Como gerar mais leads para o seu negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O objetivo final de todas as empresas é o mesmo: criar mais oportunidades. Mas você sabe o que fazer para gerar mais leads?

Este cenário é comum: novas oportunidade aparecem quase que de forma espontânea, o que garante uma taxa de crescimento constante para a sua empresa. Porém, de uns tempos para cá, chegou o temido momento de estagnação e você precisa gerar mais leads.

O que fazer quando a organização não cresce mais organicamente, ou pelo menos não no ritmo necessário?

É preciso inovar, fazer diferente do que vem sendo feito se quiser obter melhores resultados. Assim como o Account-Based Marketing, que representa uma alternativa ao Marketing tradicional, chegou a hora de investir em estratégias para captação de clientes e gereção de leads.

E quando falamos em inovação, não queremos dizer que existe uma fórmula totalmente nova para gerar mais leads. Seria ótimo se existisse uma receita, não é mesmo? Mas o mundo dos negócios é muito mais complexo do que isso, como você bem sabe.

Entretanto, neste post apresentaremos estratégias de marketing e vendas, das tradicionais às mais inovadoras, para facilitar a sua prospecção de clientes e geração de leads qualificados:

  • Reativação da base de clientes

Vamos começar pelo mais fácil mas que, curiosamente, muitas empresas se esquecem de fazer: reativar sua carteira de clientes. Isso significa que o trabalho não termina quando o negócio é fechado.

Além do trabalho de pós-venda, fundamental para garantir a satisfação do seu cliente, é preciso planejar também ações para fidelizá-los. O esforço para estimular um cliente a continuar comprando com você ou a adquirir outros produtos/serviços do seu portfólio é bem menor do que o de conquistar novos.

Para reativar a sua base, realize campanhas direcionadas, como: informe seus clientes em primeira mão sobre lançamentos, ofereça descontos e recompensas por indicações, esteja presente em ocasiões especiais – entre em contato ou envie lembranças em aniversários, momentos marcantes na empresa onde trabalham, etc.

  • Geração de conteúdo relevante

Este artigo que você está lendo é um ótimo exemplo de como produzir conteúdo de alta relevância para o seu público. Além de posts para blog, existem diversos formatos de conteúdo que você pode oferecer para engajar os prospects: eBooks, infográficos, whitepapers, vídeos, email marketing, webinars, palestras transmitidas ao vivo pelas mídias sociais, pesquisas e estudos, entre outros.

O importante é que o seu conteúdo seja realmente útil para o seu público, e que seja totalmente exclusivo. Você pode utilizar outros materiais como base, mas sempre cite suas fontes e, de forma alguma, plagie.

  • Campanhas de Anúncio

Anunciar online, tanto em mídias sociais quanto na plataforma do Google, o AdWords, irá te ajudar a gerar mais leads. O custo-benefício é excelente, pois é possível atingir um grande número de pessoas com este tipo de ação. Mas é evidente que, quanto mais você investir, melhores serão os seus resultados – contudo, eles também dependem da segmentação da sua campanha e da competição pelas palavras-chave na busca do Google.

Se o seu negócio é B2B, recomendamos que você foque no LinkedIn, já que é ali que a sua audiência se encontra. Se for B2C, o Facebook e o Instagram são mais recomendados. Já o YouTube pode funcionar tanto para B2B, quanto para B2C. Porém, cada campanha tem suas particularidades e você deve contratar um profissional de Marketing Digital para realizá-las.

  • Ferramentas para prospecção e análise de mercado

Hoje em dia existem ferramentas que te ajudam na prospecção, seja gerando listas de clientes em potencial dentro do perfil desejado quanto na automação das campanhas para o target definido.

Outras vão ainda mais a fundo e permitem análises de mercado, da reputação de uma empresa e até da concorrência. Algumas dessas ferramentas têm como base o Big Data e o Data Mining, transformando o grande volume de dados que estão disponíveis atualmente em informações verdadeiramente relevantes para o seu negócio.

Entre elas, destacamos o ITB360, uma plataforma de Inteligência de Mercado que agrega diversas soluções para prospecção, análise de mercado, enriquecimento de dados, entre outras, para que a sua empresa possa crescer cada vez mais; e o RD Station, uma ótima ferramenta de automação de marketing.

  • Geração de Demanda Qualificada

Que tal receber leads já qualificados, prontinhos para serem trabalhamos pelo seu time comercial? Para isso, você deve contratar um serviço de Geração de Demanda, no qual uma equipe terceirizada, especializada em venda consultiva, se encarrega por gerar mais leads para o seu negócio.

Ou seja, mais do que meio caminho andado! Você só entra na fase final, na hora de converter os leads em oportunidades. Dessa forma, todo o processo de geração de leads torna-se mais rápido e eficiente, permitindo que a sua empresa cresça mais, em menos tempo.


Artigos Relacionados