Porque é importante manter sua base de dados sempre atualizada

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.


Quem trabalha diretamente com vendas, sabe que o acesso direto e certeiro ao cliente é primordial para os negócios. Apesar disso, não é somente a área comercial que depende de uma boa base de dados para a geração de leads qualificados, uma vez que ela também tem grande valor para as áreas de marketing e finanças, por exemplo. 


Para o mercado B2B, quando falamos em base de dados, nos referimos a informações completas e atualizadas das empresas: nome, endereço, faturamento, CNPJ, site, número de funcionários, quadro societário e contatos estratégicos (email e telefone), entre outros. Não é difícil entender que esses dados, quando são precisos e atualizados, servem como alicerce para ações em diversas frentes. Mas e quando não se tem certeza sobre a qualidade das informações, ainda assim vale a pena utilizar a base em algumas campanhas? 


O raciocínio é simples: foi-se o tempo em que o importante era disseminar uma comunicação, de forma massificada, e torcer para que uma pequena porcentagem acertasse o alvo. Hoje em dia, as empresas já perceberam que os resultados de ações direcionadas e segmentadas são infinitamente superiores. Os riscos de se trabalhar em cima de uma base desatualizada ou com dados errados são inúmeros: a perda de tempo e dinheiro com campanhas que não atingem o target, ligações para números errados, disparos de e-mails marketing para contas não validadas, impacto negativo na imagem e reputação, entre outros custos operacionais.


Mas como manter sua base sempre atualizada?

Mas como manter sua base sempre atualizada?

Antes de optar atualizar manualmente sua lista de clientes e/ou prospects, é preciso avaliar o tamanho dessa base e a dificuldade de se encontrar informações renovadas. Se for preciso pausar todas as tarefas para montar ou atualizar uma base “na unha”, o tempo perdido não irá compensar o trabalho para realizar esta atividade. Além disso, quando você finalmente terminar, muitas informações já serão antigas e precisarão passar novamente por um update. Já se a ideia for adquirir uma base pronta, antes, é fundamental avaliar se a empresa contratada fornece dados confiáveis, abrangentes e atualizados – de preferência em tempo real.

 

Para a organização de uma base de dados é necessário eliminar informações duplicadas e investir em automação, a fim de otimizar o tempo e diminuir os custos. O uso de sistemas que possibilitam a compilação e atualização de dados relevantes em uma única plataforma – como a ITB360 – tem sido a saída encontrada pela maioria das empresas. 

 

O ITB360, plataforma de Inteligência de Mercado da ITB, que conta com o DataBroker (ferramenta de Big Data com foco em prospecção) e o DataBuilder (enriquecimento de dados em minutos), podem ajudar a sua empresa a manter sua base de dados – nacional e internacional – sempre atualizada. Para saber mais sobre a plataforma e as outras soluções acesse o site do ITB360.


Em meio ao boom do Big Data e da tecnologia à serviço dos negócios, a compilação, organização, interpretação e atualização de dados estratégicos valem ouro! O que você está fazendo a respeito?


Artigos Relacionados