Conheça todos os benefícios do Mobile BI para sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Sabia que, até 2023, o valor de mercado do Mobile BI pode crescer até os U$16 bilhões, segundo informações da Nix Solutions? Então, se você ainda não sabe o que esse termo representa, é importante se informar sobre o tema.

Primeiramente, é preciso entender  o conceito de Mobile BI como uma versão portátil do Business Intelligence (em tradução, Inteligência de Negócios). 

Enquanto o BI tradicional é um conjunto de técnicas que procuram converter dados brutos em informações importantes para qualquer tipo de negócio, na versão mobile, a finalidade é reduzir as barreiras de espaço e tempo. 

Sendo assim,  as análises se tornam mais práticas ainda e podem ser realizadas de qualquer lugar e em tempo real. Isso tudo apenas se conectando a algum dispositivo móvel.

Portanto, que tal saber mais sobre essa inovadora solução para a gestão de empresas? Leia e aproveite as dicas.

Como funciona o Mobile BI?

Como explicamos, basta alguns cliques para usar o Mobile BI em casa, na rua, no escritório, no avião, ou em qualquer lugar e a qualquer hora do seu dia. 

Afinal, o usuário pode efetivar ações sem a necessidade de estar diante de um computador, pois pode visualizar e monitorar dashboards e indicadores em seu aparelho celular ou tablet. Essa flexibilidade torna mais fácil o trabalho diário.

Por exemplo, as informações sobre Inteligência de Negócios alcançam os executivos por meio de relatórios completos (alguns com centenas de páginas), planilhas e outros meios similares. 

E as ferramentas de MBI, como podem ser chamadas, também permitem enviar esses materiais  em tempo real, tornando mais pragmática e eficiente a tomada de decisões.

O MBI, como também é chamado, funciona como um software-padrão. A diferença é que ele foi desenvolvido especialmente para os dispositivos mobile.

mobile bi
Legenda: análise de dados por meio de um dispositivo mobile. Fonte: Shutterstock

Para isso, basta instalar um software-padrão  em um celular, tablet ou outros aparelhos com conexão sem fio à internet, 

É a partir dessa conexão que os profissionais recebem, enviam e solicitam dados para consulta e análise. 

Quais são os benefícios de utilizar o Mobile BI?

Há muitos benefícios em usar o Business Intelligence Mobile. Primeiramente, podemos lembrar a importância da agilidade e confiabilidade no processo de tomada de decisão estratégica

O gestor consegue ter uma visão mais ampla da empresa, incluindo os eventos que estão se desenrolando no momento. Assim, as decisões são feitas de forma mais abrangente e acertada.

A combinação de mobilidade e segurança ajuda a empresa a: 

  • fechar uma quantidade maior de negócios; 
  • solucionar problemas com mais eficiência;
  • aproveitar melhor as oportunidades que surgirem.

Além disso, os executivos-sênior podem tomar suas decisões sem a necessidade de estarem presentes fisicamente na empresa. Essa flexibilidade contribui para tornar o trabalho mais ágil e dinâmico.

Mas como isso funciona? Muito simples: os profissionais responsáveis pela análise de mercado conseguem entregar insights e KPIs relevantes de forma rápida aos superiores, mesmo se eles estiverem distantes, melhorando consideravelmente o fluxo de trabalho.

Por fim, a integração das funções do Mobile BI nos processos operacionais da empresa aumenta a penetração da inteligência de mercado em todos os setores e oferece o compartilhamento de informações importantes. 

Sem falar que a possibilidade de utilização generalizada da ferramenta gera uma taxa maior de penetração de cultura analítica no negócio.

Como escolher uma boa solução de MBI?

Antes de escolher uma solução Mobile BI, convém analisar se a ferramenta é de fácil utilização e se é intuitiva para as pessoas que não são especialistas em Tecnologia da Informação (TI). Como a finalidade da ferramenta é se tornar uma solução mais acessível, a dificuldade do uso seria um obstáculo.

Outro ponto importante é a personalização, ou seja, se é possível adaptar o produto ao objetivos específicos do negócio.

Por exemplo, o sistema pode contar com opções de visualização de dados diversificadas e a ferramenta precisa dar conta do processamento dessa informação

É aconselhável ainda analisar com cuidado a marca fabricante, que deve ter uma boa reputação no mercado, além de um bom nível de experiência e compatibilidade com as demandas da empresa. 

Avalie ainda como é o suporte oferecido e se o atendimento realmente é de boa qualidade.

Como implementar uma ferramenta BI Mobile na empresa?

É preciso compreender que toda transformação deve ser gradual. Sempre há alguma resistência até que todos se acostumem. Isso porque os colaboradores sempre ficam em dúvida sobre a inovação, se realmente valerá a pena, se não tornará as coisas ainda mais complicadas e assim por diante.

Esse receio é natural. Os próprios gestores podem ter dúvidas sobre o assunto. Afinal, eles temem investir em uma inovação que não oferecerá os resultados esperados. Então não adianta querer revolucionar processos da noite para o dia. Alguns setores podem ser mais lentos que outros para acompanhar a mudança.

Dessa forma, a implementação do BI Mobile deve se efetivar de maneira cuidadosa, antecipada por um planejamento estratégico e um preparo para os funcionários. Dessa forma, a comunicação entre os setores não se perderá durante o processo.

A simplicidade ajuda na implementação do MBI

Uma vantagem do MBI é que, de modo geral, seu uso é simples, o que promove um ajuste mais rápido da equipe de funcionários.

Entretanto, convém ainda estruturar bem os dados do negócio. Uma recomendação é trabalhar em centrais de processamento, armazenamento e gerenciamento de dados, como o Big Data. Assim, a ferramenta mobile poderá oferecer insights ainda mais ágeis e exatos a partir do volume de informações gerado.

Portanto, é importante fornecer dispositivos móveis eficazes a todos os funcionários para que as informações sejam utilizadas mesmo por pessoas que ainda não usavam sistemas de BI.

Dicas para implementação de Mobile BI

Por exemplo, vamos elencar algumas formas interessantes de implementar conteúdo nos dispositivos móveis (smartphones, tablets, wearables, TV Smart):

  • fornecimento de relatórios em PDF para um aparelho móvel;
  • site HTML5;
  • website (renderização HTML), em parte utilizando tecnologias proprietárias (Silverlight, Flash);
  • conexão de um aplicativo nativo com HTML5 (um aplicativo híbrido);
  • aplicativo nativo.

Por fim, o Mobile BI é uma opção para a empresa que deseja se tornar mais produtiva e mais competitiva, acelerando o ritmo de seu trabalho e melhorando a qualidade dos resultados.

Gostou do conteúdo? Tem interesse em continuar recebendo informações atualizadas sobre o mundo dos negócios? Para isso, basta assinar a nossa newsletter para aproveitar as futuras leituras!

[SI] Meetup - Dados em vendas na prática da performance do time até o forecast

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados