Qual a diferença entre a Cortex e outras plataformas de inteligência de mercado?

Qual a diferença entre a Cortex e outras plataformas de inteligência de mercado?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Mais de um terço das organizações B2B desejam investir em ferramentas de amparo à decisão, de acordo com levantamento da Gartner. Dentro disso estão as soluções de Inteligência de Mercado. 

Agora, como saber qual sistema realmente amplia as capacidades analíticas de gestores e analistas dessa área? Como avaliar entre as muitas empresas que prometem tornar essa estratégia mais automatizada e eficiente?

Para responder a esses questionamentos, nós vamos te apresentar os diferenciais da solução da Cortex. Continue lendo para entender porque ela é a mais completa!

O que é e qual o impacto da Inteligência de Mercado nos negócios

Para início de conversa, precisamos lembrar que a inteligência de mercado é, basicamente, uma estratégia de extração de conhecimento a partir da coleta e da análise de dados de diversas origens e formatos. Isso buscando determinar segmentação, penetração e oportunidades mercadológicas. 

Ela permite que os gestores ampliem o entendimento a respeito dos processos, dos resultados e do negócio como um todo. A partir daí, consegue-se expandir a visão em relação ao mercado e tomar decisões mais assertivas de questões que vão desde os fluxos de trabalho até o lançamento de novas ofertas.

Também é possível aperfeiçoar o desempenho de ações voltadas para o relacionamento com o público, o que inclui Marketing e Vendas, potencializando os resultados alcançados.

Quando bem aplicada, a inteligência de mercado contribui para que se possa prever diversas situações e cenários. Com isso, fica mais fácil criar uma gestão de risco que permita se resguardar de prejuízos ou se colocar à frente dos concorrentes.

Além do mais, investir nessa estratégia também é importante para: 

  • aprimorar os produtos ou serviços; 
  • prever o comportamento do consumidor e se antecipar às mudanças; 
  • adotar decisões e respostas mais ágeis e precisas; 
  • melhorar a capacidade de avaliar e acompanhar as condições de mercado. 

Isso é consequência da utilização das informações coletadas para melhorar questões como o posicionamento da marca e as impressões dos clientes acerca do negócio.

Nova call to action

Por que a tecnologia é determinante para a rotina da área de Inteligência de Mercado

A tecnologia é fundamental nas boas práticas de inteligência de mercado. Aliás, não é possível dizer que essa estratégia está sendo aplicada quando não se dispõe de ferramentas tecnológicas. 

Isso porque gerenciar uma imensa quantidade de dados manualmente, ou de maneira centralizada por um só departamento, impede o estabelecimento da cultura verdadeiramente data driven. Ou seja, o uso dos dados se torna esporádico e sem a coordenação holística necessária para influenciar positivamente os resultados.  

Nesse sentido, entre as principais ferramentas que podem ser utilizadas pelas áreas de Inteligência, estão:

  • Big Data: permitem gerir volumes exponenciais de dados de várias fontes de maneira rápida, eficaz e econômica;
  • Growth Intelligence: possibilitam análises do ambiente competitivo no qual a empresa está inserido, auxiliando na estratégia de rápida expansão; 
  • Customer Relationship Management (CRM): integram todo o funil de vendas em um único ambiente, sendo essencial para a administração do relacionamento com clientes e prospects; 
  • Analytics: facilitam a descoberta e a comunicação de padrões em conjuntos de dados, principalmente fornecendo contexto; 
  • Inteligência de vendas B2B: ajudam os profissionais de Inteligência, Vendas e Marketing a descobrir, analisar, apresentar e fazer uso de grandes conjuntos de informações.  

Como a Cortex vai além de outras plataformas de Inteligência de Mercado

Ao analisar soluções de Inteligência de Mercado, é preciso ter bastante critério. Afinal, essa estratégia pode ser bastante ampla e, portanto, há uma gama grande de sistemas úteis para diferentes objetivos das empresas. 

Nós afirmamos que a plataforma de Inteligência de Vendas B2B, fornecida pela Cortex, é a mais completa quando se trata de estabelecer essa abordagem por diversas razões. Inclusive porque ela oferece o que outras não têm: é baseada em Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e o Analytics.

Com ela, as atividades dos profissionais da área se tornam altamente eficientes. Em poucos cliques, eles podem encontrar leads B2B qualificados, mapear nichos, encontrar e entender o perfil de cliente ideal, melhorar taxas de conversão, ganhar previsibilidade de receita, entre outras finalidades.

Confira, a seguir, como o sistema da Cortex torna a inteligência de mercado mais acurada e automatizada!

O sistema da Cortex te ajuda a conhecer em profundidade o perfil de cliente ideal

Com ele, a equipe de Inteligência conduz investigações detalhadas das dores e dos desejos dos tipos de contas mais aderentes ao produto/serviço. Isso porque dispõe de grandes bases de dados sempre atualizadas e confiáveis.

Enriquecer e completar os registros 

Prospects, clientes, concorrência… Continuamente, os registros são completados e higienizados com a solução da Cortex.

Isso é fundamental em uma estratégia de Inteligência de Mercado, pois as informações mudam ao longo do tempo.

Dimensionar o mercado com máxima precisão

A solução da Cortex é mais completa, pois faz da análise dos potenciais mercadológicos algo simples para os analistas de Inteligência. Inclusive no que diz respeito a detectar e investigar nichos específicos. 

Com ela, é possível monitorar concorrentes e encontrar lacunas ainda não preenchidas por outros players. Isso faz com que os profissionais da área consigam até revelar a capacidade da empresa de expandir sua atuação.

Conhecer e explorar ao máximo as possibilidades dentro da carteira de clientes

Outro grande trunfo do sistema da Cortex é o entendimento do perfil da base de clientes já conquistados. 

Em poucos cliques, os analistas conseguem analisar e mapear as principais características em comum entre eles. Com isso, podem sugerir ou estruturar planos de segmentação e ações de upsell e cross-sell, de fidelização de carteira, entre outras.

Ter previsibilidade para antever e planejar o futuro

Vendas, faturamento, receita… O sistema da Cortex facilita o acompanhamento em tempo real da propensão de vendas e do atingimento das metas via abordagem probabilística. 

Dessa forma, o processo de tomada de decisão torna-se mais rápido e assertivo.  

Mensurar e monitorar resultados em tempo real

Por fim, nenhuma outra plataforma de inteligência de mercado é tão completa quando se trata da definição e do acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho.

Com ela, as frentes de mensuração de resultados passam a ser ancoradas única e exclusivamente em dados concretos. 

 

 

Em resumo: a plataforma da Cortex leva a inteligência de mercado ao próximo nível

Não há dúvidas de que a capacidade analítica é definidora da competitividade empresarial. Por isso, cada vez mais se investe em Inteligência de Mercado.

Essa é uma estratégia na qual gestores e analistas se apoiam em informações sólidas e confiáveis para fazer diagnósticos, planejar e agir. E ela precisa estar ancorada em alta tecnologia, pois há um volume cada vez mais crescente de informações com o qual se pode trabalhar.  

Aqui na Cortex, nós nos orgulhamos de entregar a solução tecnológica mais completa para profissionais de Inteligência de Mercado. Um sistema que fornece insumos e recursos de última geração, diferenciando-se muito de outras plataformas disponíveis.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados