Integração, gestão e análise: conheça o Platform as a Service (PaaS)

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Hoje, é difícil imaginar como viveríamos sem a computação em nuvem. Esse modelo de hospedar arquivos com soluções digitais, transformou a realidade de pessoas e empresas. É nesse cenário que surge um conceito para levar as empresas a um novo patamar de inovação e tecnologia: o PaaS, ou Platform as a Service.

Veja agora do que se trata, qual a utilidade dessa modalidade de cloud computing e as vantagens competitivas que oferece!

O que é Paas – Platform as a service?

A plataforma como serviço (PaaS) é um modelo de computação em nuvem, no qual um fornecedor atribui ferramentas de hardware e software aos usuários online.

Esse fornecimento acontece por meio de um provedor de PaaS, que hospeda o hardware ou o software em sua própria infraestrutura digital. Como resultado, o PaaS libera os desenvolvedores da instalação de hardware e software internos, para desenvolver ou executar um novo aplicativo, por exemplo.

Para que serve o PaaS? Que vantagens tem esse modelo?

Como a transformação digital é um fator essencial para o sucesso dos negócios, é hora das empresas deixarem de pensar na TI como um centro de custo, e reconhecerem o desenvolvimento de aplicações PaaS pelo que é uma oportunidade para crescer e inovar.

Esse modelo de computação em nuvem, tem alguns benefícios declarados para as empresas que desenvolvem por meio dele. Listamos os principais a seguir.

Integração

Para que uma empresa se mantenha competitiva em todas as mídias disponíveis, ela precisa de uma solução de plataforma cruzada, que possa ser usada para criar aplicações da web, desktop e mobile, em qualquer tipo de arquitetura de dispositivo. O PaaS oferece exatamente isso, com uma única estrutura de desenvolvimento.

Agilidade e flexibilidade

O modelo Platform as a Service pode fornecer maior velocidade, flexibilidade e agilidade ao processo de desenvolvimento. O foco no PaaS é entregar rapidamente uma aplicação gerada no ambiente, o que resulta em agilidade na produção e, claro, na finalização do que é desenvolvido nesse meio.

Melhor gestão e trabalho remoto

Essa é certamente uma das maiores vantagens do Paas na computação em nuvem. Você só precisa de um sistema e conexão à internet, para operar as ações a partir de qualquer local e no momento que desejar.

Assim como o conceito básico de cloud computing, o PaaS fornece a oportunidade de trabalhar com maior integração entre times distintos, com a gestão centralizada de dados em uma única plataforma digital. Assim, ainda é possível impulsionar sua inteligência de negócios.

Custo-benefício

Ao fornecer uma base completa de infraestrutura de software, o PaaS reduz seus custos. Os usuários só precisam pagar pelos serviços que realmente usam, portanto, não ocorre desperdício de recursos valiosos às empresas. O PaaS pode ser um modelo econômico bem vantajoso. 

Prós do Platform as a Service

O principal benefício do PaaS é a simplicidade e conveniência que ele agrega. Mas apesar do que já foi explicado acima, os prós não param por aí.

O provedor de Platform as a Service oferece uma grande infraestrutura e outros serviços de TI, que os usuários podem acessar em qualquer lugar, por meio de um simples navegador da web.

Além disso, o PaaS realmente ajuda a economizar recursos. A capacidade de pagar em uma plataforma digital de terceiros por uso, permite que as empresas eliminem as despesas que normalmente são destinadas para hardware e software local.

A ITB360 é uma empresa PaaS com o objetivo de oferecer inteligência e acuracidade dos dados em tempo real. A nossa plataforma possui soluções 360º para análise de dados, que permite gerar insights para guiar times de marketing e vendas e aumentar a conversão dos negócios. Entre em contato conosco e agende uma demo com um de nossos especialistas.

O que achou do conteúdo? O artigo foi útil para você? Tem interesse em continuar recebendo informações atualizadas, sobre o mundo dos negócios? Para isso, é só assinar a nossa newsletter e aproveitar a leitura!


Artigos Relacionados