência Artificial, o que encurta significativamente os processos de pesquisa. Essa tecnologia, aliás, vem revolucionando as estratégias de vendas de empresas B2B ao redor do mundo — deverá movimentar 53,06 bilhões até 2026, estima a Allied Market Research

Na prática, o sistema analisa a carteira de clientes e cruza grandes volumes de dados mercadológicos para fazer as recomendações. A partir disso, fornece contatos atualizados dos tomadores de decisão das empresas analisadas e avalia o valor provável de compra, produtos mais indicados para venda e a propensão de fechamento de negócio.  

O sistema também permite priorizar os melhores leads e filtrar aqueles que são mais adequados a cada momento da estratégia da empresa. Inclusive classificando a partir de propensão versus tempo, propensão versus valor e valor versus tempo — determinando automaticamente os alvos mais inclinados a fechar negócios.

Por fim, no módulo de Recomendação de Negócios é possível integrar os dados da companhia e acompanhar o resultado em tempo real. Isso via análises que facilitam a obtenção de insights a partir de painéis flexíveis que orientam ações de melhoria. 

 

DIFERENCIAIS DA PLATAFORMA DA CORTEX-2

Recomendação de negócios: uma facilidade divisora de águas nas empresas de alta performance em vendas

A Cortex oferece o módulo de Recomendação de Negócios em sua plataforma de Sales Intelligence. Com ele, modelos matemáticos ancorados em Inteligência Artificial são usados para sinalizar contas altamente aderentes ao perfil de cliente ideal. 

Isso permite encurtar significativamente os processos de pesquisa e revolucionar as estratégias de vendas das empresas B2B. O sistema analisa a carteira de clientes, fornece contatos atualizados e avalia o valor provável de compra, permitindo priorizar os melhores leads e filtrar aqueles mais adequados para cada momento da estratégia da empresa. 

Além disso, é possível integrar os dados da companhia e acompanhar o resultado em tempo real, facilitando a obtenção de insights a partir de painéis flexíveis que orientam ações de melhoria.

O que você achou da nossa apresentação do módulo de Recomendação de Negócios da solução Cortex?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

 


Artigos Relacionados