Como aumentar a taxa de abertura dos seus emails

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Suas campanhas de Email Marketing nunca mais serão as mesmas: melhore a taxa de abertura dos seus emails com 6 técnicas simples, mas muito eficazes

Se você já ouviu falar que Email Marketing não funciona, pode acreditar que quem fez essa afirmação não está realizando suas campanhas de forma adequada. E quando os resultados não são satisfatórios, costumam estar relacionados com a baixa taxa de abertura dos emails – afinal, nada mais frustrante do que se dedicar à produção de um material e ele não receber acessos, não é?

Mas aumentar a taxa de abertura dos seus emails não é tão difícil quanto parece! Ao seguir as 6 técnicas abaixo, suas chances de realizar campanhas de Email Marketing bem sucedidas irão aumentar muito!

Vamos lá:

Assuntos

O assunto, ou título, é um dos fatores mais determinantes (senão o mais importante) no momento da abertura dos emails. É no assunto que você capta a atenção da pessoa, que deve ficar tão interessada em sua “promessa” que irá clicar para abrir a mensagem completa.

Então a nossa dica é: o título do seu email merece tanta dedicação quanto o conteúdo em si. Preocupe-se com a qualidade da mensagem e avalie se ela é, de fato, atrativa e relevante para o seu público de interesse.

Mas nunca faça um título enganoso, que tem como único objetivo conseguir um clique. Você até pode conquistar uma abertura de email com o título “Agendamento de reunião”, porém irá frustrar o prospect assim que ele abrir a mensagem e talvez ele nunca mais queira se relacionar com a sua empresa.

Headlines

O headline é aquele texto curto que acompanha o assunto do email, que aparece em seguida e com menos destaque. Mas não se engane, ele também pode fazer muita diferença na sua taxa de abertura de emails!

Utilize o headline para complementar o título ou entregar um valor adicional, aumentando assim as suas chances de conversão.

Qualidade da base

Já enviou seu email para uma lista gigante, porém pouquíssimas pessoas abriram e nenhuma clicou em um link ou respondeu a mensagem? Este é um indicativo forte de que a qualidade da sua lista de contatos era baixa.

É evidente que o sucesso de suas campanhas de email marketing também depende da acuracidade da sua base – em outras palavras, dependem dos seus emails alcançarem as pessoas certas, no momento ideal, e no endereço correto.

Por isso é fundamental que você trabalhe apenas com listas de contatos atualizados e verificados, para assim maximizar seus resultados.

Personalização

Outro elemento que deve ser levado em consideração é a customização, tanto do assunto quanto do conteúdo do email em si. Então, sempre que possível, cite o nome do destinatário, da empresa, dados sobre o setor, etc.

Mas tome cuidado, exagerar no número de vezes que você fala tanto o nome da pessoa quanto da empresa deixará evidente que o email é promocional e não personalizado, o que é justamente o contrário da mensagem que você deseja transmitir.

Formatação

A formatação do email também interfere na taxa de abertura dos seus emails, logo quanto mais agradável e escaneável for a mensagem, melhor. Se o destinatário já tiver interagido com outros emails da sua empresa e toda vez encontrou um conteúdo confuso e mal estruturado, dificilmente continuará abrindo suas mensagens. Então, tente realizar a formatação em uma única coluna, que além de facilitar a leitura é mais bem recebida pelos diversos provedores de email.

Relacionamento com a lista

E por último, mas não menos importante, você deve oferecer com frequência um material altamente relevante para a sua lista de contatos, que esteja alinhado às suas expectativas e interesses. Dessa forma, um relacionamento é cultivado e uma oportunidade poderá surgir assim que o prospect atingir a última etapa do funil de vendas.

Resultados de algumas de nossas campanhas de Email Marketing

Resultados de algumas de nossas campanhas de Email Marketing


Artigos Relacionados